Página 56 de 125
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 11 jun 2014, 23:36
por VETL
Estes são os dados das minhas duas descargas mais profundas:

- Degrad.JPG (38.13 KiB) Visto 2316 vezes
Para calcular a degradação (considerando o que o carro consegue carregar após uma descarga profunda) quais serão os seguintes parâmetros que deverei comparar para um carro novo com os 65,58Ah:
- Consumo num carregamento completo a 16A?
- GID's com carregamento completo?
E com isso, qual a degradação aparente do meu pack em cada cenário?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 11 jun 2014, 23:55
por VETL
rdias Escreveu:será o valor de consumo da tomada... mas seria necessário o valor de inicio como referencia... pode-se usar um valor de referência geral mas não será tão preciso...
Eu tenho tudo rdias...
Faltam-me apenas as referências de um carro novo.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 09:30
por mjr
Tendo em conta que a descarga mais profunda ainda ficou bem acima dos 3,3V, penso que ainda daria para carregar mais 0,5kW.h se fosse até "morrer". Assim seriam carregados 21,7kW.h de morto a 100%. Como referência podes usar os 25kW.h para um carro novo, o que daria 86,8% da capacidade de um carro novo ou 13,2% de degradação. Multiplicando 0,868 por 65,56Ah dá 56,92Ah, muito próximo do valor que o carro indica.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 09:46
por VETL
Obrigadíssimo mjr.
Era isso que me perecia - mais coisa menos coisa, o meu carro está a reportar um valor correcto para a capacidade do seu pack...
Próximo objectivo: Ver se a 12ª não vai embora antes de Junho (só para chatear a bola de cristal do Malm)...

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 09:50
por Malm
Andaste a exercitá-lo mais nos últimos tempos. Isso baralhou as contas. Se a utilização do carro se tivesse mantido igual, seria mais fácil acertar.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 10:04
por VETL
Malm Escreveu:Andaste a exercitá-lo mais nos últimos tempos. Isso baralhou as contas. Se a utilização do carro se tivesse mantido igual, seria mais fácil acertar.
Verdade. Não foi de propósito. As circunstâncias assim o ditaram.
Por acaso ele até nem estava destinado a fazer tantos Km em tão pouco tempo...
Acham que devo aproveitar a época do calor para o fazer descansar, uma vez que ando a fazer Km demais para a garantia dos 5 anos?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 10:15
por Malm
Estes dias são os piores. Eu desconfio que 70% ou mais da degradação anual ocorre em 60 dias do ano, estes dias de junho por que estamos agora a passar incluem-se nesse conjunto de 60 dias. Eu nunca iria a Guimarães no meu i-MiEV este fim-de-semana se não fosse uma coisa já combinada há meses e em que o carro é que é o elo de ligação entre quem se vai encontrar.
Eu próprio vou optar por parar durante certos dias.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 11:08
por VETL
rdias Escreveu:...Eu estava a falar do valor inicial.... O tal de referencia em novo.... O mjr já forneceu e as contas parecem bater certo... No entanto... Para quem comprar novo de inicio convém obter o valor de referencia do seu carro e não o generalizado ...
Certo. E não só...
Como cada pack poderá ser diferente do outro, poderia servir para verificar e reclamar logo de início alguma irregularidade.
Mas pronto, eu só comecei a verificar no final do ano passado e tenciono fazê-lo +/- de 6 em 6 meses.
Graças a esta casa a informação que tenho hoje não se compara com a que tinha há um ano atrás...
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 11:25
por victormcpinto
VETL Escreveu:
Acham que devo aproveitar a época do calor para o fazer descansar, uma vez que ando a fazer Km demais para a garantia dos 5 anos?
Eu vou fazê-lo, porque o único inconveniente é ter de usar o pedal esquerdo. Mas não sou exemplo, considerando que faço poucos kms e já não tenho obrigações profissionais.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 12 jun 2014, 11:52
por mjr
Se houver essa possibilidade de o deixar descansar de vez em quando, penso que pode ser uma boa ideia para os dias mais quentes. Isto, claro, se puder ficar num local fresco. Senão vai estar a degradar sem nenhum proveito. Eu evitaria temperaturas acima dos 30ºC no pack. Vamos lá ver se consigo cumprir esta máxima hoje
