Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 554
Registado: 12 fev 2013, 10:56
Data de Aquisicao: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por labutess »

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:Não metam ar exterior dentro do pack, especialmente ar com humidade. Se o ar dentro do pack tiver humidade, quando o pack arrefecer essa humidade vai depois condensar, com todos os problemas que isso pode causar...
Por isso estou sempre a escrever: "Completamente isolado do ar exterior".
É que sem isso, mais vale estar quietinho.

sim neste ponto estamos todos de acordo,nada de humidade dentro do pack.

Mas se querem construir um sistema de arrefecimento como a nissan E-NV200 mas sem alterar os tubos de ac podem fazer como a Renault master minibus.
Esta Renault tem um sistema de arrefecimento duplo,tem o normal que arrefece os 3 lugares da frente e outro sistema que arrefece os restantes lugares. O compressor é o mesmo,mas junto à válvula expansora tem um adaptador(aperta na válvula) e leva 2 tubos (alta e baixa)para dentro do carro,onde liga outra válvula expansora , o radiador de ac e um conjunto de ventoinhas.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando »

VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:Ainda pensei que terias pensado numa espécie de placa (o tal chassi da arca)colocada por de baixo do pack com o carro parado, que serviria como dissipador, mas para isso terias que desmontar os plásticos que envolvem o pack...e mesmo assim não sei se resultaria, pois seria arrefecimento passivo. Mas seria prático, pois essa placa com umas rodinhas fucnionaria como aquelas sistemas dos mecânicos qdo trabalham por baixo de um carro.
Mas a verdade é que um lugar que teve à sombra não deixa um pack aquecer tanto como um que esteve ao sol.
O arrefecimento ativo, através da boca de entrada que existe no carro, que faço tb não é nada prático, mas funciona....porém é localizado e demora muito a espalhar-se.
Uma coisa dessas, tinha que ser por cima do pack e não por baixo.
Por cima não dá, acho que não há espaço.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL »

Orlando Escreveu:Por cima não dá, acho que não há espaço.
Pois não.
Quando disse que tinha que ser por cima, era para poder funcionar.
O frio desce e o calor sobe, naturalmente. Por isso se colocasse frio por baixo, nada alteraria na temp.ª do pack.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr »

O frio desce e o calor sobe só em meios onde possa haver convecção (ar / água). Em meios sólidos isso não se aplica.

Se fosse possível estar em contacto direto com as células poderia ser por baixo sem qualquer problema.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL »

mjr Escreveu:O frio desce e o calor sobe só em meios onde possa haver convecção (ar / água). Em meios sólidos isso não se aplica.

Se fosse possível estar em contacto direto com as células poderia ser por baixo sem qualquer problema.
E se agarrássemos o pemutador à chapa do invólucro do pack por baixo? Faria alguma coisa?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr »

Depende... se as células estiverem encostadas ao invólucro sim, faria alguma coisa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de Aquisicao: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por jasmim »

labutess Escreveu:

sim neste ponto estamos todos de acordo,nada de humidade dentro do pack.
O sistema feito pelo Orlando e o MRR em que o tubo vem do AC até à tampa das baterias traz algum risco de humidade?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL »

jasmim Escreveu:
labutess Escreveu:

sim neste ponto estamos todos de acordo,nada de humidade dentro do pack.
O sistema feito pelo Orlando e o MRR em que o tubo vem do AC até à tampa das baterias traz algum risco de humidade?
Só por fora do pack...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
danielbranco
Mensagens: 159
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por danielbranco »

Podem sempre usar a minha garagem, sombra de um predio o dia todo eheh. Nem uma pinga de sol apanha. :twisted:
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por BrunoAlves »

Alguém aqui tem usado/continua a usar o encaminhamento do AC para a tampa do compartimento das baterias?
Imagem
(exemplo do Jasmim de algumas páginas atrás)

Tenho espreitado o mynissanleaf e eles parecem não ter pensado em "acessórios" nenhuns deste tipo. Falam em manter o AC ligado e em como o ar irá sair naturalmente por aquele buraco, mas só isso.

É que está mesmo, mesmo muito calor... :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”