Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Orlando
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 22 jul 2015, 18:56

mjr Escreveu:No Leaf é como o VETL explicou. Os shunts nas células que o LBC pensa que devem ser descarregadas fica ativo sempre que o LBC está ligado (carro em Ready, a carregar ou em Acc). O Leaf spy indica quais as células com o shunt ligado a vermelho.

A diminuição da corrente de carga no fim não tem nada a ver com o balanceamento.
Falando do shunt é 8421 no mk1 e 2?
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 22 jul 2015, 19:18

alexmol Escreveu:Hoje o carro esteve parado o dia todo e ficou com o cabo de carregamento ligado.
Chegou aos 100%, diminuiu a corrente e depois parou de carregar.

Entretanto saí para trabalhar e ao fim do dia fui verificar as tensões mínima e máxima e estão com 48mV de diferença.
Se houve balanceamento não se notou nada.
O Leaf não faz o shunt às que necessitam ser descarregadas com o cabo ligado sem estar a carregar.
Após um período de pausa, ele faz isso mas tem que estar o carro ligado (em ready) ou a carregar.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 22 jul 2015, 20:04

Então no Leaf quando a carga chega a 100% ele não pára de carregar e manda o EVSE cortar a energia ?

Ou fica o EVSE ligado mas a consumir meia dúzia de watts durante esse período de pausa e depois balanceamento ?
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 22 jul 2015, 20:10

Voltarei à questão do balanceamento das células, mas outros valores mais altos se levantam!

Já consegui obter as tensões individuais das células no Fluence! :D

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Afinal o que eu estava a ler como tensão média era a da célula mais baixa. O pack não está assim tão desiquilibrado!
Fiquei sem saber que tensão era aquela com valor abaixo da célula mais fraca.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 22 jul 2015, 20:30

alexmol Escreveu:Então no Leaf quando a carga chega a 100% ele não pára de carregar e manda o EVSE cortar a energia ?

Ou fica o EVSE ligado mas a consumir meia dúzia de watts durante esse período de pausa e depois balanceamento ?
Eu penso que ele pára de carregar quando a corrente permitida para que as células não atinjam determinada tensão seja baixa.
O balanceamento é feito com o carro ligado a andar ou a carregar. Melhor: Os shunts de descarga de algumas células ligam com o carro a andar ou a carregar.
Outra coisa diferente, é a determinação de quais as células a descarregar. Esse cálculo é que é feito pelo carro após um período de pausa de 30m (contactor desligado) desde que as células estejam acima dos 4v.
Espero ter-me feito entender agora.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho fantástico que estás à desenvolver...
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 22 jul 2015, 20:34

VETL Escreveu:O balanceamento é feito com o carro ligado a andar ou a carregar. Melhor: Os shunts de descarga de algumas células ligam com o carro a andar ou a carregar.
Outra coisa diferente, é a determinação de quais as células a descarregar. Esse cálculo é que é feito pelo carro após um período de pausa de 30m (contactor desligado) desde que as células estejam acima dos 4v.
Percebido ;)

Vou tentar perceber se o Fluence faz a mesma coisa :shock:
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 22 jul 2015, 22:00

Que maravilhoso gráfico, tudo se está a compor!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 22 jul 2015, 22:25

Espetacular gráfico AlexMol! Suponho que seja um World First :D :D Muitos Parabéns!!

De facto assim está bem melhor. Agora que já tens o gráfico a 100% só falta obter o gráfico com as tensões à volta do joelho, ou seja pelos 3,7V, para podermos avaliar o equilíbrio do pack.

É de alguma maneira semelhante ao Leaf a maneira de obter as tensões individuais?
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 22 jul 2015, 23:23

É parecido ao Leaf, mas coisas estão arrumadas de forma diferente e em sítios diferentes no CanBus.

Só há mais 2 coisas que gostaria de obter:
- Os shunts activos no balanceamento (se é que o pack do Fluence faz balanceamento)
- A potência/corrente máxima que a bateria aceita no momento, que limita a regeneração quando o SoC está perto de 100%, e que servirá de referência num eventual sistema de carga rápida e/ou em DC
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 25 jul 2015, 17:29

Alexmol
Gostaria de confirmar se o carro antes da troca de motor, também fazia o tal silvo em acelaração?
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