Página 21 de 29
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 05 set 2015, 22:19
por mrr
O problema está mesmo no diâmetro do tubo.. Eu consegui arrefecer bem com o AC do carro...
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 05 set 2015, 23:17
por VETL
Com esse tubo não vai dar nada.
Isso não permite nenhum fluxo de ar de jeito...
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 05 set 2015, 23:33
por mjr
E é preciso fechar todas as outras saídas de ar possíveis pois com um tubo tão fino de certeza que vai colocar uma sobrepressão no AC.
O tubo ficou frio?
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 06 set 2015, 13:06
por Orlando
Para um principiante até te aplicaste!
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 06 set 2015, 20:03
por meira78
O Leaf não tem uma saída de AC no porta-luvas?
Se tiver, era uma boa alternativa e dava para fazer a ligação de forma mais discreta ao módulo de bateria.
Claro que convém verificar o fluxo de ar a sair do tubo e ter as restantes saídas fechadas.
Vamos continuar à procura da melhor solução e arrefecer a bateria, mesmo que improvisando...
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 11 out 2015, 11:29
por VETL
labutess Escreveu:Tens algumas fotos de como o Kia eV faz esse arrefecimento da bateria?
já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
Passei para aqui porque no outro estávamos off-topic.
[img]
http://k39.kn3.net/taringa/5/0/D/C/F/9/ ... 36/9D7.jpg[/img]
Pode ver-se atrás do pack o local onde está uma turbina que faz circular o ar do pack mas sem qualquer contacto com o ar exterior. Pelo caminho entre o pack e a turbina, há um permutador de AC que arrefece o ar.
Para que o gás do AC chegue a esse permutador, é desviado o circuito que vai para o permutador do habitáculo com duas eletroválvulas. Já aqui coloquei fotos deste desvio de vários carros. É sempre igual.
Essa turbina no soul-EV vê-se retirando os alçapões da mala.
No zoe e na e-NV200 o princípio é igual. A única diferença é que o permutador está dentro do pack.
Este sistema da Kia permite trocas do pack muito mais fáceis, enquanto que nos outros será necessário descarregar e voltar a recarregar o gás do AC.
O facto de se tratar de um circuito pequeno e fechado torna o sistema altamente eficiente, sem qualquer desperdício de frio.
O prius também tem um sistema idêntico:
[img]
http://evworld.com/press/Toyota_Prius_b ... ooling.jpg[/img]
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 11 out 2015, 11:38
por VETL
Encontrei por acaso a turbina do Kia por baixo na mala:
[img]
http://cdn2-b.examiner.com/sites/defaul ... k=X6d3JMHI[/img]
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 11 out 2015, 11:50
por VETL
labutess Escreveu:...já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
Eu queria ver essas ideias...

Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 11 out 2015, 12:41
por Apr
Jasmim, essa chapa é muito interessante, não conhecia. Obrigado pela partilha.
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Enviado: 11 out 2015, 13:41
por Orlando
VETL Escreveu:labutess Escreveu:...já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades
Eu queria ver essas ideias...

Todos nós queríamos!