Alx99 Escreveu:Caro Pedro Santos,
Gostei sinceramente da explicação que aqui trouxe relativamente a este último artigo da SA que aqui postei. Foi concisa, assertiva e fundamentada.
Concordo com a sua análise relativa à eleição de um determinado trimestre para a extrapolação dos resultandos apresentados. Assalta-me porém uma dúvida relativa à sua conclusão: será que se tivesse-mos por base os outros dois trimestres deste ano, usando este mesmo método, aproximaríamo-nos dos valores alguma vez propalados pela Tesla para o model 3?
Abraço e apareça mais vezes, faz cá falta.
Boas Alx99,
Este método parece-me bastante falível. Os dados financeiros apresentados pela TLSA são dados agregados de várias contas e subcontas e portanto agregam o Model S, o X e outros pequenos negócios que a TSLA classifica como do sector automóvel. O resultado final que se vê é uma espécie de "média" agregada de todo este negócio.
Acredito que é um desafio enorme, apenas com base nestes números, tentar estimar o custo de produção do Model S ou do Model X.
Situações como os custos das versões diferentes dentro do mesmo modelo e até o facto do Model X neste momento ter custos mais elevados por não estarem ainda suficientemente optimizados, é produzido ainda num número considerado baixo, etc. etc. contribuem para o distorcer desses resultados.
A minha avaliação sobre o “Model 3 a $35k” passa por uma perspetiva diferente.
Neste momento o único facto concreto que existe e que refere que o Model 3 irá custar os $35k, é unicamente a indicação da própria TSLA. E, neste momento, ninguém sabe se será assim ou não. Tenho dúvidas que mesmo a própria TSLA saiba com total certeza.
É, no entanto, um objetivo claro e bastante importante. Como já se viu pelo impacto que o Model 3 já causou.
Há alguns temas que podemos estar atentos e que poderão ajudar a verificar, no tempo, se este objetivo tem uma grande probabilidade de ocorrer ou não.
Estes temas fazem parte do próprio plano e das palavras da própria TSLA para fazer o Model 3 a $35k acontecer. Alguma falha neste plano é uma falha algures neste objetivo.
Portanto, no meu entender, o sucesso do objetivo de um Model 3 a $35k passa pelo sucesso conjunto dos seguintes temas:
- Efeito “Gigafactory” : É sabido que o objetivo principal da GF é a criação de células e packs de baterias mais eficientes e com custos mais baixos. Especula-se uma redução de custos em torno dos 30% face à tecnologia atual. Um bom progresso na construção da GF e destas novas baterias é um indicador muito importante para conseguir um Model 3 a $35k.
- Efeito “Automatização” : A TSLA já referiu várias vezes que a criação de uma linha de montagem completamente robotizada e automatizada é essencial para a produção dos seus veículos. Uma linha de produção completamente automatizada permitirá aumentar consideravelmente o volume diário de produção ao mesmo tempo que permitirá reduzir significativamente custos (por exemplo, os custos com pessoal, turnos, etc.) para além de ganhar outras vantagens (níveis de qualidade mais regulares e certos, etc.). Desenvolvimentos neste tema (via investimentos capex) na fábrica de Fremont e contratações de fornecedores de Robots (Fanuc, Kuka, Adept, etc.) podem ajudar a perceber este progresso.
- Efeito “Inovação Tecnológica” : É informação pública e referida por vários elementos da TSLA que o Model 3 será um carro tecnologicamente inovador. Por exemplo, prevê-se que terá um fator arrastamento dos mais baixos que existem (0.21). Por essa razão, será provavelmente um veiculo com um nível de eficiência elevado, um peso mais baixo e por consequência disso necessitará de motores menos potentes e mais baratos assim como um pack de baterias de menor capacidade para conseguir a mesma performance e fazer a mesma distancia que os modelos atuais hoje fazem. Todos estes fatores conjugam-se para no final se conseguir reduzir o custo global significativamente.
A minha análise não é, portanto, quantitativa nem parte de exemplos com o Model S ou X. Penso que, como qualquer empresa, esta, aprende com os erros, define objetivos, cria planos e ajusta-os enquanto percorre o caminho até eles.
Se os atinge, só na altura é que saberemos.