Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
-
RNM
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Mensagem
por RNM » 22 jun 2016, 15:08
jfr2006 Escreveu:RNM Escreveu:Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.
Estou certo?
Repara, que tal como é dito, o sistema pode funcionar como AP (ou seja, fornece ele uma ligação wi-fi), podendo assim ser controlado através de um telemóvel que se ligue a ele como cliente wi-fi.
Quanto à presença de wi-fi junto do carro, não é uma questão muito difícil de resolver, embora envolva alguns custos. Por exemplo, no meu caso, comprei na worten outlet um sistema powerline com capacidade de replicar o meu wi-fi na garagem. Assim, apesar de eu morar no último andar (4º) e a garagem ser na cave, através deste sistema, que tem um modulo em casa ligado ao router de casa e outro modulo na garagem, tenho o wi-fi (e acesso à internet) na minha garagem, como se estivesse em casa. Mas no meu caso, a energia que vai para a minha garagem vem do quadro da minha casa. Pode haver pessoas em que não tenham esta possibilidade e aí a coisa já se torna mais complicada.
Portanto, poupamos 10~20€ no módulo GSM para o EVSE para gastar qt num sistema powerline, repetidor, antena direcional, etc...?
E qd um não carwings estiver em viagem e a carga for abaixo? nicles de notificação?
Logo naquele dia que andámos a passear 4h para o carro carregar

-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Mensagem
por RJSC » 22 jun 2016, 15:10
sparrow Escreveu:Eu acho que acrescentar tanta coisa é encarecer demasiado o produto e torná-lo apenas apetecível a muito pouca gente...
A maior parte das pessoas está apenas interessada num EVSE de intensidade regulável e controlável remotamente sentado no sofá.
Tudo o que vai para além disso já interessa apenas a alguns e deveria funcionar como módulos extra ao produto base.
É assim que está a ser feito. O produto base é o que está no primeiro tópico. O resto é implementado num servidor à parte (raspeberry pi por exemplo) e o monitor de consumo da casa também é um dispositivo separado.
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Mensagem
por RJSC » 22 jun 2016, 15:15
RNM Escreveu:jfr2006 Escreveu:RNM Escreveu:Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.
Estou certo?
Repara, que tal como é dito, o sistema pode funcionar como AP (ou seja, fornece ele uma ligação wi-fi), podendo assim ser controlado através de um telemóvel que se ligue a ele como cliente wi-fi.
Quanto à presença de wi-fi junto do carro, não é uma questão muito difícil de resolver, embora envolva alguns custos. Por exemplo, no meu caso, comprei na worten outlet um sistema powerline com capacidade de replicar o meu wi-fi na garagem. Assim, apesar de eu morar no último andar (4º) e a garagem ser na cave, através deste sistema, que tem um modulo em casa ligado ao router de casa e outro modulo na garagem, tenho o wi-fi (e acesso à internet) na minha garagem, como se estivesse em casa. Mas no meu caso, a energia que vai para a minha garagem vem do quadro da minha casa. Pode haver pessoas em que não tenham esta possibilidade e aí a coisa já se torna mais complicada.
Portanto, poupamos 10~20€ no módulo GSM para o EVSE para gastar qt num sistema powerline, repetidor, antena direcional, etc...?
E qd um não carwings estiver em viagem e a carga for abaixo? nicles de notificação?
Logo naquele dia que andámos a passear 4h para o carro carregar

Estás-te a esquecer do pior: pagar os encargos mensais associados ao plano de dados cartão gsm.
Se tivesse que pagar o carwings não o usava.
E está a escapar-te outro pormenor: se a carga parar fora de casa quase de certeza que o EVSE ficou sem fornecimento de energia e então ainda é preciso acrescentar uma bateria e sistema de carga para o evse mandar a mensagem de que a carga foi interrompida.
-
RNM
Mensagem
por RNM » 22 jun 2016, 15:18
sparrow Escreveu:
A maior parte das pessoas está apenas interessada num EVSE de intensidade regulável e controlável remotamente sentado no sofá.
só acrescentaria o aviso de falha de rede eléctrica.
Mas estou a ver que estas features ficariam muito caras, para o meu caso sem wifi na garagem nem carwings
-
RNM
Mensagem
por RNM » 22 jun 2016, 15:21
RJSC Escreveu:
Estás-te a esquecer do pior: pagar os encargos mensais associados ao plano de dados cartão gsm.
E está a escapar-te outro pormenor: se a carga parar fora de casa quase de certeza que o EVSE ficou sem fornecimento de energia e então ainda é preciso acrescentar uma bateria e sistema de carga para o evse mandar a mensagem de que a carga foi interrompida.
Tenho um cartão de dados que partilha o tarifario do telefone, a custo zero.
Se meteres o smartphone mais barato do mercado dentro do EVSE, terás: bateria, gsm, sw programavel, wifi, etc. Um ideia
-
sparrow
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Mensagem
por sparrow » 22 jun 2016, 15:24
RNM Escreveu:RJSC Escreveu:
Tenho um cartão de dados que partilha o tarifario do telefone, a custo zero.
Se meteres o smartphone mais barato do mercado dentro do EVSE, terás: bateria, gsm, sw programavel, wifi, etc. Um ideia
Nesse caso então o este evse base com um telemóvel barato ao lado faz o que queres. Não precisa estar dentro do evse se se pode ligar ao evse por wifi!
-
jfr2006
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Mensagem
por jfr2006 » 22 jun 2016, 15:27
RNM Escreveu:
O sistema powerline ficou-me barato (é preciso relembrar que foi numa worten outlet). Tema vantagem de me fornecer acesso à net de casa e aos restantes serviços que tenho em casa (NAS e afins) de forma directa e simples e sem gastar tráfego GSM que é limitado. Não existe nenhum repetidor nem antena direccional envolvida.
Para quem tiver espaço no tubo onde passam os fios para a garagem, pode sempre passar cabo de rede e colocar um AP na garagem. Existem inclusive APs que podem ser alimentados pelo cabo ethernet.
-
sparrow
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Mensagem
por sparrow » 22 jun 2016, 15:41
Com isto tudo lembrei-me do que o Orlando disse acerca do tesla model III... Prefere o Leaf porque pode já andar de Leaf. E que tal lançarem já a versão base que está testada e a funcionar e os módulos extra iam lançando à medida que iam sendo desenvolvidos?
-
RNM
Mensagem
por RNM » 22 jun 2016, 15:56
sparrow Escreveu:
Nesse caso então o este evse base com um telemóvel barato ao lado faz o que queres. Não precisa estar dentro do evse se se pode ligar ao evse por wifi!
Na verdade, só o mínimo essencial precisa de estar dentro do EVSE, o restante pode estar "agarrado" à bateria de 12 V do carro.
Leaf e Model 3: eu já tenho um Leaf e um EVSE regulavel. Acho que estamos a debater o "model 3"
-
jfr2006
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Mensagem
por jfr2006 » 22 jun 2016, 16:10
Reparem que a maioria das funcionalidades estão presentes nesta versão e são apenas software (e não hardware). O sistema pode funcionar stand-alone, com mudança de corrente de carga através de um botão

This board uses cookies to give you the best and most relevant experience. In order to use this board it means that you need accept the policy.
You can find out more about the cookies used on this board by clicking the "Policies" link at the bottom of the page.
[ I accept ]