Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 26 jul 2015, 22:54

Negativo.

O motor estava com defeito de isolamento (passagem à massa). Mesmo que o defeito fosse grave isso iria "apenas" fazer com que a carcaça do motor ficasse em tensão, pondo em perigo os ocupantes e sistemas electrónicos mas sem provocar qualquer ruído adicional ou perda de performance.

Em Inglaterra é que houve um motor que precisou de trocar escovas, nesse caso talvez pudesse haver ruído adicional.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1227
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 27 jul 2015, 09:25

Ainda bem...realmente no meu caso até pode ser só escovas, e ter sido mera coincidência o silvo estar presente nos outros dois casos, e quando mudaram de motor (por outras avarias) também desapareceu o silvo: motor novo = escovas novas.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 27 jul 2015, 16:55

Com mais dados disponíveis comecei a fazer um registo mais rigoroso das variáveis que indicam a saúde do pack do Fluence.

Com este tempo quente, com as baterias muitos dias acima dos 30 graus, parece que a degradação avança de forma muito rápida.

Imagem

O que preocupa (ou não devido à bateria ser alugada) é que a manter-se o ritmo actual daqui por 1 ano terei de trocar o pack.

Vou actualizar regularmente este gráfico a fim de verificar a correlação entre temperatura e degradação, já que os kms são mais ou menos constantes.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 28 jul 2015, 08:31

Agora que há a possibilidade (aparentemente real) de virem a ser instalados carregadores rápidos ao longo do país há que pensar numa forma de dotar o Fluence de carga rápida.

A forma mais óbvia é adicionar hardware ao carro, instalando um porto de carga rápida e um controlador com software para dialogar com o posto.
O contrato de aluguer de bateria proíbe modificações ao sistema de carregamento, empurrando-nos para soluções menos óbvias.

Eu já ameacei aqui com uma maluquice por isso apresento-vos uma solução mais radical :shock:

Imagem

O princípio de funcionamento é simples:
Uma plataforma equipada com roletes e motor AC liga-se à porta AC43 do posto.
Sobe-se com as rodas motrizes para a plataforma (é possível que baste uma roda), puxa-se o travão de mão e deixa-se o carro em D.
Liga-se a carga rápida e o motor vai acelerar até o carro começar a regenerar.

Falei desta ideia a um colega que me disse que já tinha sido inventado e mostrou-me este video:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 28 jul 2015, 08:37

Não te esqueças é que isso conta km.
E isso junto com alugueres e garantia...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1227
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 28 jul 2015, 08:56

No foroev.com, há um tópico em como carregar o fluence em postos de 44kw; Como não percebo nada de espanhol, não entendi se ele faz carregamento rápido ou apenas carregamento normal mas com ficha (e carga), adaptada ao fluence.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 28 jul 2015, 09:02

Flyer Escreveu:No foroev.com, há um tópico em como carregar o fluence em postos de 44kw; Como não percebo nada de espanhol, não entendi se ele faz carregamento rápido ou apenas carregamento normal mas com ficha (e carga), adaptada ao fluence.
Isso era porreiro.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por beme83 » 28 jul 2015, 10:14

Orlando Escreveu:
Flyer Escreveu:No foroev.com, há um tópico em como carregar o fluence em postos de 44kw; Como não percebo nada de espanhol, não entendi se ele faz carregamento rápido ou apenas carregamento normal mas com ficha (e carga), adaptada ao fluence.
Isso era porreiro.
Ligar em postos de 44kw mas só carrega a 3.6 kw

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2682
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 28 jul 2015, 23:50

Pois a parte de contar km é que é inconveniente para o aluguer, iria duplicar os kms feitos em deslocações com carga rápida.
Mas creio ser a única forma de não "deixar marcas", é como se tivesse apanhado uma descida dos alpes.

Outra questão é a viabilidade financeira, sou daqueles para quem um ev com 150km de autonomia serve para 99% das deslocações, o custo da máquina dará para alugar um CI durante muitos dias. Se o meu perfil de utilização um dia mudar as contas podem dar a volta.

A minha preferência será sempre pela modificação do veículo para carga em DC chademo mas para isso preciso de ter uma bateria minha, livre de contrato.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por santanamos » 29 jul 2015, 00:01

Em marcha - atrás tambem regenera? (Pergunta parva mas tinha que a fazer), é que por aqui já não conta km.

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”