Bom dia, com o tempo, as baterias vão-se degradando.
De acordo à vossa experiência, com quantos km +- será necessário proceder à substituição das baterias?
E qual é o custo?
Obrigado.

Km das baterias
- mjr
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Re: Km das baterias
A parte fácil é o custo.
Dentro da garantia (5 anos ou 100k km para os de 24kW.h, 8 anos ou 160k km para os de 30kW.h): gratuito
Fora da garantia: 5000€ (bateria) + 500€ (aproximadamente montagem) + IVA
km aproximados: depende muito, até porque o fator principal é o tempo e não a utilização.
Algumas pessoas trocaram fora da garantia com cerca de 150k km, mas foi a versão 1 (2011-2013). Eram carros com muita utilização (+ de 30k km por ano), se a utilização for menor a troca será mais tarde, mas com menos km.
A versão 2 de 24kW.h tem um comportamento muito melhor, a degradação parece ser cerca de metade da bateria anterior. Praticamente duplicar por dois o tempo e os km para troca da bateria.
Da versão de 30kW.h em Portugal estão todas dentro da garantia e não há registo de trocas. Parecem degradar ainda mais devagar que as de 24kW.h segunda geração.
Saliento ainda que em todas as trocas efetuadas, foi porque a autonomia já não satisfazia as necessidades diárias. A potência do veiculo mantem-se inalterada. Conheço um caso no Arizona (EUA) onde as temperaturas muito elevadas (perto de 50C meses a fio no Verão) aceleram muito a degradação, em que um utilizador trocou a bateria com praticamente metade da capacidade original, mas o veículo tinha um comportamento idêntico.
Dentro da garantia (5 anos ou 100k km para os de 24kW.h, 8 anos ou 160k km para os de 30kW.h): gratuito
Fora da garantia: 5000€ (bateria) + 500€ (aproximadamente montagem) + IVA
km aproximados: depende muito, até porque o fator principal é o tempo e não a utilização.
Algumas pessoas trocaram fora da garantia com cerca de 150k km, mas foi a versão 1 (2011-2013). Eram carros com muita utilização (+ de 30k km por ano), se a utilização for menor a troca será mais tarde, mas com menos km.
A versão 2 de 24kW.h tem um comportamento muito melhor, a degradação parece ser cerca de metade da bateria anterior. Praticamente duplicar por dois o tempo e os km para troca da bateria.
Da versão de 30kW.h em Portugal estão todas dentro da garantia e não há registo de trocas. Parecem degradar ainda mais devagar que as de 24kW.h segunda geração.
Saliento ainda que em todas as trocas efetuadas, foi porque a autonomia já não satisfazia as necessidades diárias. A potência do veiculo mantem-se inalterada. Conheço um caso no Arizona (EUA) onde as temperaturas muito elevadas (perto de 50C meses a fio no Verão) aceleram muito a degradação, em que um utilizador trocou a bateria com praticamente metade da capacidade original, mas o veículo tinha um comportamento idêntico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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- LuisG
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Re: Km das baterias
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https://www.ebay.co.uk/itm/2015-NISSAN- ... SwAPlXg4fC
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AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
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