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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 09:17
por mjr
Aqui o problema é que o LBC não estima muito bem o SOC, especialmente quando a bateria não é carregada até 100%. Também é possível que ambas as situações não sejam diretamente comparáveis, pois se uma medição for realizada em repouso (+30m) e a outra logo após desligar, iremos ter uma diferença de vários mV nas células.

Eu quando estou perto do limite e preciso de avaliar se terei carga suficiente olho mais para as tensões do que para o SOC/gids. Já me aconteceu ter 62 gids e 3,78mV de tensão média e chegar quase na tartaruga à Trofa vindo do Porto, e outras situações em que tinha 50 gids mas 3,83mV de tensão média, chegando com muita folga.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 10:31
por jasmim
Eu olho sempre para os kw restantes. Está errado?

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 10:59
por VETL
Eu também olho sempre para as tensões. Com o perfil dos gráficos que postei atrás em mente, sabemos bem com o que contar...
Os kwh restantes são função dos GID's que ele julga ter e podem por isso conter um desvio decorrente de estimativas pouco precisas.

Nos casos que coloquei, ambas as situações são reportadas ao momento em que cheguei a casa no final da viagem e imediatamente antes de desligar o carro.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 12:51
por jasmim
mjr Escreveu: Já me aconteceu ter 62 gids e 3,78mV de tensão média e chegar quase na tartaruga à Trofa vindo do Porto, e outras situações em que tinha 50 gids mas 3,83mV de tensão média, chegando com muita folga.
Estou a ver que é consensual orientar-se pela tensão média. A partir de quanto aparece a tartaruga? Quantos km se consegue a partir daí?
Com disse oriento-me pelos kw restantes, mas não vou ao limite. Oriento-me a cerca de 3 kw por 25 km.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 13:46
por mjr
Perto da tartaruga ele normalmente mede bem o SOC. O ajuste é feito normalmente entre o aviso de bateria fraca e o aviso de bateria muito fraca. A partir do aviso de bateria muito fraca a energia reportado pelo LS é mais fiável.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 14:08
por VETL
mjr Escreveu:Perto da tartaruga ele normalmente mede bem o SOC. O ajuste é feito normalmente entre o aviso de bateria fraca e o aviso de bateria muito fraca. A partir do aviso de bateria muito fraca a energia reportado pelo LS é mais fiável.
Eu acho que ele ajusta os GID's nesse intervalo, mas o SOC não é assim.
Lembram-se daquele exemplo do e-bólide:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/562 ... 2_2014.png[/img][img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/562 ... 2_2014.png[/img]

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 16:57
por mjr
Sim, tens razão. É mais teimoso no SOC.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 28 set 2015, 17:23
por Orlando
mjr Escreveu:Sim, tens razão. É mais teimoso no SOC.
Chama-se a isso personificação!

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 07 out 2015, 09:15
por VETL
Na falta de mais novidades, vai-se fazendo Km:
IMG_20151006_202949.jpg
IMG_20151006_202949.jpg (47.96 KiB) Visto 3170 vezes

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 07 out 2015, 09:36
por victormcpinto
VETL Escreveu:Na falta de mais novidades, vai-se fazendo Km:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 202949.jpg[/img]
Esse carro faz-me recordar os melões "casca de carvalho". Uns saem bons, outros assim assim e outros .... O litoral faz-lhe bem à saúde.