mjr Escreveu: 28 mar 2019, 23:40
Temos que adicionar a informação de que após a concessão tinha sido indicado um prazo de alguns meses até entrar a fase comercial, algo que na realidade aconteceu bem mais que um ano depois como todos sabemos. Durante este prazo toda a eletricidade consumida pelos TVDE (Uber), táxis e residualmente utilizadores "normais", numa base de utilização 24/7 dos postos de cidade (Porto e Lisboa!) foi paga pelo OPC. Mais as tarifas de potência contratada, que também sabemos não serem nada simpáticas, Essas dezenas de milhar de Euros em eletricidade também têm de ser, eventualmente, amortizadas.
@mjr: não sei se este comentário deve ser aqui ou se num novo tópico. Muitas vezes, neste tópico (e noutros) se fala dos comportamentos abusivos dos UBER (e afins... agora mencionados de TVDE).
Em primeiro lugar queria mencionar que não tenho qualquer negócio ou interesse relacionado com os TVDE nem com os TAXI.
Mas na minha opinião, um dos grandes impulsionadores da ME são estes novos serviços TVDE, Carros partilhados, Bicicletas, Scooters,Trotinetas,... É verdade que numa primeira fase existem comportamentos abusivos e caóticos, mas pelo simples facto do problema ser realmente grande que força a tomar medidas...
Vejo muitos comentários negativos acerca dos TVDE, mas na verdade, muitas pessoas experimentam um VE quando utilizam os TVDE, que têm uma grande percentagem de VEs. Já no caso dos Taxis já falei com alguns taxistas a tentar convencê-los a mudar para életricos, mas pelo que percebo só vêm defeitos. Existia (ou ainda existe) um leaf 40 à experiência em Lisboa e ouvi comentários super negativos de taxistas acerca do mesmo...
Se quisessemos escolher um sector onde o carro elétrico faz mais sentido seria certamente nos serviços de TAXIs urbanos. Para o bem público são dos carros que mais poluem, por isso deveriam ser forçados a mudar (tal como fizeram com os TUK TUK). Para bem deles, se fizessem as contas verificavam que gastavem muito menos com um carro elétrico. Do ponto de vista de Mkt, também está provado que os clientes preferem um elétrico:
- Pelo que ouvi dizer, no caso dos TVDE se tiveres um elétrico entras logo na rede. Se tiveres um ICE tens de ficar uns 5 meses na fila de espera.
- A Drive Now quando aumentou a frota foram todos elétricos, porque perceberam que os clientes gostam mais.
É daquelas situações que não dá para perceber porque não avança, pois é bom para os próprios, é bom para os clientes e para a sociedade.