Chinesices
Nada de novo. Fala-se nos clones do ELM-327 e eu não quero poluir demasiado os outros tópicos.
Eu já tinha escrito que eu tinha o famigerado clone barato do ELM-327 que reporta erroneamente ser compatível com a versão 2.1 do ELM-327.
É azul, transparente. Comprei-o para o híbrido, em 2014.
E funcionava, já percebi que com erros nalguns PIDs, deve estar a misturar tramas CAN. Isto é uma pilha de protocolos. Há o bus CAN com tramas pequeninas, que depois se juntam em pacotes
ISO-TP. O protocolo OBD-II está ao nível da aplicação e é feito sobre estes pacotes.
Eis o famigerado azul transparente que responde com número de versão 2.1. É este que toda a gente diz para não comprar. Aqui ao lado do Konnwei kw904 que eu digo para não comprar (ao menos o azul funciona bastantes vezes, o kw904 nunca funcionou).
É sabido que o
ELM-327 original, 1.0, que é um chip com interface RS-232, foi copiado, e o seu firmware foi transcrito para um chip diferente, com bluetooth integrado. Nessa transcrição para um assembly completamente diferente, foram introduzidos novos bugs. O que se vê acontecer é que quando um pacote ISO-TP ocupa várias tramas CAN, ele baralha que tramas CAN pertencem a que pacote.
Em muitos casos, com os PIDs mais simples OBD, os pacotes ocupam uma só trama e não se vê o problema acontecer. Daí que funciona para algumas pessoas. Funcionava para mim, com o Toyota, porque eu só o usava para ler os PIDs standard.
À medida que foram saindo novas versões do ELM-327 canadiano, os clones foram evoluindo também. Em particular, apareceu um clone americano, da
ScanTool.net em Phoenix, AZ, que seguiu a especificação da versão 1.5 do ELM-327 e introduziu melhorias para ser mais adequado à utilização amadora com telemóveis, como poupança de energia, bluetooth 3.0 e segurança no emparelhamento bluetooth. É preciso dizer que quem trabalha com isto a nível mais profissional não usa o ELM-327 porque é muito lento.
Existem
montes de interfaces CANBUS USB que são muito mais baratos e permitem fazer a coisa sem passar por bluetooth, RS-232, e o conjunto de comandos AT do ELM-327. Na realidade, o ELM-327 é conveniente para quem quer ligar ao carro com um programa de terminal e escrever os comandos à mão; para um registo automatizado só complica.
Sendo o OBDLink da ScanTool.net o preferido das aplicações de telemóvel, rapidamente os clones chineses em vez de serem parecidos com os
ELM-327 passaram a ser parecidos com o
OBDLink LX. É o caso do
Konnwei Kw902. Para ser o mais parecido possível com o OBDLink LX, o Konnwei kw902 responde com número de versão 1.5. Porém, o botão no OBDLink LX serve para outra coisa: só é possível fazer o emparelhamento bluetooth ao carregar naquele botão, não dá para alguém que passa na rua com o carro trancado fazer o emparelhamento.
Depois de ter tido alguns problemas com o meu velho 2.1, que afinal era o meu telemóvel, e do kw904 não funcionar de todo, decidi comprar outro, e achei que, tendo em conta a importância de ir olhando pela saúde da bateria ao longo da vida, valia a pena dar um pouco mais do que os 3-4€ das outras duas vezes. Qual seria a opção?
- O Konnwei Kw902 funciona e quase toda a gente recomenda. Rápido não é. Serve para isto, sim. O autor do Leaf Spy, o JejuSoul que nos trouxe os PIDs do Kia Soul EV e do Ioniq. O preço estava nos 8€ e agora ainda se vê mais caro. Eu achei que devia ir mais para cima, e escandalizou-me ver o kw902 a ser vendido por preços na casa dos 20€. Funciona, mas não é um produto de qualidade. Vem de uma empresa que tão pouco percebe do assunto que por vezes saem versões que não funcionam.
- O OBDLink LX costumava custar $100 USD, que é um roubo, pelo menos para um bolso português. Neste último ano o preço desceu para metade, $50, na altura era promoção mas tornou-se o preço efectivo. O problema é que nos fornecedores europeus ele continua a ser vendido na casa dos 100€. Pode-se mandar vir dos EUA, só que com a alfândega mais 20€ de portes... O outro problema, é que soube pelo JejuSoul que o OBDLink não funciona com vários programas, nomeadamente alguns programas de "terminal" que são muito práticos para quem estar a programar ou à procura de PIDs novos. O JejuSoul recomenda o kw902 em detrimento do OBDLink LX. O autor do Torque Pro recomenda apenas o OBDLink LX porque é o mais rápido (o do CanIon também).
- O verdadeiro ELM-327 é apenas um chip, com interface RS-232. É vendido a $21 USD de 1-9 unidades, e depois é ainda preciso fazer o plástico e acrescentar um chip com bluetooth. A sorte para nós na UE é que existe um integrador na Roménia, que vende os dongles OBD mais baratos de entre todos os que tem o verdadeiro ELM-327 (e sem alfândega). Mesmo assim, custa 50€. É uma coisa unipessoal, o tipo, o Teodor Russu, é um tipo simpático, dá-nos o email dele e está disponível. O lado mau, não é rápido como o OBDLink LX.
Então, disposto a gastar 50€, tive de optar entre velocidade para o Torque Pro (OBDLink LX) ou máxima compatibilidade (ELM-327). Optei pelo segundo, como se percebeu, até porque ia ser difícil conseguir o OBDLink LX na europa por 50€, e também porque me interessava como programador (com o híbrido, eu usava o meu próprio programa para gravar dados no portátil).
É o que tenho usado e funciona. É certo que não tem a velocidade do OBDLink LX que atinge os 20-40 PIDs por segundo em CAN de 11bit/500kbps. Com este já vi 6.7. É uma diferença grande, mas como não estou a registar as rotações do motor, chega.
Se recomendo? Não. É óbvio que a solução mais acertada é o kw902 ou o Vgate, etc...
A versão que tenho do chip é a 2.3. Como se pode ver, é totalmente compatível consigo própria:
Para quê?
Como programador, rapidamente me desinteressou. Na procura de mais PIDs para o Ioniq têm estado várias pessoas no github com experiência nisto. Um tipo faz profissionalmente programação de ECUs. Ninguém quer saber do ELM-327. É tão mais simples lidar com o bus CAN directamente do que usar os comandos AT do ELM-327...
Mas cá está, tenho um que funciona. Se era só para o Torque Pro, mais valia o OBDLink LX por causa da velocidade, das features de poupança de energia que o Torque Pro tem especificas para o OBDLink, e por causa da segurança bluetooh (só emparelha carregando no botão). Ou seja, é um dongle que foi pensado para estar sempre ligado ao carro sem lhe mexermos.