Página 101 de 125

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 09 jan 2016, 09:29
por mjr
A potência anunciada do carregador é de 3,3kW, não sabemos se a 230 ou a 240V. A 230V daria 89,5% e a 240V 86%. O valor exato só abrindo e medindo a corrente a tensão de carga com aparelhagem precisa e calibrada.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 14:20
por cgecastro
VETL Escreveu:
FullElectric Escreveu:...Certo, mas a diferença entre o que sai da tomada e o que entra na bateria é superior a 10%. O valor médio que eu consigo obter ronda os 14 a 15%
Certo. Bem visto.
Por acaso é o que eu sempre usei nos meus cálculos face aos consumos do Nissan Conect (Carwings) e do LeafSpy.
Isto quer dizer o consumo apresentado no carwings é 15% inferior ao real?

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 14:44
por VETL
cgecastro Escreveu:
VETL Escreveu:
FullElectric Escreveu:...Certo, mas a diferença entre o que sai da tomada e o que entra na bateria é superior a 10%. O valor médio que eu consigo obter ronda os 14 a 15%
Certo. Bem visto.
Por acaso é o que eu sempre usei nos meus cálculos face aos consumos do Nissan Conect (Carwings) e do LeafSpy.
Isto quer dizer o consumo apresentado no carwings é 15% inferior ao real?
Não.
Do que pude apreender até agora, são coisas diferentes.
Uma coisa é o que o carro retira da bateria para andar, outra coisa é o que se gasta para carregar a bateria.
Portanto tendo isso em conta, poderíamos dizer de um modo grosseiro que o consumo apresentado pelo Carwings corresponderá ao que sai da bateria, sendo que para carregar a bateria teria que saír da tomada essa energia acrescida de mais 15%.
O processo de carregamento da bateria não e 100% eficiente - tem perdas, principalmente no carregador.

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 15:30
por Orlando
VETL Escreveu:Pelas minhas contas, a 16A, é entre 86 e 87%.
Extrapolando, quer dizer que podemos experar acima de 90% a 6kw?

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 15:34
por VETL
Orlando Escreveu:
VETL Escreveu:Pelas minhas contas, a 16A, é entre 86 e 87%.
Extrapolando, quer dizer que podemos experar acima de 90% a 6kw?
Não faço a mínima ideia. O meu é mk1.
E não estou a perceber porquê ou como se poderia extrapolar desta forma...

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 15:50
por Orlando
Saber empírico! ;)

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 15:52
por VETL
Orlando Escreveu:Saber empírico! ;)
Nem assim. O Leaf não é o ZOE...

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 16:11
por Orlando
VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:Saber empírico! ;)
Nem assim. O Leaf não é o ZOE...
lol....fizeste-me rir...

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 16:22
por Apr
No mk2 o carregador é de 6.6kW mas ao contrário do MK1 estes 6.6kW são a potencia na tomada. No Leaf spy consegue-se observar uma potencia de carga de 6kW. Assim de repente 6* 100 / 6.6 ~ 91% de eficiencia.

No mk1 padrece-me igual, 3,7kW da tomada para 3,3k de carga que dá ~90%, a mesma coisa.


Em linha com o que está aqui:

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=8583


e com uma tolerância de ~5% do que o a malta aqui observou :)

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Enviado: 20 jan 2016, 17:14
por Apr
no mesmo topico ainda é preciso adicionar isto:
Of the energy pumped in to the battery, you get 97% out.
O que quer dizer que no melhor do casos com uma descarga controlada adiciona-se mais 3% de perda.