Página 44 de 58
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 25 fev 2019, 22:33
por BrunoAlves
O actuador do meu foi trocado preventivamente numa campanha da Hyundai.
Grande chatice

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 25 fev 2019, 23:06
por jfr2006
Não é por nada, nem por maldade, mas parece-me que o Ioniq não prima pela fiabilidade

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 26 fev 2019, 07:51
por migle
O meu actuador também foi trocado há um ano. Campanha bem conhecida em toda a Europa. Mas sabes? Logo aí achei que o trinco deixou de transmitir a mesma sensação de trinco perfeito que sentia antes.
Quanto à fiabilidade… É a primeira falha hard. E se bem me recordo, para o VETL, as consequências de tentar carregar em Badajoz em carregadores mal instalados para o EIVE foram piores que para mim.
Tudo somado, continuo a achar que a única coisa anormal no Ioniq é a questão da bateria de 12V. Mas é um problema barato.
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 26 fev 2019, 08:02
por migle
Mas claro, se o Leaf tiver níveis de fiabilidade superiores, é natural, está cá desde 2011, não 2017... Desde pequenas modificações nas peças para melhorar a fiabilidade até melhor treino do pessoal...
Quando trocaram o actuador em campanha, o meu carro era o único a fazer serviço em Setúbal. Foi o primeiro actuador que trocaram ali.
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 26 fev 2019, 14:24
por Nonnus
Correndo o risco de estar a dizer alguma asneira, em Badajoz penso que não foi o carro do VETL que teve problemas. Foi um ZOE.
O carro do VETL até estava agarrado ao PCR e já carregado quando nós lá chegamos (não te lembras?). O meu carregou uma parte num PCN e o restante num PCR e em qualquer um dos dois não se negou a comer electrões espanhóis.
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 26 fev 2019, 21:24
por migle
Não, já me lembro. Não foi o carro, ele queimou o EVSE.
Hoje tentei outra fórmula. Levei na mesma o carro de substituição para Lisboa, porque a minha mulher precisava que eu chegasse cedo para ela sair.
Em vez de levar o carro até ao meu trabalho, no centro de Lisboa, e pagar o estacionamento, levei até à periferia da zona de serviço da emov. Lembrava-me de ver ali emovs, no meio do nada, não tinha percebido porquê, e agora percebo. É uma zona onde o estacionamento não é pago, mas mal servida de transportes. Deixa-se ali o carro, leva-se o emov até ao centro e não se paga estacionamento.
São apenas 3km, mas é um pouco demais para fazer a pé, acima de tudo, porque se sobem mais de 100m (Penha de França). É como são as nossas três principais cidades…
Foram 2,94€ para lá, autocarros e carros mal estacionados... Mesmo assim, são 3,20€ por cada 4h de estacionamento, e tinha gasto 6,66€ na segunda-feira. Mas principalmente, é o medo do carro ser multado ou rebocado apesar de estar a pagar estacionamento, porque não é possível prolongar o estacionamento além de 4h, e qualquer distração...
Na outra deslocação, ficou em 1,89€. Total 4,83€. Compensou, mas se a peça demora muito vou à falência...
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 27 fev 2019, 01:47
por VETL
Podia ter queimado o EVSE mas não queimou.
Se fosse um EVSE normal, era certinho.
Mas o meu é made by RJSC e Apr.
O que queimou foram as proteções.
Quando chegou a casa, depois de ouvidos os mentores e com um simples busca polos, voltou a funcionar normalmente (sem proteção mas em lugar seguro) passados 2 minutos de lhe colocar as unhas.
Agora já tem outra vez as benditas proteções...
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 27 fev 2019, 21:30
por migle
O que me recorda: O meu precisa de um update de segurança.
Sempre em evolução!
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 27 fev 2019, 22:11
por Nonnus
O meu já tem, quando me desloquei a AG da UVE em Coimbra o Apr fez questão de fazer a alteração.
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Enviado: 28 fev 2019, 10:23
por migle
E iupi!!!
O carro está pronto. Telefonaram-me aí pelas 9h30...
No dia previsto, mas na realidade o carro estava pronto ontem ao final do dia, o funcionário da recepção é que teve de sair mais cedo ou lá o que foi e não me telefonaram...
Significa que o actuador, o mais próximo que estava em Espanha, foi pedido na segunda-feira e chegou na quarta-feira. Que boa logística da Hyundai Motor Europe!...
Vários +1s...:
- Apesar do reboque do ACP só ter deixado o carro a 10 minutos do meio dia, e da oficina estar cheia, o carro ainda fez o diagnóstico na segunda feira e a peça foi pedida.
- A peça chegou muito rapidamente... (haveria uma esquecida nalgum canto?)
- Foi montada sem demora, isto na Entreposto Lisboa nos Olivais... é óbvio que fora de Lisboa o serviço é sempre melhor. Tiveram a vantagem de ser uma peça que têm prática de montar, porque foi alvo da tal campanha...
Estou muito contente e vou buscar o meu carrinho antes de almoço, vou já entregar o chaço a gasolina que me deram...
Mas sim, tenho de conceder que tenho tido um pouco de azar, mas lá está, os carros eléctricos estão sujeitos a interacções perigosas..
- O Y-10 1.0 fire, que foi 5 anos da minha mãe, e 10 anos meu, nunca esteve na oficina senão para fazer manutenção planeada.
- O Citroën C1 1.0, em 12 anos, falhou uma vez, a meio da noite, meio do Alentejo, aos 3 anos, foi a única visita não planeada a uma oficina (arranjado no próprio dia).
- O Yaris HSD, em 2 anos, zero visitas não planeadas.
- O Prius+, em 3 anos, teve uma estadia de vários dias para resolver um barulho, relacionado com os travões, que a Toyota não consegue resolver completamente (está melhor...)
- O Ioniq, em 1.5 anos, 3 visitas não planeadas, 2 estadias, apesar da única avaria mesmo ter sido esta...
Enfim. Há azares, e o meu carro realmente "gets around"... "dá umas voltas"...