
Diario de Bordo - ICEM4N - ION
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Realmente a tensão está diferente, o que deve ser proporcional a uma maior capacidade.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Hoje foi dia de passeio desta feita a aveiro ...
Em 2 dias já vão mais de 400km.
em 10 dias já estão feitos mais de 1500km no carro
Hoje fiz um carregamento semi rapido na magnum cap que aproveito para agradecer a amabilidade.
Como podem ver durante o carregamento, primeiro ligou a chaufagem no máximo para as baterias e depois ao atingir os 31 graus (uma das celulas) ligou o AC e notou-se perfeitamente a descida da temperatura das baterias


como se pode ver , o carregamento demorou cerca de 40 minutos, a temperatura comecou a subir e ao ligar o ac baixou bastante rapidamente.
Agora tenho de experimentar um carregamento rapido e nao apenas semi rapido ... saliente que a amperagem nunca baixou ate ao momento em que desligou aos 80%

Em 2 dias já vão mais de 400km.
em 10 dias já estão feitos mais de 1500km no carro
Hoje fiz um carregamento semi rapido na magnum cap que aproveito para agradecer a amabilidade.
Como podem ver durante o carregamento, primeiro ligou a chaufagem no máximo para as baterias e depois ao atingir os 31 graus (uma das celulas) ligou o AC e notou-se perfeitamente a descida da temperatura das baterias


como se pode ver , o carregamento demorou cerca de 40 minutos, a temperatura comecou a subir e ao ligar o ac baixou bastante rapidamente.
Agora tenho de experimentar um carregamento rapido e nao apenas semi rapido ... saliente que a amperagem nunca baixou ate ao momento em que desligou aos 80%

Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

como se pode ver na imagem, aos 79% apenas baixou dos 25 para 20 mas foi mesmo no momento da foto que ele vaixou e passado 1 minuto desligou.se
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
A maior diferença que se regista na capacidade de ambos os carros não é identificável através das voltagens de ambos aos 10%. A grande diferença na capacidade de ambos está no facto de o carro do ICEM4N gastar 13,5 kWh da bateria, para ir dos 100% aos 10%, e eu gastar 10,8 kWh, para o mesmo intervalo. No carro do ICEM4N 1% de SoC são 150 Wh, enquanto no meu são 120 Wh. Cada barra no meu carro equivale a menos energia (20% menos). Mas dá para perceber, que apesar dos dois carros se comportarem como se o meu tivesse menos 20% da capacidade, na realidade a diferença é ainda maior, dado as voltagens nas minhas células mais fracas serem claramente inferiores a 10% de SoC. A diferença em termos de autonomia são os 20%, pois o meu para com 0,0% de SoC e as células mais fracas pertinho dos 2,75V, enquanto o do ICEM4N para com 0,0% de SoC mas com a célula mais fraca com 3,4 ou 3,5V.Orlando Escreveu:Realmente a tensão está diferente, o que deve ser proporcional a uma maior capacidade.
O valor de degradação do meu está calculado em 27%, dado neste momento ter 35 Ah dos 48 Ah iniciais. Mas em termos de autonomia, equivale a uma perda de 20%. Pelo que vejo a bateria do carro do ICEM4N deve ter uma degradação muito próximo dos 4%. Ou seja, a capacidade restante da bateria do carro do ICEM4N deverá ser 46 Ah.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Estes dados a serem verdadeiros, espanta-me a pouca degradação comparado por exemplo com alguns Leaf aqui do fórum, apesar de ter menos km, é de 2011.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
A mim também. Mas analisando os valores que se vão publicando aqui, este carro deve ter mais de 45 Ah de capacidade restante.lmlr Escreveu:Estes dados a serem verdadeiros, espanta-me a pouca degradação comparado por exemplo com alguns Leaf aqui do fórum, apesar de ter menos km, é de 2011.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Eu fazia o teste da tomada...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Não gosto de esgotar as baterias sem. Que tenha necessidade mas vou ter de fazer isso.mjr Escreveu:Eu fazia o teste da tomada...
No entanto já teve apenas 10% de soc e carregou 14.8kw
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Então tens aí um bom indicadorICEM4N Escreveu:Não gosto de esgotar as baterias sem. Que tenha necessidade mas vou ter de fazer isso.mjr Escreveu:Eu fazia o teste da tomada...
No entanto já teve apenas 10% de soc e carregou 14.8kw
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Antes de fazer 3 semanas na minha mão já conta com 2000km feitos e zero problemas.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015