custo instalação carregador e mensalidade
- 
				lifo
 - Mensagens: 134
 - Registado: 27 jul 2016, 15:24
 - Data de fabrico: 01 nov 2014
 - Capacidade bateria: 12 barras
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
obrigado pela informacao, mas nesse teu caso foi uma instalação completa de raiz com um contador e contrato só teu? em caso afirmativo, qual o custo total aproximado? obrigado
			
									
									
						- 
				hmendes
 - Mensagens: 664
 - Registado: 19 mar 2017, 21:03
 - Data de fabrico: 01 jun 2017
 - Capacidade bateria: 80,97 Ah
 - Localização: Porto
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
Não, optei por ligar ao quadro comum com contador e o condomínio no final do mês cobra.lifo Escreveu:obrigado pela informacao, mas nesse teu caso foi uma instalação completa de raiz com um contador e contrato só teu? em caso afirmativo, qual o custo total aproximado? obrigado
Estou à espera desde março (com muita insistência pelo meio) do orçamento de baixada própria, mas entre custos da baixada e custos associados (licenças, alvarás, etc.) não chegam com toda a certeza 3000 € é com esse valor compro anos de energia ao condomínio... Entretanto quando tiver o orçamento comunico.
- pemifer
 - Proprietário Kia Niro EV
 - Mensagens: 3331
 - Registado: 15 fev 2016, 16:34
 - Data de fabrico: 27 mar 2018
 - Capacidade bateria: 109,30Ah
 - Localização: Lisboa
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
Em relação ao condomínio, a lei é clara, o condomínio não pode impedir a não ser que já haja um ponto de carregamento comum.
Consulte a lei aqui:https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/
Em caso de lugares de estacionamento sem morada própria, o caso do meu, não é possível haver ponto de entrega, logo, não é possível fazer um contrato próprio exclusivo para o lugar de garagem.
No fim de semana passado o eletricista do condomínio montou a minha tomada exclusiva.
Foi feita uma ligação a um disjuntor de 16A do quadro do condomínio com 110m de cabo (3x2,5), montado um contador e uma tomada CE.
O eletricista ainda trouxe mais uma ficha CE pois a do meu EVSE estava estragada.
Tudo: 400€.
Todas as fotos aqui: https://flic.kr/s/aHskYqwKMf
IMG_20170626_221114 by Pedro Fernandes, on Flickr
IMG_20170626_221114 by Pedro Fernandes, on Flickr
IMG_20170626_213419 by Pedro Fernandes, on Flickr
			
									
									
						Consulte a lei aqui:https://www.uve.pt/page/instalacao-de-p ... ondominio/
Em caso de lugares de estacionamento sem morada própria, o caso do meu, não é possível haver ponto de entrega, logo, não é possível fazer um contrato próprio exclusivo para o lugar de garagem.
No fim de semana passado o eletricista do condomínio montou a minha tomada exclusiva.
Foi feita uma ligação a um disjuntor de 16A do quadro do condomínio com 110m de cabo (3x2,5), montado um contador e uma tomada CE.
O eletricista ainda trouxe mais uma ficha CE pois a do meu EVSE estava estragada.
Tudo: 400€.
Todas as fotos aqui: https://flic.kr/s/aHskYqwKMf
IMG_20170626_221114 by Pedro Fernandes, on Flickr
IMG_20170626_221114 by Pedro Fernandes, on Flickr
IMG_20170626_213419 by Pedro Fernandes, on Flickr- 
				lifo
 - Mensagens: 134
 - Registado: 27 jul 2016, 15:24
 - Data de fabrico: 01 nov 2014
 - Capacidade bateria: 12 barras
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
obrigado pela informação e fotos.  
			
									
									
						- 
				hmendes
 - Mensagens: 664
 - Registado: 19 mar 2017, 21:03
 - Data de fabrico: 01 jun 2017
 - Capacidade bateria: 80,97 Ah
 - Localização: Porto
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
Para essa distância, mesmo a 10A 2,5mm de secção é pouco... Eu revia isso.pemifer Escreveu: Foi feita uma ligação a um disjuntor de 16A do quadro do condomínio com 110m de cabo (3x2,5), montado um contador e uma tomada CE.
edit: correcção ortográfica devia > revia
					Última edição por hmendes em 04 jul 2017, 10:42, editado 1 vez no total.
									
			
									
						- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
Usando fio de 2.5mm^2 e 10A estamos a falar numa queda de tensão nos fios para 110m de comprimento de 14V e uma perda de energia de 140W. É um pouco elevado realmente, a bem da eficiência uma secção de 4mm^2 reduziria significativamente este valor.
A nível de segurança não há obviamente qualquer problema.
			
									
									A nível de segurança não há obviamente qualquer problema.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- 
				hmendes
 - Mensagens: 664
 - Registado: 19 mar 2017, 21:03
 - Data de fabrico: 01 jun 2017
 - Capacidade bateria: 80,97 Ah
 - Localização: Porto
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
Falei para os 10A, mas nem sei se não estará a usar o EVSE de 16A, tendo em conta que fala numa ficha CEE, que presumo que vinha de origem nos primeiros EVSEs, corrijam-me se estou em erro...mjr Escreveu:Usando fio de 2.5mm^2 e 10A estamos a falar numa queda de tensão nos fios para 110m de comprimento de 14V e uma perda de energia de 140W. É um pouco elevado realmente, a bem da eficiência uma secção de 4mm^2 reduziria significativamente este valor.
A nível de segurança não há obviamente qualquer problema.
- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: custo instalação carregador e mensalidade
Se é CEE é de 16A...
A nível de segurança continua a não haver problema, mas a nível de perdas no cobre a coisa aumenta significativamente, estamos a falar em 360W perdidos nos 220m de fio (110 na ida e 110m na volta). A queda de tensão sobe para 22,5V.
			
									
									A nível de segurança continua a não haver problema, mas a nível de perdas no cobre a coisa aumenta significativamente, estamos a falar em 360W perdidos nos 220m de fio (110 na ida e 110m na volta). A queda de tensão sobe para 22,5V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt