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Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 12:12
por Orlando
VETL Escreveu:
A diferença entre carregar a 10 ou a 16, para as baterias ambas são cócegas, com uma agravante para os carregamentos a 10A: É que neste está mais tempo a carregar e por conseguinte fica com o carregador mais tempo a aquecer o pack.
Já fizeste algum teste com 2 leaf lado a lado para ver isso.
No meu carrego tanto a 10 como a 16 pois tenhos 2 cabos, e noto + subida a 16ah....
Como recebi a peça maravilha, irei ter 10 e 16 no mesmo cabo,,,
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 12:19
por VETL
Orlando Escreveu:VETL Escreveu:
A diferença entre carregar a 10 ou a 16, para as baterias ambas são cócegas, com uma agravante para os carregamentos a 10A: É que neste está mais tempo a carregar e por conseguinte fica com o carregador mais tempo a aquecer o pack.
Já fizeste algum teste com 2 leaf lado a lado para ver isso.
No meu carrego tanto a 10 como a 16 pois tenhos 2 cabos, e noto + subida a 16ah....
Como recebi a peça maravilha, irei ter 10 e 16 no mesmo cabo,,,
O tempo que o carregamento a 16A permite depois fazer descansar as baterias (baixar temperatura) mais do que compensa isso...
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 12:22
por cromero
Orlando Escreveu:VETL Escreveu:
A diferença entre carregar a 10 ou a 16, para as baterias ambas são cócegas, com uma agravante para os carregamentos a 10A: É que neste está mais tempo a carregar e por conseguinte fica com o carregador mais tempo a aquecer o pack.
Já fizeste algum teste com 2 leaf lado a lado para ver isso.
No meu carrego tanto a 10 como a 16 pois tenhos 2 cabos, e noto + subida a 16ah....
Como recebi a peça maravilha, irei ter 10 e 16 no mesmo cabo,,,
Cum caraças... Há coisas que me escapam, percebo pouco disto. Quando escreve "noto mais subida a 16 amperes" isso quer dizer que a bateria aquece mais a 16 amperes do que com carregamentos de 10 amperes? E a tal peça "maravilha"?... O que é? Dá para comutar de 10 para 16? Desculpem-me a ignorância
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 12:54
por Orlando
VETL Escreveu:Orlando Escreveu:VETL Escreveu:
A diferença entre carregar a 10 ou a 16, para as baterias ambas são cócegas, com uma agravante para os carregamentos a 10A: É que neste está mais tempo a carregar e por conseguinte fica com o carregador mais tempo a aquecer o pack.
Já fizeste algum teste com 2 leaf lado a lado para ver isso.
No meu carrego tanto a 10 como a 16 pois tenhos 2 cabos, e noto + subida a 16ah....
Como recebi a peça maravilha, irei ter 10 e 16 no mesmo cabo,,,
O tempo que o carregamento a 16A permite depois fazer descansar as baterias (baixar temperatura) mais do que compensa isso...
Se fosse essa a lógica, então carregaria sempre em PCR...esta semana em 10 minutos fez + do que o meu de 10ah faz em 1h30...só que subiu + de 3.ºC....lol
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 12:55
por Orlando
cromero Escreveu:Orlando Escreveu:VETL Escreveu:
A diferença entre carregar a 10 ou a 16, para as baterias ambas são cócegas, com uma agravante para os carregamentos a 10A: É que neste está mais tempo a carregar e por conseguinte fica com o carregador mais tempo a aquecer o pack.
Já fizeste algum teste com 2 leaf lado a lado para ver isso.
No meu carrego tanto a 10 como a 16 pois tenhos 2 cabos, e noto + subida a 16ah....
Como recebi a peça maravilha, irei ter 10 e 16 no mesmo cabo,,,
Cum caraças... Há coisas que me escapam, percebo pouco disto. Quando escreve "noto mais subida a 16 amperes" isso quer dizer que a bateria aquece mais a 16 amperes do que com carregamentos de 10 amperes? E a tal peça "maravilha"?... O que é? Dá para comutar de 10 para 16? Desculpem-me a ignorância
Não é ignorância, a peça maravilha nunca foi vista nem achada...só eu é que mandei vir, e ainda nem sei qdo vou instalar isso...
podes ver aqui no tópico:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=31&t=3907
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 14:14
por Apr
Orlando, eu não acho boa ideia fazer essa modificação com um evse em garantia. Se houver um defeito de fabrico ou um componente qualquer que falha precocemente perdes tudo e tens que comprar um novo. O que querias poupar vais gastar na mesma. Estás a abdicar de uma garantia que pode ser muito util.
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 14:27
por Malm
O meu EVSE de 16 amperes, nalguns sítios, carrega só a 10.
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 15:05
por Fil
Cromero, bem vindo. Acho que já percebeu que por aqui ajuda não falta. Venham as fotos do carro e o DB (diário de bordo).
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 15:20
por cromero
Fil Escreveu:Cromero, bem vindo. Acho que já percebeu que por aqui ajuda não falta. Venham as fotos do carro e o DB (diário de bordo).
Obrigado! Já tinha percebido que este é um lugar bem frequentado. Sobretudo para quem quer dar uma utilização decente de um carro eléctrico. Ora como eu estou a dar os primeiros passos, o fórum é o lugar ideal. Fotos do carro não há ainda, porque o Leaf que encomendei só chega ao concessionário no dia 14 deste mês. Fiquei de dar um salto a Santa Maria da Feira para o ver antes de ser tratado para a entrega. E vou fotografá-lo em trajes menores e sem maquilhagem, digamos assim
Diário de bordo será o passo segunte.
Re: Apresentação cromero
Enviado: 11 mai 2014, 15:32
por VETL
Orlando Escreveu:VETL Escreveu:O tempo que o carregamento a 16A permite depois fazer descansar as baterias (baixar temperatura) mais do que compensa isso...
Se fosse essa a lógica, então carregaria sempre em PCR...
Orlando: O cromero sendo novo aqui, o que necessita é de ajuda. Não vamos cair no ridículo destas comparações.
Orlando Escreveu:...esta semana em 10 minutos fez + do que o meu de 10ah faz em 1h30...só que subiu + de 3.ºC....lol
Isto não consigo enxergar...

Que é que isto quer dizer
Numa sequência igual de tempo decorrido e dentro dos mesmos parâmetros de variáveis possíveis, o potencial de descida da temperatura do pack quando o carro não está a carregar é largamente superior ao potencial de aumento de temperatura decorrente de um carregamento a 16A face a um a 10A, dado que a diferença de aumento de temperatura num carregamento a 16A face a um a 10A é irrisória.
Gostaria que alguém entendido desmistificasse esta questão ao cromero e já agora ao Orlando para não ficar no ar a dúvida ou alguém a pensar que isto não é consensual.