
Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Também tenho o inversor Studer, neste caso o de 48V / 4000VA. É material de muita qualidade e versátil.
Eu não tenho possibilidade de colocar baterias fora de casa, e não tenho coragem de colocar as de chumbo no sítio onde tenho o inversor. A instalação para as colocar na garagem é muito complicada pois iria exigir fios de secção muito elevada, pelo menos 50mm^2.
Ficamos a aguardar o V2G. Também tenho planos para um DC/DC dos 12V do Leaf para carregar as baterias de 48V, mas não tenho tido tempo para avançar (o conversor que fiz ainda só consegue uns 50W de 12->48V). Vamos ver se agora no Natal a coisa avança...
Eu não tenho possibilidade de colocar baterias fora de casa, e não tenho coragem de colocar as de chumbo no sítio onde tenho o inversor. A instalação para as colocar na garagem é muito complicada pois iria exigir fios de secção muito elevada, pelo menos 50mm^2.
Ficamos a aguardar o V2G. Também tenho planos para um DC/DC dos 12V do Leaf para carregar as baterias de 48V, mas não tenho tido tempo para avançar (o conversor que fiz ainda só consegue uns 50W de 12->48V). Vamos ver se agora no Natal a coisa avança...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2680
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
O Fluence tem pouco espaço junto ao motor, mas ainda ponderei colocar um inversor 12VDC-230VAC 500W junto ao motor. Esses 230VAC depois ligariam na entrada do Studer não havendo problema com o comprimento e grossura dos cabos. Tem a óbvia desvantagem da menor eficiência.mjr Escreveu:Também tenho planos para um DC/DC dos 12V do Leaf para carregar as baterias de 48V, mas não tenho tido tempo para avançar (o conversor que fiz ainda só consegue uns 50W de 12->48V). Vamos ver se agora no Natal a coisa avança...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
É uma possibilidade de facto. A eficiência é que seria de facto significativamente menor, pois CC/CC é muito mais eficiente que CC/AC (inversor portátil 12V) seguido de AC/DC (no studer).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2680
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Gráfico com previsão para o futuro próximo
(as datas estão à americana: Mês/Dia/Ano)

(as datas estão à americana: Mês/Dia/Ano)

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2680
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Fecho de contas de 2015
Período entre 1-Março e 31-Dezembro
Renault Fluence ZE
8620km percorridos
13,40€ em electricidade EDP (restante foi solar)
36,60€ revisão
830€ em aluguer de bateria
Custo por km 0,10€
Toyota Prius 2G
6060 km percorridos
358,82€ em combustível
Não houve revisões/reparações
Custo por km 0,06€
Como é óbvio o aluguer de bateria faz com que um poupadinho VE tenha um custo por km superior a um fumarento.
No entanto os 830€ gastos até agora somados ao custo de aquisição ainda ficam muito longe do que teria pago por qualquer outro VE comparável.
O único arrependimento é de não ter avançado mais cedo!
Período entre 1-Março e 31-Dezembro
Renault Fluence ZE
8620km percorridos
13,40€ em electricidade EDP (restante foi solar)
36,60€ revisão
830€ em aluguer de bateria
Custo por km 0,10€
Toyota Prius 2G
6060 km percorridos
358,82€ em combustível
Não houve revisões/reparações
Custo por km 0,06€
Como é óbvio o aluguer de bateria faz com que um poupadinho VE tenha um custo por km superior a um fumarento.
No entanto os 830€ gastos até agora somados ao custo de aquisição ainda ficam muito longe do que teria pago por qualquer outro VE comparável.
O único arrependimento é de não ter avançado mais cedo!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Ah se o arrependimento mata-se!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Não vás por aí, porque se eu ponho aqui os meus valores..aliás posso por:rdias Escreveu:Mês de dezembro :
4112 kms
gasoleo : 289.44
não houve custos adicionais :
custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Mês de Dezembro:
2995km
69€ de GPL
Não houve custos adicionais:
custo por km: 0.023

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Se o pessoal dos VE's sem aluguer começarem a colocar aqui os valores, é uma chatice. Muitos deles começam em 0 e acabam em 0 (os meus por exemplo, na maioria dos meses) 
O mais importante é o Alex estar satisfeito com a compra que fez. Muitos e bons klms

O mais importante é o Alex estar satisfeito com a compra que fez. Muitos e bons klms

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Média de 133km por dia. 49500km/ano. Dezembro deve ser um mês fraco.rdias Escreveu:Mês de dezembro :
4112 kms
gasoleo : 289.44
não houve custos adicionais :
custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
A minha média de custo/km de Dezembro anda abaixo do cêntimo/km. Na verdade deve ser quase 0. Quase tudo cargas gratuitas para mim.
Mas o Fluence do Alexmol foi muito barato, pelo que certamente a minha poupança mensal ainda não compensa em relação ao Fluence.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2680
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Espera aí, um carro a gasóleo com custo superior a um a gasolina? (o meu Prius 2G)?rdias Escreveu:custo por km : 0.0703 ... podemos por 0.071
Então isso não era impossível?
