Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
-
patch
- Registado: 08 jun 2011, 17:51
Mensagem
por patch » 14 jun 2011, 10:16
Olá Rui,
antes de mais quero felicitar-te pela descrição pormenorizada da viagem. Tanto para os futuros proprietários do Leaf como para entusiastas é de facto uma informação bastante valiosa.
Contamos que o continues a fazer pois como deves já ter a noção, o futuro deste carro e outros similares depende muito do nosso feedback e utilização.. Sendo também muito relevante a economia de escala para fazer reduzir os preços.

não desejes que o combustível suba tanto.. anda ai o FMI e a malta anda com poucos €€€ para comprar um bicharoco destes.
Um abraço, e continua..
-
ruimegas
- Gestor do Forum
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
-
Contacto:
Mensagem
por ruimegas » 14 jun 2011, 11:17
patch Escreveu:Olá Rui,
antes de mais quero felicitar-te pela descrição pormenorizada da viagem. Tanto para os futuros proprietários do Leaf como para entusiastas é de facto uma informação bastante valiosa.
Contamos que o continues a fazer pois como deves já ter a noção, o futuro deste carro e outros similares depende muito do nosso feedback e utilização.. Sendo também muito relevante a economia de escala para fazer reduzir os preços.

não desejes que o combustível suba tanto.. anda ai o FMI e a malta anda com poucos €€€ para comprar um bicharoco destes.
Um abraço, e continua..
Ai não desejo não que eu ainda tenho um "carrito" a gasóleo para alimentar

...foi só a brincar
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos
http://www.uve.pt
-
Essiemme
- Proprietário Leaf
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Mensagem
por Essiemme » 14 jun 2011, 11:18
Pois é... eu ainda espero por uma notícia feliz de alguem que tenha recebido o apoio do estado...

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
ruimegas
- Gestor do Forum
-
Contacto:
Mensagem
por ruimegas » 14 jun 2011, 15:28
Em complemento ao meu relato da viagem gostava de partilhar convosco mais uma dica que me tinha esquecido:
1. Quando planeiam o vosso destino o sistema GPS diz-vos quando kms faltam até ao destino e a regra que eu usei para me dar uma maior confiança foi a de essa distãncia para o destino ser sempre inferior em 30 kms ao valor da autonomia disponível do carro, por exemplo...quando faltavam 60 kms para o destino eu tinha de ter pelo menos 90 kms de autonomia restante. É uma forma de assegurar que lá chegamos...claro que o terreno que ainda vamos encontrar pela frente pode afectar, e muito, estes cálculos mas pelo menos podemos baixar a velocidade ao ponto de recuperarmos essa diferênça.
Esta técnica pode variar de utilizador consoante o factor "ansiedade" de cada um mas para já comecei com esta diferença de 30 kms até para preservar as baterias.
Cumprimentos
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Mensagem
por RJSC » 14 jun 2011, 18:46
30 km de folga com o último fimrware é para ir descansadinho a assobiar!
Se tivesse estado no teu lugar o meu maior medo não era ficar a pé, mas chegar a Évora e ter o Posto de Carregamento que era suposto utilizar vandalizado e ter que procurar um funcional a uns quilómetros valentes do destino e ter que fazer esses mesmo quilómetros a pé.
-
aljesus
- Proprietário Fluence
- Registado: 25 mar 2011, 17:02
Mensagem
por aljesus » 16 jun 2011, 00:47
Antes de mais, os meus sinceros parabéns aos que já concretizaram o "nosso" sonho, com muitos quilómetros de aventuras sem percalços!
Gostaria agora de comentar acerca da minha dúvida relativa à seguinte citação:
"f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração."
Não sei se não será até desaconselhável este procedimento, tal como num vulgar CI: poderá pôr em causa a segurança. Além de que, estando a descer, o consumo será mínimo. E ao largar o acelerador ele entra imediatamente em regeneração, coisa que não deverá acontecer caso esteja em N.
Muitas felicidades!
-
batalha
- Registado: 06 jan 2011, 02:33
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Mensagem
por batalha » 16 jun 2011, 14:13
aljesus Escreveu:Não sei se não será até desaconselhável este procedimento, tal como num vulgar CI: poderá pôr em causa a segurança.
Penso que isso tem a ver com o vácuo dos travões, que no Leaf não se põe

pois a bomba (ou não?) de vácuo é eléctrica
Ainda assim acho que a economia será mínima ou nula

Mas se o #1 diz! Ele é que sabe

-
ruimegas
- Gestor do Forum
-
Contacto:
Mensagem
por ruimegas » 16 jun 2011, 15:58
Olá a todos

...sim ainda ando com o sorriso LEAF...ainda para mais já tenho o sistema CARWINGS finalmente operacional depois do meu carro ter levado o tratamento de "choque" na oficina de Rio de Mouro, leia-se desligar a bateria 45a 60 minutos para fazer um "reboot" ou "reset" ao sitema completo pois eu não conseguia contactar com a central do CARWINGS (acho que deve ser um pequeno bug de software a resolver no futuro esperemos que próximo).
Com o problema resolvido resolvi fazer a minha viagem a ouvir os últimos comentários feitos neste fórum através da voz da (chamo-lhe Catarina) do sistema de navegação e CARWINGS e apercebi-me do comentário do batalha e decidi vir sempre em ECO com mo cruise control entre os 82 kms/h e os 96kms/h e não querem ver que acho que cheguei a Évora com um pouco mais de carga disponível ou seja 43 kms contra os 37 kms da 1ª viagem. Claro que esta análise não tem nada de científico e vale o que vale.
PS: quando tiverem o vosso LEAF coloquem o feed RSS do nosso fórum para ouvir os últimos comentários que é:
http://www.nissanleafpt.com/feed.php
Cumprimentos
-
Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Mensagem
por Filipe » 16 jun 2011, 18:00
Concordo com a observação do aljesus, essa técnica extrema não é para ser usada de modo nenhum rotineiramente, quando na converssa com o
RuiMegas, mencionei este facto, ele não se deve ter apercebido das circunstâncias de emergência extrema a que me estava a referir.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
This board uses cookies to give you the best and most relevant experience. In order to use this board it means that you need accept the policy.
You can find out more about the cookies used on this board by clicking the "Policies" link at the bottom of the page.
[ I accept ]