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Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 13 out 2015, 11:03
por FullElectric
VETL Escreveu:
FullElectric Escreveu:Ou seja, carregou exatamente 21,3-0,3=21kWh. Esta é a capacidade util da bateria
Conclusão errada em minha opinião.
21kwh é o que o carro pensa que carregou.
Tendo em conta um ligeiro aumento de eficiência no carregamento (de 87 para 89% por ser mk2) e presumindo que o aparelho que mediu o consumo na tomada é fiável, terá carregado 22,5kwh, o que penso ser normal para uma bateria nova.
Agora estou no telemóvel e sem tempo, mas há aqui relatos de outros testes da tomada mas 25kwh tenho ideia que é o valor expectável.
Indo só pela tomada e admitindo os 89% de eficiência daria 25,1*0,89=22,3kWh e não os 22,5 que falas
mas pelo meu teste verifico que a eficiência do carregamento é inferior a essa.
Quanto à questão do que o "carro pensa" isso é a tua teoria e gostava de saber como avalias esse pensamento do carro

Re: Diário de bordo de vip

Enviado: 13 out 2015, 11:12
por VETL
FullElectric Escreveu:Indo só pela tomada e admitindo os 89% de eficiência daria 25,1*0,89=22,3kWh e não os 22,5 que falas
mas pelo meu teste verifico que a eficiência do carregamento é inferior a essa.
Quanto à questão do que o "carro pensa" isso é a tua teoria e gostava de saber como avalias esse pensamento do carro
Não. Não é teoria e não é minha.
Os experts da matéria estão fartos de chegar aqui a essa conclusão, já há imenso tempo.
É normal o carro andar com o "pensamento" um pouco longe da realidade, principalmente quando não conhece os seus limites, algo normal num carro novo.
Em todos os mk2 novos aqui testados, se concluiu que o carro vinha com esse "pensamento" pessimista.
Se começar a mostrar-lhe os seus limites, verá como naturalmente se ajustará à realidade. Acontece a todos.
Mais tecnicamente, alguém lhe irá explicar isso mas penso que tem a ver com um sensor de corrente que ele tem que infelizmente enferma de pouco rigor.
Por isso não é a eficiência do seu carregador nem a saúde do pack que estão em causa no seu carro. Parece estar tudo bem com ele - só necessita é km em cima.

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 11:13
por mjr
Os 25kW.h desde 0 a 100% estão dentro do normal para um carro novo. O meu carro foi isso que mediu há 4 anos atrás, o do cromero também foi isso que mediu quando novo, e há imensos casos no MNL em que carros novos gastaram cerca de 25kW.h da tomada, quando carregados a 16A 230V (ou 240V).

Já foi aqui discutido que os mk2 têm variações bastante superiores aos mk1 no que à estimativa de capacidade diz respeito. Carros que indicam 66Ah de capacidade da bateria consomem os mesmo 25kW.h quando novos que os carros que indicam 62Ah quando novos. Uma vez que não é expectável que haja uma variação tão acentuada na eficiência do carregamento, a única explicação é que a estimativa da capacidade é que está errada nos carros de menor capacidade em Ah.

Assim, o carro do FullElectric faz parte dos mk2 que têm uma estimativa menor da capacidade que a real, e por isso o valor que indica de energia carregada na bateria de 21kW.h é inferior ao real. O real serão mesmo os 22-22.5kW.h.

Não se sabe exatamente qual a razão desta discrepância, mas terá a ver certamente com a calibração do sensor de corrente do pack.

Vai ser interessante saber nestes carros a quantos Ah é que desaparece a primeira barra. Se é igual aos outros, sensivelmente aos 55,6Ah, ou a menos.

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 13:31
por FullElectric
Essas explicações fazem sentido mas sendo assim andamos todos a olhar para valores imprecisos reportados pelo Leaf Spy
Eu não tenho como o fazer e tenho pena mas, sendo este um problema antigo, não entendo como é que ainda ninguém com um analizador de energia aferido, um fluke ou outro, tirou isto a limpo.
Basta colocar o analizador nos cabos à entrada da bateria e comparar os valores com os reportados pelo LS durante uma carga completa
Por outro lado, um sensor de corrente com pouca precisão como dizem, sofrerá desse mal a vida toda e não apenas enquanto o carro é novo

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 14:03
por Orlando
Eu diria que com essas medições a capacidade real seja bem perto dos 23kwh.

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 14:58
por FullElectric
Orlando Escreveu:Eu diria que com essas medições a capacidade real seja bem perto dos 23kwh.
Segundo o que apurei 23kWh é a capacidade total da bateria mas esta não é a útil
pelos valores lidos (mais uma vez segundo o LS e acreditando que ele reporta valores corretos), apurei que cada 10% de SOC correspondem rigorosamente a 2308Wh
Logo a capacidade total da bateria é 2308 x 10 = 23,080kWh

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 16:05
por mjr
Mais os 4% de erro (SOH de 96% e não de 100%, conforme medido da tomada) dá 23,08/0.96= 24,04kW.h. Na muche!

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 18:41
por Orlando
Já somos 3 a concordar, há providência!!!

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 18:53
por FullElectric
mjr Escreveu:Mais os 4% de erro (SOH de 96% e não de 100%, conforme medido da tomada) dá 23,08/0.96= 24,04kW.h. Na muche!
Sim corretissimo mjr, este valor não me suscita qq dúvida é o valor da capacidade atual com este SOH
O meu problema é que ele só me disponibiliza 21kWh
Vou indagar sobre uma possibilidade de medir esta energia de forma independete dos sensores do carro

Re: Diario de Bordo FullElectric

Enviado: 13 out 2015, 19:16
por FullElectric
Orlando Escreveu:Já somos 3 a concordar, há providência!!!
A matemática é uma ciência exacta :roll: