A UVE que desejamos
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prlm86
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Re: A UVE que desejamos
O IVA devia baixar a 6% para todo o consumo ou, na pior das hipoteses, que fosse 6% + 13% (o limite dos 100 kWh podia ou não aumentar). De resto, não sei se concordo com a comparação deste apoio com os apoios aos combustiveis fósseis. Os VE já tem benefícios/isenções fiscais que os outros não têm, por isso a comparação não me parece muito justa - não partem ambos em pé de igualdade.
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Re: A UVE que desejamos
Estive a ler a newsletter da UVE acerca das 17 propostas para o OE e não vi nada acerca disto.mjr Escreveu: 09 set 2022, 17:27 É uma boa ideia para as propostas da UVE para o próximo OE, aliás até já estava na calha.
https://www.uve.pt/page/propostas-uve-oe2023/
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- mjr
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Re: A UVE que desejamos
Foi decidido ir pelo outro lado, de retirar os incentivos aos VCI.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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Re: A UVE que desejamos
Na minha opinião acho que fazem mal. Na conjuntura actual o governo não vai tirar os apoios que tem dado para os combustíveis.
Era comprar mais uma guerra com camionistas, taxistas e com a população em geral. Por muito que nós queiramos acabar com os ice temos de ter o bom senso de perceber o que estamos a viver. O preço dos combustíveis reflete o preço de todos os bens e serviços. Não é exequível num ano termos todo o parque automóvel electrico, ainda mais nesta conjuntura. Vai-se perder uma oportunidade de beneficiar quem já tem VE´s e vai continuar tudo na mesma em relação aos ICE´s.
Era comprar mais uma guerra com camionistas, taxistas e com a população em geral. Por muito que nós queiramos acabar com os ice temos de ter o bom senso de perceber o que estamos a viver. O preço dos combustíveis reflete o preço de todos os bens e serviços. Não é exequível num ano termos todo o parque automóvel electrico, ainda mais nesta conjuntura. Vai-se perder uma oportunidade de beneficiar quem já tem VE´s e vai continuar tudo na mesma em relação aos ICE´s.
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Re: A UVE que desejamos
A UVE que desejamos é uma UVE que neste momento aceite quem pensa de maneira diferente.
A UVE que eu desejo é que assuma de uma vez por todas que durante anos esteve errada em defender o modelo antigo.
A UVE que eu desejo é que continue em frente e aceite o novo modelo de carregamento e faça o seu melhor para mostrar e elucidar o que é e como funciona.
A UVE que eu desejo é que não exclua comentários e pessoas que pensam de maneira diferente.
Tenho feito alguns comentários na página de Facebook da UVE onde tenho escrito que ficava bem e já era tempo da UVE como associação que é fazer um pedido de desculpas por ter andado anos a defender o modelo antigo de carregamento e por nos últimos meses ter feito passar a ideia que o novo o modelo ia ser o caos. Acho que não é preciso relembrar algumas frases proferidas pelo Pedro Faria meses antes do novo RJME ser aprovado, ainda quando estava em consulta pública. Comentários esses que até hoje não se mostraram verdadeiros, não tendo na altura qualquer razão de terem sido feitos, a não ser para tentar passar a ideia de caos.
A UVE não é o Nonnus que escreve as suas ideias mas que não tem qualquer importância na opinião pública. A UVE quando representada pelos seus membros, estes tem de ter a noção das suas ações quando a representam. A UVE é dos sócios (associação), não é de duas ou três pessoas que embora tenham sido mentores e trabalhem em prol da associação, o principal objetivo não é defender a ideia de dois ou três, é defender os sócios.
Nunca escrevi nada diferente do que tenho escrito aqui, no entanto hoje depois e ter aparecido um post no TCP em que alguém se queixa do lápis azul da UVE, reparo que estou banido da página da UVE.
Não é esta a UVE que desejamos, ou será que é?
Nunca fui mal educado com ninguém nos meus comentários, apenas transmiti o que acho que a UVE neste momento devia fazer. A UVE faz posts, e bem, a mostrar as boas alterações que o novo modelo trouxe e de forma indireta acabam por assumir que estavam errados.
Errar todos erramos a diferença é saber assumir os nossos erros. Tentar calar as pessoas que pensam de maneira diferente não me parece a maneira mais sensata de agir. Essa não é a UVE que desejamos, essa não é a UVE que eu desejo.
Já escrevi várias vezes e até já o disse presencialmente a alguns membros da UVE. Deixei de ser sócio por não me rever naquilo que a UVE defendia, no dia que a UVE assumir que estava errada e deixar de defender aquilo que atrasou a mobilidade elétrica volto a ser sócio.
Esta é a UVE que TODOS desejamos
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Nunca escrevi nada diferente do que tenho escrito aqui, no entanto hoje depois e ter aparecido um post no TCP em que alguém se queixa do lápis azul da UVE, reparo que estou banido da página da UVE.
Não é esta a UVE que desejamos, ou será que é?
Nunca fui mal educado com ninguém nos meus comentários, apenas transmiti o que acho que a UVE neste momento devia fazer. A UVE faz posts, e bem, a mostrar as boas alterações que o novo modelo trouxe e de forma indireta acabam por assumir que estavam errados.
Errar todos erramos a diferença é saber assumir os nossos erros. Tentar calar as pessoas que pensam de maneira diferente não me parece a maneira mais sensata de agir. Essa não é a UVE que desejamos, essa não é a UVE que eu desejo.
Já escrevi várias vezes e até já o disse presencialmente a alguns membros da UVE. Deixei de ser sócio por não me rever naquilo que a UVE defendia, no dia que a UVE assumir que estava errada e deixar de defender aquilo que atrasou a mobilidade elétrica volto a ser sócio.
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Re: A UVE que desejamos
Recentemente os associados da UVE foram chamados a votar e escolheram manter a atual direção. Não houve listas concorrentes.
Quem deseja uma UVE diferente (ou uma nova UVE), devia chegar-se à frente, como se costuma dizer.
O anterior a atual modelo foram amplamente discutidos na ultima assembleia geral e posso dizer que a UVE continua a defender o que sempre defendeu: Manter o anterior modelo com a possibilidade dos OPC poderem ter uma oferta verticalizada (basicamente o modelo atual), ou seja podemos dizer que a UVE defende os dois modelos. Já lá vai meia década sobre isso.
Mas por razões óbvias não me sinto bem em estar defender a atual direção, por isso a minha intervenção sobre o tema fica por aqui.
Quem deseja uma UVE diferente (ou uma nova UVE), devia chegar-se à frente, como se costuma dizer.
O anterior a atual modelo foram amplamente discutidos na ultima assembleia geral e posso dizer que a UVE continua a defender o que sempre defendeu: Manter o anterior modelo com a possibilidade dos OPC poderem ter uma oferta verticalizada (basicamente o modelo atual), ou seja podemos dizer que a UVE defende os dois modelos. Já lá vai meia década sobre isso.
Mas por razões óbvias não me sinto bem em estar defender a atual direção, por isso a minha intervenção sobre o tema fica por aqui.
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Re: A UVE que desejamos
Compreendo e entendo que não queiras falar muito por razões obvias, mas permite-me algumas observações.
Eu quando era socio fui algumas assembleias gerais (3 se não estou em erro), onde estive várias vezes contigo. Sabes tão bem como eu que apareciam 4 ou 5 pessoas fora do grupo dos órgãos directivos da UVE. Hoje não sei, mas era assim. Acho que teres 3, 4, ou 5 pessoas a votar o que quer que seja num universo sei lá de 1000/2000 vale o que vale. Podes dizer não vão porque não querem, portanto tem que se aguentar com o que os outros decidem. Correcto, é o que é, mas acho que se percebe bem.
Quando dizes que a UVE defende o novo modelo há mais de 5 anos. É realmente novo esse argumento. Volto a repetir, não será preciso transcrever para aqui as palavras do Pedro Faria nos últimos meses. Porque se a UVE defende isso olha que um dos seus representantes nunca passou essa ideia. Passou sim a ideia de caos se o novo modelo fosse aprovado.
Também deixa-me relembrar algumas ideias passadas aqui neste fórum. A Tesla não investe em Portugal porque não precisa, o seu core é a venda de carros. Muda o modelo e o que é que se vê? O maior investimento na mobilidade electrica em menos de um ano. A Tesla continua a vender carros, é quem vende mais carros electricos em Portugal. Curiosamente os dois players que estavam contra o modelo antigo são os que actualmente fazem para expandir a sua rede. Os tais que sempre foram criticados pela UVE por não quererem o mesmo que a UVE.
O flagelo das subscrições que ao dia de hoje esta visto que trás muitas vantagens em termos de preços mais baixos. O deixar de carregar em todo o lado segundo a UVE. O que é que se vê? A Tesla abre os carregadores a não Tesla em tempo record, a possibilidade de carregar e pagar com simples cartão multibanco, tudo coisas que segundo a UVE era possível fazer no modelo antigo mas que na realidade desde 2019 que não se fez em todos os operadores.
Foi também passado a ideia que devido a instabilidade a quando da consulta publica que os operadores tinham deixado de investir em Portugal. O RJME é aprovado e passados meses a UVE começa a publicar na sua página abertura de hubs dos mais variados operadores.
Se este tipo de discurso é de quem defendeu o modelo actual há mais de meia década...
Eu quando era socio fui algumas assembleias gerais (3 se não estou em erro), onde estive várias vezes contigo. Sabes tão bem como eu que apareciam 4 ou 5 pessoas fora do grupo dos órgãos directivos da UVE. Hoje não sei, mas era assim. Acho que teres 3, 4, ou 5 pessoas a votar o que quer que seja num universo sei lá de 1000/2000 vale o que vale. Podes dizer não vão porque não querem, portanto tem que se aguentar com o que os outros decidem. Correcto, é o que é, mas acho que se percebe bem.
Quando dizes que a UVE defende o novo modelo há mais de 5 anos. É realmente novo esse argumento. Volto a repetir, não será preciso transcrever para aqui as palavras do Pedro Faria nos últimos meses. Porque se a UVE defende isso olha que um dos seus representantes nunca passou essa ideia. Passou sim a ideia de caos se o novo modelo fosse aprovado.
Também deixa-me relembrar algumas ideias passadas aqui neste fórum. A Tesla não investe em Portugal porque não precisa, o seu core é a venda de carros. Muda o modelo e o que é que se vê? O maior investimento na mobilidade electrica em menos de um ano. A Tesla continua a vender carros, é quem vende mais carros electricos em Portugal. Curiosamente os dois players que estavam contra o modelo antigo são os que actualmente fazem para expandir a sua rede. Os tais que sempre foram criticados pela UVE por não quererem o mesmo que a UVE.
O flagelo das subscrições que ao dia de hoje esta visto que trás muitas vantagens em termos de preços mais baixos. O deixar de carregar em todo o lado segundo a UVE. O que é que se vê? A Tesla abre os carregadores a não Tesla em tempo record, a possibilidade de carregar e pagar com simples cartão multibanco, tudo coisas que segundo a UVE era possível fazer no modelo antigo mas que na realidade desde 2019 que não se fez em todos os operadores.
Foi também passado a ideia que devido a instabilidade a quando da consulta publica que os operadores tinham deixado de investir em Portugal. O RJME é aprovado e passados meses a UVE começa a publicar na sua página abertura de hubs dos mais variados operadores.
Se este tipo de discurso é de quem defendeu o modelo actual há mais de meia década...
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Re: A UVE que desejamos
Eu não disse que a UVE defende o novo modelo há meia década! O que disse é que defende adicionalmente ao modelo anterior, que os OPC possam gerir verticalmente os seus postos. A chave é o adicionalmente, não exclusivamente. Isto está tudo no tal estudo UVE/CEiiA...
Sobre a Tesla também não é correto o que escreves sobre o defendido pela UVE. O que pode ter sido dito/escrito é que a Tesla não quer investir em se adaptar ao anterior modelo porque não é assim tão importante para eles o mercado português de carregamento para atingir a sua cota de vendas. Instalar mais postos é óbvio que o faria fosse com o atual modelo ou com o anterior caso decidisse investir em se adaptar a ele. Era uma questão puramente legal não colocar mais postos.
Sobre as subscrições deixo só o que transpareceu da última reunião mensal da GEVA. O representante da associação dinamarquesa estava extremamente preocupado com as subscrições opacas e feitas para enganar os Utilizadores, com condições diferentes entre elas que dificultavam a comparação. Basicamente disse que só com subscrições era possível ter preços minimamente decentes.
As nossas preocupações são sobre coisas insidiosas, que se vão instalar gradualmente. Por exemplo, um aumento gradual dos preços das redes que estavam fora do anterior modelo... a criação de subscrições noutras redes, como a da Galp e EDP. por exemplo, para ter acesso a melhores preços.
Sobre os tais hubs abertos ou em vias de abrir, achas que foram projetos iniciados depois da aprovação da lei, ou nos meses anteriores? Milagres na instalação de hubs só no ENVE
Além de que a UVE sempre publicou a abertura de hubs, algo considerado fundamental na adoção da ME.
Sobre a Tesla também não é correto o que escreves sobre o defendido pela UVE. O que pode ter sido dito/escrito é que a Tesla não quer investir em se adaptar ao anterior modelo porque não é assim tão importante para eles o mercado português de carregamento para atingir a sua cota de vendas. Instalar mais postos é óbvio que o faria fosse com o atual modelo ou com o anterior caso decidisse investir em se adaptar a ele. Era uma questão puramente legal não colocar mais postos.
Sobre as subscrições deixo só o que transpareceu da última reunião mensal da GEVA. O representante da associação dinamarquesa estava extremamente preocupado com as subscrições opacas e feitas para enganar os Utilizadores, com condições diferentes entre elas que dificultavam a comparação. Basicamente disse que só com subscrições era possível ter preços minimamente decentes.
As nossas preocupações são sobre coisas insidiosas, que se vão instalar gradualmente. Por exemplo, um aumento gradual dos preços das redes que estavam fora do anterior modelo... a criação de subscrições noutras redes, como a da Galp e EDP. por exemplo, para ter acesso a melhores preços.
Sobre os tais hubs abertos ou em vias de abrir, achas que foram projetos iniciados depois da aprovação da lei, ou nos meses anteriores? Milagres na instalação de hubs só no ENVE
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