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Re: Apresentação...

Enviado: 14 fev 2019, 10:31
por Nonnus
Eu não ignoro. Lembras-te quando apareceram as primeiras baterias de litio nos telemóveis, em que passado uns anos as baterias "viciavam" porque se carregava o telemóvel a 100%. Estamos a falar se calhar a 15 anos atrás. Pergunto-te se isso hoje acontece?

Lembro-me por exemplo que os telemóveis tinham sistemas de protecção de bateria por software em evitavam carregar as baterias a 100% e que descarregassem até aos 0% para que durassem mais tempo, a imagem do que se passa com o Opel Ampera que tem uma bateria maior do que o utilizador vê.

A bateria de um telemóvel degrada-se com a mesma facilidade de alguns anos atrás? Muita coisa mudou, hoje um telemóvel tem baterias maiores, fazem mais ciclos de carga e no entanto tem menos degradação. Eu nunca disse que não há degradação, mas, pelo que tenho visto, a degradação tanto existe em carros que fazem carregamentos a 100% como a 80% e nalguns casos, carros que sempre fizeram carregamentos a 100% estão em melhor estado do que carros em que os donos sempre tiveram esses cuidados. Na minha opinião acho que existem muitos outros factores que contribuem para uma maior degradação da bateria do que os carregamentos a 100%. Depois os fabricantes tem todo o interesse em proteger as baterias de degradação agressiva e é por isso que os carros tem sistemas que a protegem. Por exemplo no Leaf de 30 quando atinge uma % elevada de carga a potencia de entrada baixa, já de temperatura parece não haver essa protecção pois a 50º continua a permitir entradas de energia perto dos 50KW. O próprio carro tem sistemas de protecção, olha o exemplo do tão falado rapidgate.

Pergunto-te eu, no caso do Leaf de 30 achas que se a Nissan visse que o sistema que utiliza provocasse uma degradação acelerada das baterias não tinha feito uma actualização de software para evitar que o carro funcionasse desta maneira? Da mesma maneira que agora tirou o rapidgate do Leaf de 40, podia por um rapidgate no de 30. No caso dos carros eléctricos são pelo menos 10 anos de evolução das baterias, em 10 anos muita coisa mudou na construção das baterias e de como elas se comportam.

Com isto tudo estamos a deixar o criador deste tópico mais confuso. :?

Re: Apresentação...

Enviado: 14 fev 2019, 15:14
por pemifer
Nonnus Escreveu: 14 fev 2019, 10:31 Com isto tudo estamos a deixar o criador deste tópico mais confuso. :?
Achas? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Apresentação...

Enviado: 14 fev 2019, 21:08
por Spin
Bem-vindo e parabéns pela compra do Leaf.
Quanto à dúvida qual o melhor carregamento que deve fazer. Embora não sendo um especialista, sou de opinião que, se tem uma utilização diária deve carregar até aos 100%, sempre que a autonomia estimada seja inferior a 40%, com a vantagem de a efetuar com uma carga lenta (10A). De tempos a tempos, convém efetuar uma carga mais rápida por exemplo de 20A ou mesmo se possível de 30A, isto para uma utilização doméstica. Para grandes viagens terá ser em pcr.

Re: Apresentação...

Enviado: 15 fev 2019, 22:52
por BrunoFonseca
Apesar da bateria do Zoe não ser igual à do Leaf, fica aqui um link que retrata bem a "química" das baterias.
Repare-se que no Zoe a degradação da bateria de para 80% ocorre aproximadamente aos 300.000 Km. Isto só prova que as baterias dos VE são boas, independentemente de carregar a 80% ou a 100%.

https://pushevs.com/2019/02/10/renault- ... 9104AyUJLw