DB do António Eléctrico, Ioniq
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9984
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Tens a alternativa de usar 4 fios de 4mm^2 (mais terra), preparando já para trifasico. Em monofásico juntas 2 fios para neutro mais 2 para fase. Normalmente é mais fácil passar fios mais finos do que 2 mais grossos.
Há fios com isolamento em silicone mais fino, que permite uma secção final menor e também uma maior temperatura de funcionamento que o PVC. O problema nos fios nunca é o aquecimento do cobre mas antes do isolamento.
Há fios com isolamento em silicone mais fino, que permite uma secção final menor e também uma maior temperatura de funcionamento que o PVC. O problema nos fios nunca é o aquecimento do cobre mas antes do isolamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2486
- Registado: 22 fev 2014, 01:29
- Data de Aquisicao: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
nao sejas preguiçoso bruno!
A potencia contratada tem mais a ver com as necessidades da casa, basta ter cozinha / aquecimento elétrico para ser muito dificil gerir tudo com 20A em horários de pico.migle Escreveu: 24 ago 2018, 16:41 Isto bem feito, para os 28A, era o fio de 10mm2 e disjuntor C40, como os outros principais no quadro.
Será que há electricistas mais destemidos? Ou sou eu que devo moderar e ficar nos 20A? Ainda posso descer a potência contratada...
Ele lembrava-se do prédio, e tem 9 anos, lembrou-se que era o último da fila.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de Aquisicao: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Gosto da ideia. Realmente, pensei no trifásico. E quando se juntam dois fios de 4mm^2, isso equivale a um fio de quanto? Não divide a corrente ao meio, não? Era bom demais! 50A?mjr Escreveu: 24 ago 2018, 17:50 Tens a alternativa de usar 4 fios de 4mm^2 (mais terra), preparando já para trifasico. Em monofásico juntas 2 fios para neutro mais 2 para fase. Normalmente é mais fácil passar fios mais finos do que 2 mais grossos.
Faz-me lembrar as linhas de 400kV com dois condutores por fase. Mas aí o problema é diferente, segundo se ouve dizer em conversa, é o problema da corrente passar na periferia dos condutores (deve ser por isso que o outro problema é o aquecimento do isolamento).
Essa solução dos dois fios fazia com que os fios que lá ficam, em vez de se terem tornado lixo, eram úteis. É passar apenas mais dois onde neste momento já passam três.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de Aquisicao: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Equivale a um fio de 8mm^2.migle Escreveu: 24 ago 2018, 22:53 ...E quando se juntam dois fios de 4mm^2, isso equivale a um fio de quanto?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de Aquisicao: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Nesse caso, não só deve ser a solução mais fácil, os fios são mais flexíveis, e finos, não deita fora material, como é a mais flexível para carregar, dá para trifásico 16A ou monofásico 32A.
(o trifásico é a pensar num carregador DC
acho que já vão nos 1000€)
Acho que já não voltava atrás nem que ele me dissesse que passava 2 fios de 10mm2.
Depois com a monitorização avançada, vê-se o que é seguro. Até deve dar para detectar qualquer problema, do tipo "um dos condutores desligou-se"... A diferença na tensão vai logo acusar..
(o trifásico é a pensar num carregador DC
Acho que já não voltava atrás nem que ele me dissesse que passava 2 fios de 10mm2.
A distância aqui é precisamente "alguns 20 ou 30 metros".Apr Escreveu: 24 ago 2018, 12:45 do quadro principal para a garagem não deve ultrapassar os 25metros em fio de 6mm²
Depois com a monitorização avançada, vê-se o que é seguro. Até deve dar para detectar qualquer problema, do tipo "um dos condutores desligou-se"... A diferença na tensão vai logo acusar..
É por causa da distância que o lá de cima deixa de servir?jfr2006 Escreveu: 24 ago 2018, 11:05 sendo que tens de instalar um diferencial num quadro na garagem.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9984
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Dois fios de 4mm^2 em paralelo suportam mais corrente que um de 8mm^2 pois a área exposta é superior e por isso existe maior dissipação do calor. Num fio a área do isolamento cresce mais lentamente que a área da secção. Ao nível das perdas é igual, dois de 4mm2 ou um de 8mm2.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
ruramos
- Mensagens: 586
- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de Aquisicao: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
já que estamos a falar de fios, quero colocar uma cee 32a, que fica 2metros abaixo do quadro da cave.
Acontece que só tenho aqui por casa fio de 4mm^2, para estes 2m chega? ou é melhor comprar de 6mm^2?
É para passar dentro de calha técnica estes 2m.
Servirá para carregar o leaf de 40kWh a 6.6 quando for necessário, porque devo carregar maior parte das vezes a 16 ou 20A.
Acontece que só tenho aqui por casa fio de 4mm^2, para estes 2m chega? ou é melhor comprar de 6mm^2?
É para passar dentro de calha técnica estes 2m.
Servirá para carregar o leaf de 40kWh a 6.6 quando for necessário, porque devo carregar maior parte das vezes a 16 ou 20A.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6640
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
6. Sem dúvida
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- Nonnus
- Mensagens: 3718
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Acredita no que o homem te diz acerca dos problemas, eles melhor que ninguém sabem que essa distancia de cabo é muito difícil de fazer correr para o fazer sair e entrar um novo.Problemas:
Meter um fio mais grosso: muito difícil, quase impossível (sem mesmo saber o prédio). Nos prédios que estão a fazer agora, fazem uma esteira que fica exposta, e seria possível. Nestes não... e não sabe que voltas o fio dá...
Meter um cabo ethernet ao mesmo tempo: impossível. "Isso então, não passa de certeza".
Sugeri que entrava o fio novo à medida que o fio velho saía... "Aquele fio já não sai dali"
Recentemente (à duas semanas) fiz esse trabalho de substituir cabo 3 condutores 2.5 por cabo 3 condutores de 6mm com cerca de 5 metros de comprido, para poder carregar o Leaf a 6.6KW tive de abrir um buraco (partir o cimento do chão) a meio porque o cabo não corria devido a ter duas curvas. Atenção que tive problemas apenas com 5 metros de cabo, agora imagina com a distancia que tens. Não é fácil e eles lidam com esses problemas todos os dias, isto não quer dizer que não devas pedir uma segunda opinião, mas que não é tarefa fácil, não é.
Penso que a melhor solução para ti será mesmo pedires ao condomínio para passar uma calha técnica onde possas passar o cabo de rede e o cabo eléctrico, qualquer electricista vai-te aconselhar melhor que eu, ainda assim fica aqui a minha experiência.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de Aquisicao: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
Não, isso é impossível. Do terceiro andar para a cave, onde passaria a calha técnica. Não, ou conseguem meter mais dois fios, ou vão ser os 20A para mim, infelizmente (se tanto?).Nonnus Escreveu: 26 ago 2018, 00:10 Penso que a melhor solução para ti será mesmo pedires ao condomínio para passar uma calha técnica onde possas passar o cabo de rede e o cabo eléctrico,
Para mal também dos turistas de Alcochete que se virem sem gasolina na bateria! Eu depois meto o meu posto privado no electromaps.

