Não sei se já houve este tópico.
Tenho lido aqui dicas acerca da melhor maneira de tratar as baterias dos Leaf e nessas dicas sempre falam em não descarregar a bateria abaixo dos 20%.
Ainda à pouco tempo falei em conduzir até parar e desaconselharam-me
Por outro lado vejo foristas experientes a dizer "não te esqueças de fazer o teste da tomada".
Afinal em que é que ficamos?
O teste da tomada serve para quê?
Tem mais alguma utilidade para alem de fazer medições?
			
									
									
						
Teste da tomada?
- 
				jasmim
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Re: Teste da tomada?
O teste da tomada é para conhecer a capacidade do pack e para futuras comparações.
Terá de ser feito de uma forma esporádica. Abaixo dos 20% andar com pé levezinho para não forçar o pack.
			
									
									Terá de ser feito de uma forma esporádica. Abaixo dos 20% andar com pé levezinho para não forçar o pack.
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- BrunoAlves
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Re: Teste da tomada?
Eu ainda não estou completamente convencido do problema real em fazer o teste da tomada, mas também é porque o funcionamento das baterias é um bocado "chinês" para mim.
- Percebo (ainda que não perceba a química da coisa) que não se deva deixar as baterias carregadas a SOC muito elevados
- Percebo que não se pode dar grande gás com as células a valores de tensão demasiado baixos porque, para manter a potência é necessário subir a corrente e isso acarreta a toda poderosa temperatura. Daí que seja boa ideia manter o pézinho ligeiro
- Não percebo a suposta degradação acentuada por se trazer o a bateria aos "mínimos". O carro desliga-se *muito* antes de as células entrarem na suposta zona das reacções químicas adversas (2V segundo li há pouco tempo). O ultimo teste de tomada do VETL mostra isso mesmo
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 921#p72918

A célula mais baixa tinha 3V. É muito longe...
			
									
									- Percebo (ainda que não perceba a química da coisa) que não se deva deixar as baterias carregadas a SOC muito elevados
- Percebo que não se pode dar grande gás com as células a valores de tensão demasiado baixos porque, para manter a potência é necessário subir a corrente e isso acarreta a toda poderosa temperatura. Daí que seja boa ideia manter o pézinho ligeiro
- Não percebo a suposta degradação acentuada por se trazer o a bateria aos "mínimos". O carro desliga-se *muito* antes de as células entrarem na suposta zona das reacções químicas adversas (2V segundo li há pouco tempo). O ultimo teste de tomada do VETL mostra isso mesmo
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 921#p72918

A célula mais baixa tinha 3V. É muito longe...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						- 
				marcopns
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Re: Teste da tomada?
O carro está protegido. Descarregar o carro até parar não traz qualquer problema, nem ao carro nem ao pack..  talvez seja um problema para o condutor se aparecer a luz de burro.
No entanto, nós conhecemos as boas práticas da utilização deste tipo de baterias e sabemos que para prolongar ao maximo a sua vida devemos evitar descarregar abaixo dos 20%.
Concluindo, o teste da tomada pode-se fazer para conhecer melhor o carro, não vamos estragar nada, no entanto não deve ser repetido todos os dias.
			
									
									No entanto, nós conhecemos as boas práticas da utilização deste tipo de baterias e sabemos que para prolongar ao maximo a sua vida devemos evitar descarregar abaixo dos 20%.
Concluindo, o teste da tomada pode-se fazer para conhecer melhor o carro, não vamos estragar nada, no entanto não deve ser repetido todos os dias.
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						- BrunoAlves
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Re: Teste da tomada?
Sim, até porque ninguém quer ver a tartaruga todos os diasnão deve ser repetido todos os dias.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						- mjr
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Re: Teste da tomada?
A degradação extra que provoca é apenas por ser eventualmente um ciclo profundo (de 100% a 0%) e por algum aquecimento extra que possa acontecer pela maior corrente de descarga que as tensões mais baixas do pack obrigam para obter a mesma potência. E estamos a falar de algo bem abaixo dos 0,1% de degradação extra! Os benefícios de conhecer o estado real do pack de tempos a tempos (meio em meio ano, por exemplo) são superiores à ínfima degradação extra que tão reduzido número de eventos provoca.
			
									
									Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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