Ioniq facelift 2019

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Ioniq facelift 2019

Mensagem por BrunoAlves »

https://pushevs.com/2019/05/02/new-hyun ... iq-family/

Aumento da bateria para 38kWh e uma ligeira melhoria no carregador interno para 7,2kW (deve ir agora aos 32A)

No texto fala de uns horrendos 54min para 80% num PCR de 100kW, o que não faz qualquer sentido. A tensão da bateria também baixa significativamente em relação à actual. Nos comentários do artigo esse tópico foi abordado e fala-se em células eventualmente diferentes, organizadas de forma diferente e, sobretudo, provavelmente com menos espaço entre elas comparando com a actual, o que poderá resultar em menor capacidade de dissipação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por mjr »

É de facto estranho e um passo atrás.

Penso que devem ser 2 fatores que originam os 54m até 80% de carga num carregador de 100kW:

- Menor tensão no pack implica menor potência efetiva de carga (os PCRs estão limitados a 125A nos de 50kW e a 200A nos de 100kW).
- Provável química NCM622, onde já conhecemos as limitações de potência de carga para SOCs acima de 60%.

Se por um lado a mudança de química para NCM622 era inevitável, baixar a tensão no pack agravou o problema e por isso deveriam ter tido mais atenção nesta situação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por jfr2006 »

Conseguiram estragar o que seria um excelente carro e possivelmente o melhor concorrente ao model 3. Demonstra mais uma vez o pouco interesse que a Hyundai tem em vender EVs :(
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por rnlcarlov »

No artigo falam que o carregador actual AC é de 6.6kW. No entanto tenho visto o meu carregar a 7kW.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por BrunoAlves »

Pode ser a tensão que esteja mais alta. Eu nunca vi o meu a carregar a mais de 29A
jfr2006 Escreveu: 03 mai 2019, 10:53 Conseguiram estragar o que seria um excelente carro e possivelmente o melhor concorrente ao model 3. Demonstra mais uma vez o pouco interesse que a Hyundai tem em vender EVs :(
O ioniq tem um grande problema, que é o espaço. Para aumentar a capacidade teriam de sacrificar alguma coisa, desde o início que leio que não havia espaço para mais.
A construção actual é boa, a circulação da ventilação é boa e parece manter a temperatura bem controlada. Empilhar mais células no mesmo espaço terá obviamente outras limitações.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por jfr2006 »

Podiam usar células com maior densidade energética, quase de certeza :!:
Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 14:21
Data de Aquisicao: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por brunoa »

Falta saber um pormenor que pode ser preponderante.

Custo inicial do veiculo!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por migle »

rnlcarlov Escreveu: 03 mai 2019, 10:58 No artigo falam que o carregador actual AC é de 6.6kW. No entanto tenho visto o meu carregar a 7kW.
É. Tem um autocolante. Máximo 6.6kW de output. Pode puxar mais à entrada, desde que menos que 32A.
2v14654.jpg
2v14654.jpg (47.02 KiB) Visto 9059 vezes
A imagem veio deste tópico de 2017 quando surgiram rumores deste aumento.
jfr2006 Escreveu: 03 mai 2019, 14:15 Podiam usar células com maior densidade energética, quase de certeza :!:
Tudo indica que usa. Todos os leaks têm sido de que usa as mesmas células e drivetrain do Kauai, Niro e novo Soul, para reduzir custos, portanto NCM 622.

Mas puxa-se a manta para um lado e destapa-se do outro. Mais densidade energética à custa de menor densidade de potência e robustez.

Depois, não devem ter conseguido enfiar lá mais células... E eram 320V ou então 480V... Na segunda hipótese, o máximo iria lá para os 550V. Talvez isso dificultasse o carregamento em PCR de 50kW... Talvez os outros componentes não suportassem...

Mas acho que ainda é cedo para dizer que não presta... É melhor ver o carro a ser testado primeiro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de Aquisicao: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por sparrow »

um carro com 294km de range....

por exemplo, para ir do Porto a Albufeira, só precisa de parar uma vez... se essa paragem durar 50min é assim tão mau?

no meu caso que moro a 5km da saída da A8 de Lousa/Montachique para ir de férias para albufeira nem preciso de parar... consigo fazer direto!

literalmente posso ir a todo o Portugal só com uma paragem para carregar.

para mim chegaria perfeitamente!

ele que venha é a bom preço!
jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Ioniq facelift 2019

Mensagem por jfr2006 »

É mau no sentido de que só para uma vez, mas essa vez dura tanto como parar 2 vezes. Não considero uma evolução.

Além disso, em casos como o nosso país, onde apenas há um PCR e uma boa parte cobra só tempo, só piora.

Poderiam ao menos ter colocado um carregador AC 22kW, que sempre compensava um bocado as coisas.
Última edição por jfr2006 em 03 mai 2019, 21:30, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Hyundai”