Pessoal, tenho tantos posts em atraso, tenho recolhido tantos dados e ainda não é desta que ponho a escrita em dia.
Com este não podia falhar, porque se trata de trocar informações e pela mesma razão, desculpem-me o cross-posting. Hoje foi a minha reunião no concessionário aqui perto, com o chefe das vendas, o director e o responsável do Suporte Técnico da Hyundai. Não cheguei a perceber porquê tanto tratamento VIP. Eu pensava que era porque não me iam actualizar o software (que acreditamos ser a solução para o problema da amnésia). Para irem fazer o que eu tinha pedido, porquê uma reunião? Bastava marcar a oficina. A reunião, imaginei, seria para
Então, pontos deles: não tinham qualquer conhecimento, nem através da Hyundai europeia, nem de outros clientes além de mim, da existência deste problema. Admitem que as coisas passem sem a Hyundai europeia saber, uma vez que muito software vem da LG.
Têm sim acesso à última versão de software que conhecemos dos fóruns. Já tinham quando foi a minha revisão (afinal!?). Ela foi disponibilizada este ano. Porém, o concessionário não tinha, porque o concessionário tem de pagar para lhe darem o acesso especificamente à nova versão. No release notes desta versão, não há nada (como sabemos) que indique que resolve o problema da amnésia.
Porém, iam-ma instalar na mesma. Parece-me que o que aconteceu foi que o software foi trazido pelo responsável da Hyundai, fazendo o jeito que o concessionário de Setúbal é novo, acabou de ser inaugurado, etc, etc... E aqui está ele:
Claro, ainda não sei se resolve o problema. Até agora tudo bem. Da outra vez, que me fizeram um reset, desligando a bateria e deixando esvaziar os condensadores, pareceu ficar tudo bem durante quase 3 dias. Entretanto, vocês se calhar querem avançar ainda antes de saber a resposta. A acreditar no que se diz nos fóruns, fica resolvido.
Então, o que é que vocês, os outros donos queixosos de Ioniqs têm de fazer. Nem eu tinha as vossas matrículas para ele vos contactar, nem ele quis dar o email (claro). Indicou então que enviassem as vossas queixas para o email geral do apoio ao cliente. Segundo se percebe, aquilo vai parar a ele rapidamente e depois com a resposta hão de ficar com o email. Apesar do email do apoio ao cliente ser muito óbvio, eu não o vou postar num fórum, por isso peçam-mo por PM.
Enviem o email a dizer que sofrem do problema de perda das configurações no painel EV. Não parece má ideia que refiram o meu nome Miguel Ramos, ou nick, migle. Parece bom que eles vejam que trocamos informações entre nós.
Com ele a dizer-me que não tem queixas, eu tentei imaginar explicações. Nesse processo, falei de carros importados. Ele disse logo que "Nem que fossem importados dos EUA ou da Coreia. Ia ser mais difícil arranjar as peças, podia ser necessário esperar meses, mas temos a obrigação de dar exactamente o mesmo tratamento".
Foi interessante. Esta é a única pessoa que tem estado a receber formação para fazer coisas como arranjar baterias (substituir módulos e tal). Ele foi da Nissan, primeiro. Ainda não vão fazer este ano esse tipo de arranjos, mas no próximo vão estar preparados. Vai ser preciso formar outra pessoa, porque os requisitos de segurança exigem que todas as operações sejam feitas por duas pessoas.
Eu estava inicialmente focado no problema do software. No final, ele perguntou com quantos kms eu estava. 21 mil. Adiantei logo "qualquer dia começo a ver o SoH baixar". Ele sorriu e disse "Não, isso ainda não vai ser já". Só nesse momento percebi a quantidade de coisas interessantes que eu podia ter perguntado a este homem e deixei escapar. Aqui estávamos já a despedir-nos.
Ouvi dizer que iriam sempre manter (para garantir a garantia) o SoH não nos 100%, mas nos 96%, 98%. No 100% só o cliente pagando. De qualquer modo... a perspectiva é que temos carro para durar.