Um pequeno update.
Tinha ideia de instalar em casa uma wallbox, apenas pela comodidade de carregamento pois basta pegar no cabo e ligar quando se estaciona, não sendo necessário ir buscar o EVSE à mala. Considerando que durante a semana mulher é quem mais usa o carro e tem toda a rotina de retira o míudo do carro, o carrinho, as malas, etc, com uma wallbox simplificas-se muito o processo e o projeto faz muito mais sentido.
Assim, da ideia à realização foi um passo. Como gosto de bricolage, de eletrónica e essencialmente de tudo que me provoque desafios optei por construir a minha wallbox. Depois de várias pesquisas, entendi que o SimplEVSE (v1.1) seria a solução que mais se adequaria, não só pelas funcionalidades que eu pretendia, como pela facilidade aquisição na Europa. Assim, lá encomendei a placa, o cabo (32A) e o restante material e coloquei mãos à obra.
Uma das particularidades que pretendia, era o tamanho reduzido e a possibilidade funcionar como wallbox e como EVSE transportável para poder carregar nas viagens mais longas ao máximo permitido pelo carro em AC.
Ficam aqui algumas fotos do projeto:
SimpleEVSE, já inserida numa caixa, o contactor está por trás SimpleEVSE

Aspecto final

Acoplado ao quadro de alimentação da garagem, em modo Wallbox
A Wallbox pode ser destacada do quadro a qualquer momento, apenas com um gesto em 2 segundos, através de uns encaixes que coloquei.
De momento está bloqueado a 13A, por forma a não provocar disjuntores em baixo na garagem, pois é uma garagem comum e a eletricidade é do condomínio.
Este fim de semana vou colocar um switch para seleção de 2 máximos de potência (16A e 32A) e ainda de um botão de pulsar por forma a precisar a potência específica em incrementos de 1A, para por exemplo poder definir uma carga a 10A se o pretender.
Estou também a desenvolver um projecto em Arduino que irá comunicar com o SimpleEVSE via ModBus, que permitirá comunicar a contagem por email diretamente ao condomínio, desta forma acaba-se a minha preocupação mensal de o fazer
Abraços eletrizantes e continuação de muitos quilómetros eletrões.