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Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 29 mai 2016, 19:25
por zeuz

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 29 mai 2016, 19:46
por pemifer
Mas tem de se pagar IA/ISV, certo? E IUC, certo?

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 29 mai 2016, 19:55
por BrunoAlves
Paga ISV com desconto (por ser híbrido) e paga IUC pela cilindrada do motor a gasolina

(foi exactamente esse o motivo que me fez decidir entre um híbrido e um 100% eléctrico)

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 30 mai 2016, 01:00
por zeuz
pemifer Escreveu:Mas tem de se pagar IA/ISV, certo? E IUC, certo?
Sim!
De acordo com um exemplo descrito no NovaEnergia, o ISV ronda os 300€ e o IUC ronda os 125€.
A manutenção do REx também deve ser considerada nos custos de utilização.

No entanto, não estás "limitado" na autonomia...

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 30 mai 2016, 09:44
por pemifer
Uma das minhas razões para comprar um elétrico é a sua simplicidade mecânica.
Comprar um hibrido ou um rex, é precisamente o oposto. ;)

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 30 mai 2016, 11:29
por FBSousa
zeuz Escreveu:
pemifer Escreveu:Mas tem de se pagar IA/ISV, certo? E IUC, certo?
Sim!
De acordo com um exemplo descrito no NovaEnergia, o ISV ronda os 300€ e o IUC ronda os 125€.
A manutenção do REx também deve ser considerada nos custos de utilização.

No entanto, não estás "limitado" na autonomia...
Se calhar já aqui colocaram...

Deixo o simulador oficial do Portal Aduaneiro para importação de viaturas.

https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov ... dorISV.jsp

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 30 mai 2016, 11:33
por pnunes
Um REX ainda se tolera e em muitos casos pode ser necessário, um híbrido ou um plug-in , é ter 2 problemas, e é perda de tempo e dinheiro em manutencões duplas....

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 30 mai 2016, 14:45
por zeuz
O primeiro carro eléctrico que experimentei foi o BMW i3 REx aquando do seu lançamento em PT. Fizemos o test-drive em modo EV e o REx só foi ligado a meu pedido, quando seguia no banco de trás. Não gostei do barulho de gerador e muito menos das revisões necessárias ao REx, independentemente de ser muito ou pouco usado! :?

Portanto, tal como @pemifer, sou a favor de um EV puro!
Aterroriza-me pensar que uma simples revisão custe mais de 200€ numa oficina oficial da marca, em que o óleo representa 50% desse valor!
E se for necessário outras peças, então facilmente a conta supera um ordenado mínimo nacional... :?

Mas... os actuais BEV não permitem ir a qualquer lado com a mesma despreocupação que um CI (*)... à que previamente pensar no percurso, na autonomia disponível, onde carregar, tempo de carregamento... no fundo, é como se andassemos com o CI sempre na reserva...
É aqui que entra a vantagem dos REx... não sendo perfeitos, permitem-nos andar em modo EV com (quase) total despreocupação!
Acabasse a preocupação do "E se o posto está off? E se o PCR está ocupado por um Uber/Tesla?".
Para mais, o modo EV serve para +90% da típica utilização diária!
Até os mais cépticos vêem certamente vantagem nos REx... :geek:

É verdade que continuamos a ter que pagar a manutenção do REx e IUC, mas... a manutenção era um custo que já tinhamos! O IUC é do primeiro escalão, o que para alguns mesmo assim representará uma redução! A restante redução nos custos de utilização, tal como se fosse um BEV, continua a existir!

A meu ver, um REx é "perfeito" para quem:
- faça regularmente viagens para lá ou no limite de autonomia de um BEV;
- apenas tenha um carro em casa;
- apenas tenha acesso à rede pública de carregamento para carregar a bateria de tracção;


@pnunes, para mim a ordem de preferência é BEV > REx > PHEV > HEV






(*)
Bem sei que para a típica utilização diária qualquer BEV serve e sobeja, sem qualquer necessidade de planeamento prévio. Creio até que mesmo os cépticos sabem disso, mesmo que não o reconheçam. ;)
A afirmação "(...) ir a qualquer lado com a mesma despreocupação que um CI (...)" é relativa a aquelas viagens de passeio para lá ou no limite de autonomia de um BEV, principalmente tendo em conta o actual estado da rede pública de carregamento.

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 30 mai 2016, 16:00
por Volt
Bem, há condutores para todos os perfis. Os PHEV são um magnífico ponto de entrada neste mundo. Pode ser uma solução definitiva, ou temporária, sinceramente, nem me interessa. Interessa-me mais dar-lhes as boas-vindas. ;-).

E agora, defendendo a minha nova dama (BEVx ou REx ou EXA): O IUC custa quase 100€ anuais. É o preço a pagar por ter essa fantástica funcionalidade de poder carregar em andamento tendo um gerador a gasolina a fazer de reserva (e um jerrican na mala a fazer de reserva da reserva). Quanto à manutenção do REx, nos primeiros 5 anos, está incluída no preço inicial do carro.

Para muitos de vós o REx não se justificaria, mas podem ver o meu exemplo. Neste último ano, houve 63 dias em que fiz viagens acima de 150 km no i3. E vou fazer mais duas no próximo fim-de-semana. Se não tivesse outro VE, este valor ainda era superior, pois houve dias em que fui a casa, deixei o i3 e continuei no Leaf ou na Vectrix. Desde 01-Jun-2015 até hoje (30-Mai-2016) fiz 38800 km em VE e gastei 181 litros de gasolina.

:-).

Re: Oportunidades de compra em França/Espanha

Enviado: 30 mai 2016, 16:16
por Fil
E nesses 181 litros de gasolina gastos, não era viável fazer-se com um VE, esperando umas horas enquanto se almoça ou se passeia? Ou tinha mesmo de ser feito rapidamente? E se tinha de ser feito rapidamente e de forma menos custosa, o avião não é claramente mais barato?