Azul do Céu!

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Malm »

Orlando Escreveu:Alguém dos Leaf costuma andar à vela usando o N?
É que D e Eco são porreiros, mas há descidas que aproveitava muito melhor...aliás o que carro recupera em regenerativa perde depois...prefira andar à vela....
Na Vectrix o próprio motor trava sem usar regenerativa...mas nas outras marcas o motor fica solto....
Eu, em tempos, usava bastante o N. Neste momento é muito raro utilizá-lo. Já percebi que ele se baralha muito mais no SoC quando abuso do N. Assim, às vezes a poupança que tenho é apenas aparente. Mas é possível que venha a optar por voltar a utilizá-lo mais vezes porque é o modo em que as baterias menos aquecem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Azul do Céu!

Mensagem por mjr »

A nível energético é naturalmente melhor usar a regeneração nas descidas pois ao menos é recuperada alguma energia. A única situação onde pode ser melhor não usar regeneração é se estivermos com pressa e quisermos que o carro ganhe algum lanço. Reitero que a nível de autonomia é SEMPRE melhor usar regeneração nas descidas. A energia potencial extra ganha em N por se ir mais depressa é muitíssimo menor que a energia gasta a andar mais depressa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando »

mjr Escreveu:A nível energético é naturalmente melhor usar a regeneração nas descidas pois ao menos é recuperada alguma energia. A única situação onde pode ser melhor não usar regeneração é se estivermos com pressa e quisermos que o carro ganhe algum lanço. Reitero que a nível de autonomia é SEMPRE melhor usar regeneração nas descidas. A energia potencial extra ganha em N por se ir mais depressa é muitíssimo menor que a energia gasta a andar mais depressa.
Tudo depende de como conduzes.
Eu tenho 2 ou 3 descidas que em N sou obrigado a acelarar...se pudesse pôr em N...embalava e quando chegasse ao cruzamento ou no fim da descida voltaria a pô-lo em D...nenhuma regeneração valeria pelo embalo do carro....
O meu único senão é se danifica a caixa/motor?!?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Azul do Céu!

Mensagem por mjr »

Eu não estou a falar de pequenas descidas onde o tempo a velocidades elevadas é diminuto por se deixar embalar. Estou a falar de descidas grandes, com pelo menos 500m de comprimento.

Para o carro não há qualquer problema em colocar em N e depois em D e depois em N milhões de vezes. É tudo a nível elétrico, mecanicamente o motor está sempre acoplado às rodas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando »

Mas no manual não vem lá algo a contraindicar isso?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Azul do Céu!

Mensagem por mjr »

Onde?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Azul do Céu!

Mensagem por Orlando »

mjr Escreveu:Onde?
Penso que foi o Galt que me falou nisso...allô Galt, help...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 18:16
Data de Aquisicao: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Azul do Céu!

Mensagem por galt »

Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:Onde?
Penso que foi o Galt que me falou nisso...allô Galt, help...
Eu li no manual que não se deve circular em N.

Se insistirem muito posso procurar a página, mas ainda devo demorar... procurar em papel é mais demorado que eletrocinamente...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Azul do Céu!

Mensagem por mjr »

Deve ser por uma questão de segurança... não ter a potência do motor imediatamente disponível pode gerar situações perigosas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Azul do Céu!

Mensagem por RJSC »

Pois, é a mesma razão porque não recomendam circular com os CI em ponto morto.
Faz falta um botão como existia no EV1 que ao pressionar desligava a travagem regenerativa mas mantinha a resposta ao acelerador.
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”