O primeiro carro eléctrico que experimentei foi o BMW i3 REx aquando do seu lançamento em PT. Fizemos o test-drive em modo EV e o REx só foi ligado a meu pedido, quando seguia no banco de trás. Não gostei do barulho de gerador e muito menos das revisões necessárias ao REx, independentemente de ser muito ou pouco usado!
Portanto, tal como @pemifer, sou a favor de um EV puro!
Aterroriza-me pensar que uma simples revisão custe mais de 200€ numa oficina oficial da marca, em que o óleo representa 50% desse valor!
E se for necessário outras peças, então facilmente a conta supera um ordenado mínimo nacional...
Mas... os actuais BEV não permitem ir a qualquer lado com a mesma despreocupação que um CI (*)... à que previamente pensar no percurso, na autonomia disponível, onde carregar, tempo de carregamento... no fundo, é como se andassemos com o CI sempre na reserva...
É aqui que entra a vantagem dos REx... não sendo perfeitos, permitem-nos andar em modo EV com (quase) total despreocupação!
Acabasse a preocupação do "
E se o posto está off? E se o PCR está ocupado por um Uber/Tesla?".
Para mais, o modo EV serve para +90% da típica utilização diária!
Até os mais cépticos vêem certamente vantagem nos REx...
É verdade que continuamos a ter que pagar a manutenção do REx e IUC, mas... a manutenção era um custo que já tinhamos! O IUC é do primeiro escalão, o que para alguns mesmo assim representará uma redução! A restante redução nos custos de utilização, tal como se fosse um BEV, continua a existir!
A meu ver, um REx é "perfeito" para quem:
- faça regularmente viagens para lá ou no limite de autonomia de um BEV;
- apenas tenha um carro em casa;
- apenas tenha acesso à rede pública de carregamento para carregar a bateria de tracção;
@pnunes, para mim a ordem de preferência é BEV > REx > PHEV > HEV
(*)
Bem sei que para a típica utilização diária qualquer BEV serve e sobeja, sem qualquer necessidade de planeamento prévio. Creio até que mesmo os cépticos sabem disso, mesmo que não o reconheçam.
A afirmação "
(...) ir a qualquer lado com a mesma despreocupação que um CI (...)" é relativa a aquelas viagens de passeio para lá ou no limite de autonomia de um BEV, principalmente tendo em conta o actual estado da rede pública de carregamento.