Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Paineis fotovoltaicos + Bateria de Leaf

Mensagem por civic »

mjr Escreveu: 07 abr 2026, 12:02 Sem um aumento significativo do consumo vejo um conversor AC/AC ou um transformador variável com controlo automático. O primeiro penso ser mais exequível, mas deve ser caro.

Esta é uma questão para a eREDES resolver, está fora dos parâmetros aceitáveis da rede, eu é que ainda não me dei ao trabalho, pois já sei que me vou chatear... Entretanto os vizinhos devem estar a ter equipamentos a degradar-se mais rapidamente por causa destes aumentos da tensão.
Um transformador AC/AC tem consumo e não é pouco, alem de que não faz o ajuste do secundário, se aumenta no primário aumenta também no secundário, um transformador com ajuste é muito lento, no fundo é o que acontece nos transformadores das subestações.
Um conversor AC/AC tem um consumo maior ainda, ou seja recebe a tensão restifica-a para DC e depois volta a oscilar para a tensão desejada, alem do consumo uma coisa destas é carissima, não é mais do que o que faz uma UPS mas sem as baterias.

Sim, a responsabilidade é da e-redes, devem começar a ter mais precisão nas substações, eles acabam por mudar os pontos do transformador mas é tudo muito lento.
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
95 000Km's
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr »

Não acho que seja assim tão ineficiente um AC/AC , >90% de eficiência. Mas para aqui acho sinceramente irrelevante, pelo preço e pelo facto de o responsável ser a eREDEs e não o utilizador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 62800km em 2025-12-20.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
civic

Mensagem por civic »

mjr Escreveu: 07 abr 2026, 15:31 Não acho que seja assim tão ineficiente um AC/AC , >90% de eficiência. Mas para aqui acho sinceramente irrelevante, pelo preço e pelo facto de o responsável ser a eREDEs e não o utilizador.
Sim, é irrelevante, mas achas pouco ter um equipamento à entrada de casa que te consome 10% do teu consumo, fora o consumo em vazio e fora a aquisição e achas pouco? Para mim é super ineficiente, ainda por cima para não fazer nada a maioria do tempo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
95 000Km's
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

civic Escreveu: 06 abr 2026, 20:41 Uma coisa é limitar a tensão, ou seja, se ultrapassar o definido ele abre, outra bem diferente é ele ajustar a tensão para valores mais baixos, isso só acontece à custa de corrente ou resistência, o que, se a lei de Ohm estiver correcta, aumenta o consumo, não vejo outra forma de fazer isto. Aliás, esse é o problema da rede com tanto painel fotovoltaico que leva aos apagões. ;)
Eu gostava de resolver isto, pois quando não estou em casa não consigo que os sistema funcione ok, estando em casa basta aumentar o consumo e a tensão baixa, basta colocar um dos carros a carregar. Acho que a coisa vai melhorar, pois os vizinhos vão mudar para EV o que vai puxar mais pelo transformador baixando a tensão. :lol:
Hoje voltei abordar o assunto e, sim, confirmaram o que dizes. Não há forma de contornar, não há maneira de fazer a energia desaparecer e como a solução é após o contador da e-redes será sempre contado como consumo. Terá sempre que ser a e-redes a resolver.

Tal como tu também quero resolver, porque quando não estou em casa o sistema não funciona como devia e cria o problema do inversor ignorar a rede.
mjr Escreveu: 07 abr 2026, 12:02 Esta é uma questão para a eREDES resolver, está fora dos parâmetros aceitáveis da rede, eu é que ainda não me dei ao trabalho, pois já sei que me vou chatear... Entretanto os vizinhos devem estar a ter equipamentos a degradar-se mais rapidamente por causa destes aumentos da tensão.
Hoje durante a conversa sobre o problema foi-me aconselhado a contactar a e-redes porque ultrapassa os 10% de margem que está na lei e terá de ser eles a resolver.

Fazendo futurologia já estou mesmo a ver as questões quando eu apresentar o problema e dizer que tenho painéis.
Como é que sabe que tem a tensão elevada?

Tem alguma maneira de provar isso?

O problema é do seu sistema fotovoltaico.
Tal como tu já sei que me vou chatear.

Estava a ver se havia correção do problema porque tem de haver mais pessoas com o mesmo problema na minha zona.

Agora basta saber quantos já deram com o problema, porque poucos saberão o que é tensão elevada e menos ainda terão leitores de tensão nas instalações.

Embora já tenha abordado um vizinho que tem painéis onde perguntei se alguma vez tinha dado com o inversor se desligar durante a hora pico. Respondeu que nunca deu por isso.

Está mais que visto que o problema é derivado a excesso de produção e consequentemente injeção na rede, porque ontem e hoje em que o tempo mudou, a tensão está nos 240V.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
civic

Mensagem por civic »

Sim, o problema é sobretudo causado pelos painéis fotovoltaicos, basicamente era uma questão que me lembro da e-redes não querer "legalizar" a cena do auto-consumo devido a isto, foi mesmo forçado pelas regras europeias.
Mas acredito que a proliferação dos EVs vai resolver isto, conforme eu resolvo quando coloco um carro a carregar basta o meu vizinho fazer o mesmo que a coisa normaliza, o problema é mesmo em horas de muito sol e pouco consumo, baterias em sítios estratégicos resolvem isto na boa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
95 000Km's
Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”