Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.
Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.
- Apr
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
O que falta nas contas são as luvas... aumenta logo a contribuição de 1cent para 3 cents... 
Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.
			
									
									
						Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.
- VETL
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Nesse caso, deixem-nos meter uma microprodução e paguem-nos o CO2 que evitamos.
Só a minha micro este ano já produziu quase 7.700Kwh...
			
									
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Um PCR custa 20 k€ + 50% para instalação + 50% para luvas...? Tal como eu escrevi.Apr Escreveu:O que falta nas contas são as luvas... aumenta logo a contribuição de 1cent para 3 cents...
Não consigo processar ainda a tabela, tem que ser mais logo com calma.
Quem tudo quer, tudo perde.
E se insistirem em 3 cents, vamos perder, segurissimamente!
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				RNM
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Querem uns valores mais realistas, principalmente em relação a quantidades?
Apenas 0,5 cents de ISP.

			
									
									
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- mjr
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Como particular não deverão ser as emissões associadas a particulares que contam para mim?RNM Escreveu:Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWhmjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)
Fontes:
http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0
Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0
Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.
Não é insignificante, de maneira nenhuma.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICERNM Escreveu:Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWhmjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)
Fontes:
http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0
Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0
Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.
Não é insignificante, de maneira nenhuma.
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.
- rnlcarlov
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Exatamente. Isso parece quase o argumento dos velhos de restelo quando falamos em carros elétricos e eles dizem "ah e tal, a energia e a produção de baterias também consomem combustíve", sem nunca olharem para onde vem o sumo fóssil deles.FullElectric Escreveu: Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICE
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.
- mjr
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
A EDP SU teve 122g/kW.h em 2014:
http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/ ... ergia.aspx
Acho que estes dados é que são os relevantes e não os totais da EDP. Ou seja, um hipotético imposto sobre o CO2 seria cobrado sobre as emissões de CO2 que vêm na fatura, que não são baseados nos 235g CO2/kW.h que o RNM indicou mas os 100-120 g CO2/kW.h que indiquei.
O WW dos fósseis é um pouco superior ao valor base indicado para o diesel, e deve ser obviamente considerado.
			
									
									http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/ ... ergia.aspx
Acho que estes dados é que são os relevantes e não os totais da EDP. Ou seja, um hipotético imposto sobre o CO2 seria cobrado sobre as emissões de CO2 que vêm na fatura, que não são baseados nos 235g CO2/kW.h que o RNM indicou mas os 100-120 g CO2/kW.h que indiquei.
O WW dos fósseis é um pouco superior ao valor base indicado para o diesel, e deve ser obviamente considerado.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Acrescenta 10~15% aos CIs, para extração, refinamento e transporte. Estas operações são muito eficientes, visto que impactam directamente nos bolsos dos accionistas, fora 100+anos de experiência.FullElectric Escreveu:Sim não é insignificante, só que aqui estás a cometer um erro grosseiro ao comparar as emissões well 2 wheel do VE com as emissões apenas produzidas pela combustão do hidrocarboneto no motor ICERNM Escreveu:Não se deve fazer as contas com esses 109g, mas sim contando com toda a EDP, 235,1g/kWhmjr Escreveu:1l Diesel = 2640g CO2
1kW.h = 109g CO2 (Dados da EDP, para 2014, consumos particulares)
Fontes:
http://www.ecoscore.be/en/how-calculate ... onsumption
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0
Completamente insignificante na eletricidade, mesmo tendo em conta que 1l de Diesel dá para fazer 20km e 1kW.h dá para fazer 5km.
https://energia.edp.pt/empresas/apoio-c ... 4&period=0
Assim, um Leaf, (usando os valores acima) emite 4702 g/100km, o equivalente a 1,78 l/100km de diesel.
Não é insignificante, de maneira nenhuma.
É importante comparar as emissões W2W nas 2 tecnologias.
E acrescenta mais qq coisa para para extração, refinamento e transporte do carvão e gás natural.
15% não é um erro grosseiro mas ok
					Última edição por RNM em 14 dez 2015, 12:24, editado 1 vez no total.
									
			
									
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Se estiveres desligado da rede, podes fazer as contas como quiseres.mjr Escreveu: Como particular não deverão ser as emissões associadas a particulares que contam para mim?
Estando ligado à rede, é igual para todos, os nossos contadores não têm filtro de electrões verdes...