Estive a pesquisar sobre os cabos para carregamentos, porque após terem assumido que me iriam fornecer outro cabo (além do EVSE 10A), ainda não sei qual será, se irá ser o EVSE 16A ou o Mennekes. Se fosse o EVSE 16A, e eu quisesse comprar o cabo mennekes seria mais barato para mim
Acham que este mennekes está a bom preço? http://www.ebay.co.uk/itm/Electric-car- ... 35c51bd222
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 340000Km em SET2025
No entanto penso que eles irão fornecer o cabo Mennekes. Os EVSE de 16A só foram entregues quando a rede carregamento tinha tomadas CEE. A partir do momento em que a maior parte dos postos são de nível 3 (Mennekes) já não há essa necessidade. Além de que a Nissan nunca gostou muito de fornecer EVSE de 16A devido aos riscos que comporta em instalações antigas / mal dimensionadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
No FDS estive em Cascais e esacionei num lugar de EV, mas quando ía para ligar reparei que as 2 fichas já eram mennekes e não tenho cabo... depois retirei o carro e fui para um estacionamento a pagar (mas não tanto como um cabo mennekes mesmo que fosse lá todos os FDS durante os proximos 10 anos
mjr Escreveu:Além de que a Nissan nunca gostou muito de fornecer EVSE de 16A devido aos riscos que comporta em instalações antigas / mal dimensionadas.
Por essa ordem de ideias também não se podiam vender fichas triplas, porque permitem drenar 3.6kW ou mais...
Uma tomada em mau estado até já a vi derreter com um motor de 1200W...
Numa em bom estado já tive 4kW (17.3 A) em aquecedores durante 4 horas com os pinos menos que mornos...
Num mundo cheio de FUD acerca de coisas novas, alguns incêndios em instalações elétricas poderiam atrasar muito a penetração da mobilidade elétrica. Como disse, no El Corte Inglês, se a tomada não tivesse um disjuntor térmico poderia facilmente derreter ou pior...
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Não tenho a certeza, mas penso que HomeChargers a 1000€ atrasam mais as coisas...
No El Corte Inglês devem ter nivelado o disjuntor por baixo (10A) para não mandar algum de 16A que estava a montante no quadro e que alimenta mais alguma coisa.
Os disjuntores de curva C (que se usam em todas as instalações para proteger as tomadas schucko) suportam indefinidamente corrente entre 1.13 a 1.45 vezes a nominal sem atuar. No caso dos de 16A, nenhum atua antes dos 18A e só é garantido que atuem a partir dos 23A. Logo, as tomadas têm que suportar essas correntes...
Mike o custo para nós do cabo mennekes é 0€! É só a despesa de ir ao stand levantar, pelo menos foi o processo que me apercebi ser adotado pela Nissan para os proprietários dos primeiros Leaf que só tinham levado o CEE!
RJSC Escreveu:Não tenho a certeza, mas penso que HomeChargers a 1000€ atrasam mais as coisas...
No El Corte Inglês devem ter nivelado o disjuntor por baixo (10A) para não mandar algum de 16A que estava a montante no quadro e que alimenta mais alguma coisa.
O problema no El Corte Inglês é que a tomada aquece demais. O meu adaptador ficou uma vez com o plástico à volta dos pinos meio derretido nessa tomada. É que a área de contacto das fichas Schuko é muito reduzida e basta alguma oxidação ou carga que provoque a perda de contacto de um dos lados (como estar a segurar um EVSE, por exemplo...) que a tomada deixa de estar apta a suportar 16A indefinidamente. Na casa dos meus sogros até com um simples aquecedor que nem 10A gasta foi suficiente para danificar uma tomada...
Já as tomadas CEE têm uma área de contacto generosa e estão preparadas para suportar cargas mecânicas relativamente elevadas.
O problema é que "carro elétrico provoca incêndio" é notícia, e "carro a gasolina explodiu" não.
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OCasal Escreveu:Mike o custo para nós do cabo mennekes é 0€! É só a despesa de ir ao stand levantar, pelo menos foi o processo que me apercebi ser adotado pela Nissan para os proprietários dos primeiros Leaf que só tinham levado o CEE!
E não temos que deixar o cabo antigo? é que penso que o cabo com EVSE tem mais valor que o novo mennekes, como pensava que queriam fazer troca nunca me preocupei em ir buscar o novo...
O cabo é entregue sem qualquer troca ou contrapartida.
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