Ficou a pé?rdias Escreveu:Já agora houve outro produto que eu considero muito boa engenharia e que falhou. Foi o i3 do João no regresso a Guimarães.
Apesar de achar que foi um mau cálculo do soc restante.

Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Banal só para Portugueses desmiolados. Vejam lá se lá fora há excessos desses a torto e a direito. Atravessei Espanha de uma ponta à outra em AE e o número de aceleras que me ultrapassaram em 1000km foi incomparavelmente menor do que o número de aceleras que me ultrapassam em 200km de AE em Portugal.rdias Escreveu: Tudo se resolvia com o bom senso da Nissan e não dos seus utilizadores.
Os bons produtos de engenharia tem de precaver estes cenários. E acho um cenário banal e não algo fora de série.
E além disso e engenharia até precaviu esses cenários. Abusas? Toma lá limitação de potência para teres mais juízo

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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Acho que o problema já é outro:
Compra-se um carro, mudam o radio
Compra-se um carro, mudam as jantes
Compra-se um carro, alargam as medidas dos pneus
Compra-se um carro, metem um turbo com mais pressao
Compra-se um carro, altera-se o escape
Compra-se um carro sem refrigeração, queremos meter refrigeração
Compra-se um carro com refrigeração, queremos desativar porque gasta muito.
Acho que no fundo todos queremos ser engenheiros e nao entendemos nunca o que esta por tras do que é construido.
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Acho que no fundo todos queremos ser engenheiros e nao entendemos nunca o que esta por tras do que é construido.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
rdias Escreveu:Terias razão se falássemos de 1000 kms seguidos e 10 cargas rápidas. Até seria tolerável, apesar de tudo.
Agora duas cargas rápidas e 250 kms depois. Parece que só fez um troço a alta velocidade.
Tudo se resolvia com o bom senso da Nissan e não dos seus utilizadores.
Os bons produtos de engenharia tem de precaver estes cenários. E acho um cenário banal e não algo fora de série.
Facciosidade a quanto obrigas!rdias Escreveu:Já agora houve outro produto que eu considero muito boa engenharia e que falhou. Foi o i3 do João no regresso a Guimarães.
Apesar de achar que foi um mau cálculo do soc restante.




Um "falhou" porque é mau, o outro "falhou" porque houve um cruzamento de venus com jupiter e plutão estava à esquerda mas é bom!




A "falha" apontada ao Leaf afinal é uma característica, como já tinha sido referido.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Neste caso se cumprisse com os limites podia fazer 2000km seguidos, com cargas a meio, pois a limitação de potência na carga rapida não deixava a temperatura subir ao nível de limitar poder andar a 120km/h. Pelo que vejo o Leaf de 30kW.h carrega mais rápido de 0 a 90% de SOC que o de 24kW.h, apesar de ter mais capacidade. Isto porque até aos 80% de Soc a carga é sempre feita a 125A, ou seja 30 minutos a 125A. Já o Leaf de 24kW.h nem 15 minutos fica a 125A, talvez chegue aos 10minutos. Como já vimos noutro tópico o Leaf de 30kW.h carrega a maior corrente com 80% de SOC que o Model S de 85kW.h com o mesmo SOC de 80%!
Isto permite menos tempo a carregar mas (muito) mais aquecimento do pack. Já vi que quando a corrente de carga baixa para metade (25kW) a bateria começa a arrefecer. E isto permite que após a terceira carga ele carregue mais ou menos igual que um Leaf de 24kW.h, embora demore mais tempo por ter uma bateria maior. A limitação de potência a acontecer após a carga será apenas da última bola, e rapidamente desaparece a velocidades moderadas.
Isto é para temperaturas ambientes elevadas, perto de 40 graus. Com 30 graus será necessário mais uma carga rápida e a 20-25C deverá desaparecer.
Isto permite menos tempo a carregar mas (muito) mais aquecimento do pack. Já vi que quando a corrente de carga baixa para metade (25kW) a bateria começa a arrefecer. E isto permite que após a terceira carga ele carregue mais ou menos igual que um Leaf de 24kW.h, embora demore mais tempo por ter uma bateria maior. A limitação de potência a acontecer após a carga será apenas da última bola, e rapidamente desaparece a velocidades moderadas.
Isto é para temperaturas ambientes elevadas, perto de 40 graus. Com 30 graus será necessário mais uma carga rápida e a 20-25C deverá desaparecer.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Se o carro não pode fazer uma viagem em AE quando está calor, perfeitamente dentro dos limites de velocidade da estrada e do veículo, se calhar deveria ter matriculado como quadriciclo, para ser impedido de andar em AE.t3lmo Escreveu:PCR Loulé (40ºC ao sol) + A22,A2 + PCR Aljustrel (avisado para não se esticar muito) + A2 (sem controlo) + PCR Álcacer (30-40% e tartagura)
Nem todos estão mentalizados (e conscientes) para conduzir perto dos limites. Mesmo quando são avisados previamente.
Ou melhor "engenheirado".
Ou vendido sem CR.
O meu 24 carrega a 125A até 80%.mjr Escreveu: Pelo que vejo o Leaf de 30kW.h carrega mais rápido de 0 a 90% de SOC que o de 24kW.h, apesar de ter mais capacidade. Isto porque até aos 80% de Soc a carga é sempre feita a 125A, ou seja 30 minutos a 125A. Já o Leaf de 24kW.h nem 15 minutos fica a 125A, talvez chegue aos 10minutos.
Até aos 45ºC nunca experienciei limitação de potência de carga. A 53.1ºC limitou a carga a 30~32 kW (80~90A)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... gem#p72211
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Uma das coisas que me irritava nos meus últimos CIs (supostamente bons produtos de engenharia) e uma das (muitas) motivações para a compra de um ve foi a FAP. Sempre que estava com pressa lá me aparecia o aviso e tinha de continuar a conduzir (filtro cheio). Resposta da Oficina? Estes diesel de agora não servem para andar na Cidade... Isto além de uma Passat comprada nova mês ter-me deixado a pé duas vezes com problemas de injetores e que a marca nunca assumiu... Para mim isto é um mau produto de engenharia... Deixa-me a pé sem aviso!
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Não percebi o teu ponto de vista...RNM Escreveu: Se o carro não pode fazer uma viagem em AE quando está calor, perfeitamente dentro dos limites de velocidade da estrada e do veículo, se calhar deveria ter matriculado como quadriciclo, para ser impedido de andar em AE.
Ou melhor "engenheirado".
Ou vendido sem CR.
Há muita maneira de derreter a mecânica de um ICE dentro dos limites de velocidade da estrada e do veiculo...
Os ICE por exemplo têm o corte antes do motor atingir as rotações máximas, eu nunca experimentei acelerar qualquer carro até ao corte, mas vi pessoas a fazê-lo...
Podes meter-te numa AE acelerar até ao corte em todas as mudanças e seguir em 3ª com o motor sempre a cortar, deve ser dentro dos limites de velocidade, duvido que consigas fazer muitos quilómetros assim...
Tive um colega que não acelerava até ao corte mas andava sempre em rotações altas, raramente punha a 5ª, e conseguiu andar assim durante 3 anos até partir o motor...
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
Estamos a falar de dum ICE ou do Leaf?pemifer Escreveu: Não percebi o teu ponto de vista...
Há muita maneira de derreter a mecânica de um ICE dentro dos limites de velocidade da estrada e do veiculo...
Os ICE por exemplo têm o corte antes do motor atingir as rotações máximas, eu nunca experimentei acelerar qualquer carro até ao corte, mas vi pessoas a fazê-lo...
Podes meter-te numa AE acelerar até ao corte em todas as mudanças e seguir em 3ª com o motor sempre a cortar, deve ser dentro dos limites de velocidade, duvido que consigas fazer muitos quilómetros assim...
Tive um colega que não acelerava até ao corte mas andava sempre em rotações altas, raramente punha a 5ª, e conseguiu andar assim durante 3 anos até partir o motor...
Vais descansado da vida, a 120 numa AE, tens autonomia na boa e postos de carga para carregar, e não podes fazê-lo pq a bateria começa a "suar"??
Não estou a pedir que o carro aguente corridas, bastaria que aguenta-se viagens em AE, com CRs sucessivas sem ficar com a bateria a ferver!
- BrunoAlves
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas
O "ferver" é relativo, as 10 barras de vez em quando a mim não me fazem espécie nenhuma enquanto que a outros (que nem sequer têm Leaf - sim, rdias és tu) fazem uma impressão brutal.
Neste caso parede claro que não foi a 120 mas sim "no nó" , pelas contas do mjr se fosse a cumprir ter-se-ia aguentado a andar.
Não é que eu ache que o carro é melhor sem TMS, não é. Mas não tem. E não tendo, tenho confiança que se aguenta perfeitamente bem nos nossos percursos e no tamanho do nosso rectângulo. Faz-se demasiado alarido...
Neste caso parede claro que não foi a 120 mas sim "no nó" , pelas contas do mjr se fosse a cumprir ter-se-ia aguentado a andar.
Não é que eu ache que o carro é melhor sem TMS, não é. Mas não tem. E não tendo, tenho confiança que se aguenta perfeitamente bem nos nossos percursos e no tamanho do nosso rectângulo. Faz-se demasiado alarido...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
