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Re: apresentação Ricardo
Enviado: 25 fev 2015, 19:25
por Orlando
Qual wallbox? Da edp?
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 25 fev 2015, 19:39
por ricardot
Orlando Escreveu:Qual wallbox? Da edp?
Penso que seja da efacec.
A nissan tinha uma exposta
Editado:
Confirmo que é da efacec.
É esta.
Da para fazer o carregamento que demora 4h em casa?

Re: apresentação Ricardo
Enviado: 25 fev 2015, 23:34
por mjr
Se vale a pena ou não depende do uso de cada um. Atenção que para carregar em 4 horas é preciso ter 30A disponíveis numa fase. Ou tem 3x30A (20kVA) de potência contratada e uma fase é só para o Leaf ou 45A de potência monofásica (10kVA), sobrando 15A para o resto da casa enquanto está a carregar.
Em Portugal a solução de 45A monofásica é a única que é minimamente aceitável, os 3x30A ficam muito caros por mês no termo tarifário fixo.
Penso que é possível regular o EVSE para menos de 30A, de modo a poder ter mais circuitos na casa ligados com uma potência contratada de 30A. Nesse caso carregaria mais lento que a 30A mas bastante mais rápido que os 10A que o EVSE portátil que vem com o carro.
Eu como tenho um mk1 que só carrega a 16A e o carro veio com um EVSE portátil de 16A, estou servido e não preciso de outro EVSE (exceto talvez pela comodidade de só precisar de ligar a ficha ao carro).
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 26 fev 2015, 11:40
por ricardot
mjr Escreveu:Se vale a pena ou não depende do uso de cada um. Atenção que para carregar em 4 horas é preciso ter 30A disponíveis numa fase. Ou tem 3x30A (20kVA) de potência contratada e uma fase é só para o Leaf ou 45A de potência monofásica (10kVA), sobrando 15A para o resto da casa enquanto está a carregar.
Em Portugal a solução de 45A monofásica é a única que é minimamente aceitável, os 3x30A ficam muito caros por mês no termo tarifário fixo.
Penso que é possível regular o EVSE para menos de 30A, de modo a poder ter mais circuitos na casa ligados com uma potência contratada de 30A. Nesse caso carregaria mais lento que a 30A mas bastante mais rápido que os 10A que o EVSE portátil que vem com o carro.
Eu como tenho um mk1 que só carrega a 16A e o carro veio com um EVSE portátil de 16A, estou servido e não preciso de outro EVSE (exceto talvez pela comodidade de só precisar de ligar a ficha ao carro).
Obrigado pela informação.
Para carregar a 16A é preciso alguma peça especial ou basta ligar à tomada como se faz com 10A ?
A diferença de 10 para 16A representa um carregamento 2h mais rapido certo?
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 26 fev 2015, 12:15
por Orlando
E só custa 500 euros?
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 26 fev 2015, 12:18
por mrr
Para quem quer comprar um EVSE aconselho sempre a comprar um que possibilite o carregamento a 30A com possibilidade de ajustar a potencia, mesmo que não tenha potencia contrata disponível. A diferença de carregar a 10A para 30A é "Abismal", quem tem essa disponibilidade é algo muitíssimo útil.
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 26 fev 2015, 12:35
por marcopns
Carregar a 10ah demora mais de 11 horas 0-100%, a 16ah pode reduzir esse tempo para 6-7 horas.
O EVSE fornecido com o carro permite carregar apenas a 10ah. Para carregar a 16ah, tem que comprar outro EVSE. Há EVSE portáteis que permitem a escolha de varias potencias de carga até os 32ah, por exemplo este:
http://www.sialsolhome.com/cargadores-c ... g-station1
Pode carregar a 16ah nos postos públicos Mobie com o cabo adequado e por vezes é oferecido na compra.
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 26 fev 2015, 12:54
por ricardot
Orlando Escreveu:E só custa 500 euros?
O vendedor falou nesses numeros.
Se calhar mais iva.
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 26 fev 2015, 13:40
por mrr
ricardot Escreveu:Orlando Escreveu:E só custa 500 euros?
O vendedor falou nesses numeros.
Se calhar mais iva.
Deve ser mais IVA e sem instalação.
Re: apresentação Ricardo
Enviado: 26 fev 2015, 15:48
por ricardot
Entao quer dizer que para carregar em casa tenho de comprar um cabo novo