Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 10 dez 2015, 00:39

Também tenho o inversor Studer, neste caso o de 48V / 4000VA. É material de muita qualidade e versátil.

Eu não tenho possibilidade de colocar baterias fora de casa, e não tenho coragem de colocar as de chumbo no sítio onde tenho o inversor. A instalação para as colocar na garagem é muito complicada pois iria exigir fios de secção muito elevada, pelo menos 50mm^2.

Ficamos a aguardar o V2G. Também tenho planos para um DC/DC dos 12V do Leaf para carregar as baterias de 48V, mas não tenho tido tempo para avançar (o conversor que fiz ainda só consegue uns 50W de 12->48V). Vamos ver se agora no Natal a coisa avança...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 10 dez 2015, 14:38

mjr Escreveu:Também tenho planos para um DC/DC dos 12V do Leaf para carregar as baterias de 48V, mas não tenho tido tempo para avançar (o conversor que fiz ainda só consegue uns 50W de 12->48V). Vamos ver se agora no Natal a coisa avança...
O Fluence tem pouco espaço junto ao motor, mas ainda ponderei colocar um inversor 12VDC-230VAC 500W junto ao motor. Esses 230VAC depois ligariam na entrada do Studer não havendo problema com o comprimento e grossura dos cabos. Tem a óbvia desvantagem da menor eficiência.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 10 dez 2015, 16:01

É uma possibilidade de facto. A eficiência é que seria de facto significativamente menor, pois CC/CC é muito mais eficiente que CC/AC (inversor portátil 12V) seguido de AC/DC (no studer).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 jan 2016, 22:43

Gráfico com previsão para o futuro próximo

(as datas estão à americana: Mês/Dia/Ano)
Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 09 jan 2016, 23:03

Fecho de contas de 2015

Período entre 1-Março e 31-Dezembro

Renault Fluence ZE
8620km percorridos
13,40€ em electricidade EDP (restante foi solar)
36,60€ revisão
830€ em aluguer de bateria
Custo por km 0,10€

Toyota Prius 2G
6060 km percorridos
358,82€ em combustível
Não houve revisões/reparações
Custo por km 0,06€

Como é óbvio o aluguer de bateria faz com que um poupadinho VE tenha um custo por km superior a um fumarento.
No entanto os 830€ gastos até agora somados ao custo de aquisição ainda ficam muito longe do que teria pago por qualquer outro VE comparável.

O único arrependimento é de não ter avançado mais cedo!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 09 jan 2016, 23:41

Ah se o arrependimento mata-se!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jfr2006
Mensagens: 2507
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por jfr2006 » 10 jan 2016, 12:41

rdias Escreveu:Mês de dezembro :

4112 kms
gasoleo : 289.44

não houve custos adicionais :

custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Não vás por aí, porque se eu ponho aqui os meus valores..aliás posso por:
Mês de Dezembro:

2995km
69€ de GPL

Não houve custos adicionais:

custo por km: 0.023 :lol:

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Fil » 10 jan 2016, 20:04

Se o pessoal dos VE's sem aluguer começarem a colocar aqui os valores, é uma chatice. Muitos deles começam em 0 e acabam em 0 (os meus por exemplo, na maioria dos meses) ;)

O mais importante é o Alex estar satisfeito com a compra que fez. Muitos e bons klms ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 10 jan 2016, 23:34

rdias Escreveu:Mês de dezembro :

4112 kms
gasoleo : 289.44

não houve custos adicionais :

custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Média de 133km por dia. 49500km/ano. Dezembro deve ser um mês fraco.

A minha média de custo/km de Dezembro anda abaixo do cêntimo/km. Na verdade deve ser quase 0. Quase tudo cargas gratuitas para mim.

Mas o Fluence do Alexmol foi muito barato, pelo que certamente a minha poupança mensal ainda não compensa em relação ao Fluence.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2680
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 11 jan 2016, 08:56

rdias Escreveu:custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Espera aí, um carro a gasóleo com custo superior a um a gasolina? (o meu Prius 2G)?
Então isso não era impossível? :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”