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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 01 set 2013, 17:21
por lmlr
Excelente
Realmente era preferível, em vez de uma concentração tão grande em Lisboa, estarem mais distribuídos pelo pais para permitirem este tipo de deslocações com mais à vontade.
Mandei um mail há uns tempos para o Freeport e recusaram, temos que ir insistindo. Já agora viste por lá algum local/tomada?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 01 set 2013, 17:33
por VETL
lmlr Escreveu:Excelente
Realmente era preferível, em vez de uma concentração tão grande em Lisboa, estarem mais distribuídos pelo pais para permitirem este tipo de deslocações com mais à vontade.
Mandei um mail há uns tempos para o Freeport e recusaram, temos que ir insistindo. Já agora viste por lá algum local/tomada?
Há lá muitas no estacionamento coberto nos pilares e nas paredes...
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 01 set 2013, 17:44
por lmlr
Se estiver aflito meto à carga.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 01 set 2013, 18:49
por VETL
Outra coisa com que fiquei desiludido, foi com o GPS.
Aquilo está completamente desactualizado.
"Ridículo" não chega para classificar a desactualização.
Alguém sabe se é possível actualizar aquilo?
Outra questão: No carwings, cada vez que envio um percurso para o carro, ele apaga o anterior. É possível enviar para o carro e manter vários percursos sem apagar os anteriores?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 01 set 2013, 19:14
por lmlr
lmlr Escreveu:Se estiver aflito meto à carga.
Ou talvez não, são coisas que se dizem no "calor do momento". Não vou é lá.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 01 set 2013, 20:25
por VETL
No dia 29 aconteceu-me isto:

- screenshot-1377774822750.png (24.12 KiB) Visto 5746 vezes

- screenshot-1377785868787.png (23.6 KiB) Visto 5746 vezes

- screenshot-1377805261152.png (25.03 KiB) Visto 5746 vezes
As barras estavam quase todas sempre a vermelho!!!

Nunca tinha visto tal coisa.
Depois voltou tudo ao normal...

Será que foi por ter sido o dia mais quente para o pack?
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 01 set 2013, 20:51
por VETL
Em Lisboa haviam também imensos artistas (aqui nesta zona chamados "fanjos") preparados nos semáforos para altos arranques e na estrada para ultrapassagens grotescas - daquelas em que vão atrás de nós e se lembram de acelerar muito de repente com o carro a derreter só para se colocarem à nossa frente.
Não resisti em alinhar uma vez num arranque com um "fanjo" num BMW320D, nuns semáforos e que me tinha acabado de ultrapassar numa "fanjada".
Foi um riso. Até a minha esposa que detesta estas incursões, ficou estupefacta e se fartou de rir.
Levou uma banhada...
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 02 set 2013, 00:55
por RJSC
É assim mesmo, a ver se eles perdem o vício de largar nuvens negras na estrada.
Quanto às barras vermelhas, isso ainda não está 100% fiável no software (ainda há discussão sobre isso entre o autor e outras pessoas com conhecimento de causa) é o BMS a tentar trazer todas as células a vermelho para o nível das que estão a verde para equilibrar a bateria.
Vê-se que isso ainda não está a 100% pois que eu saiba até hoje o Leaf só tem maneira de "purgar" carga das céulas que estão com mais carga para as nivelar com as piores células do pack e não tem maneira de carregar uma célula mais fraca com tensão das restantes.
Como estão células com tensão abaixo das verdes marcadas a vermelho não pode estar correto.
The red bars represent those cell pairs that have the shunt active to bleed off some of the stored energy and balance the battery pack. This is still a work in progress.
(...)
Which cells have their shunts currently active (this is the battery balancing) - there is some disagreement about which setting correctly shows which cells have shunts active. Gary Giddings believes it is 4812, GregH is sure it is 8421. You can choose which order is used on the Settings Screen of the application
Como na tua aplicação os Shunts então em 4812 experimenta ir às configurações e mudar para 8421 a ver se os resultados já são consistentes com a lógica.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 02 set 2013, 09:08
por mjr
É possível que esteja correto pois quando é ligado um shunt o nível de tensão medido pela BMS também baixa, não devido à célula perder tensão significativa mas sim devido à queda de tensão no fio que mede a tensão que é o mesmo que descarrega. Isto faz com que células a descarregar possam aparecer abaixo de células a verde.
Dito isto, penso que a ordem 8421 é a que mais consenso gera a nível como indicação de quais as células a descarregar.
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Enviado: 14 set 2013, 14:09
por VETL
Ultimamente e por vezes quando chegava perto do carro ouvia um relé a "matraquilhar".
Como aquilo se foi repetindo, fiquei intrigado e hoje, como estava em casa e ouvi o barulho, abri o capot para ver se conseguia satisfazer a minha curiosidade.
O relé faz um ruído ritmado, parece o de um aluno de percussão a fazer uns exercícios de estudo.
O barulho vem da frente e do lado direito do carro.
Está dentro de uma caixa com vários relés. Tirei a tampa e verifiquei que era este o marmanjo que estava a "matraquilhar":

- DSC01144a.jpg (53.85 KiB) Visto 5746 vezes
Entretanto fui dentro do carro buscar a máquina fotográfica a ver se fazia um filme para vos mostrar com som e tudo, mas, assim que abri a porta do carro o relé ficou imediatamente quietinho.
Alguém sabe o que é que faz este relé ou o que se passará com isto? Normal não deverá ser pois não?