A partir de 2012, penso que entre março e junho quando começaram as promoções de compra e aluguer, os clones passaram a ter bateria de 14,5 KWh, a Peugeot e Citroen disseram que apesar disto a autonomia seria a mesma porque optimizaram o sistema de travagem regenerativa.
Peugeot explique pourtant que les changements sont imperceptibles, puisque la réduction de la batterie a diminué le poids, et que le constructeur a de surcroît installé un nouveau logiciel de pilotage de la chaîne de traction qui permet d’optimiser la gestion de la récupération d’énergie au freinage. La consommation au kilomètre a ainsi été réduite ! Et c'est bien vrai que l'écart est faible entre 16 et 14,5 kWh, mais on peut aussi s'inquiéter des performances.
Não sei até que ponto isto é verdade, duvido que a autonomia seja a mesma. Cá para mim isto foi uma imposição da Mitsubishi para se diferenciar dos carros franceses e ter um produto superior. Depois no final de 2014 todos os MiEV e clones passaram a ter motor mais eficiente de 49 KW em vez de 47 KW.
http://www.moteurnature.com/actu/uneact ... s_id=26686
Não queria antes de 2012 porque há sempre mudanças que não são anunciadas e os produtos são constantemente melhorados, neste caso o motor, carregador, inversor e outros, são sujeitos a revisões de hardware. Mesmo que o fabricante desses componentes não anuncie publicamente mudanças.
Basta abrir um aparelho eléctrico e vemos que as versões do hardware mudam, apesar de o aspecto exterior do aparelho manter-se igual. Um exemplo disto é um receptor de satélite que comprei logo que saiu, deu-me ligeiros problemas de estabilidade, mais tarde comprei outro igual, mas o interior tinha sido melhorado, tinha uma placa (PCB) diferente assinalada com uma versão superior e nunca me deu problemas. É também por isto que não gosto de comprar coisas logo que saem para o mercado, prefiro que as pessoas testem e depois o fabricante corrija os problemas.
No entanto ao comprar o carro de 2012 é muito provável que tenha bateria de 14,5 KWh, se for de 2011 não há este "risco". Por isso acho que nem vou ligar muito ao ano, mas aos quilómetros.
No site da Citroen encontram-se stands que têm vários C-Zero à venda, dava para fazer uma compra conjunta.
http://www.citroenselect.fr/fr/occasion ... 005-2015/1
Por exemplo o LISIEUX - Basse-Normandie e o ILLZACH - Alsace.
Quanto ao Orlando, ele é muito bem-vindo a partilhar os conhecimentos que tem e acrescentar informação útil ao tópico se quiser ajudar, mas parece que não está muito interessado. Também gostava da participação do Malm, o diário de bordo dele é uma enciclopédia, partilha coisas que beneficiam toda a comunidade e não só o que lhe interessa. De certeza que tem dicas para quem quiser comprar um carro destes.