Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 14 jul 2015, 08:39

Em breve terei novidades sobre mais informação que é possível obter no canbus do Fluence mas usando pedidos activos (como faz o Leaf Spy para a tensão das células), já há luz ao fundo do túnel! :D
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 14 jul 2015, 09:27

alexmol Escreveu:Em breve terei novidades sobre mais informação que é possível obter no canbus do Fluence mas usando pedidos activos (como faz o Leaf Spy para a tensão das células), já há luz ao fundo do túnel! :D
Boa...és incansável!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por BECOOL » 14 jul 2015, 12:56

Bom DB alexmol ;)

Dá uma vista de olhos nisto, pode ser que te ajude a que baixem o aluguer da bateria ou que a vendam por um preço residual.

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 480#p46480

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 14 jul 2015, 23:53

Usando pedidos activos no CanBus direccionados à centralina da bateria é possível obter mais dados sobre a bateria do que os que circulam normalmente no CanBus.

Ainda vou levar algum tempo a descodificar os dados, mas já tenho confirmada a leitura de temperatura da bateria em 4 sensores!

Outros dados que parecem estar disponíveis (sujeito a confirmação):

-Tensão da célula mais fraca em mV
-Tensão média das células em mV
-Tensão da célula mais forte em mV
-Tensão do pack com resolução de 0,01V
- SOC real (medido face à capacidade total do pack e não o que é mostrado ao utilizador)
- Corrente da bateria com resolução ao mA
- Ah actuais da bateria
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 17 jul 2015, 00:06

E pronto, com o dia a chegar aos 38 e a noite a ficar nos 29 a bateria chegou aos 35 graus. Mais um pouco e é considerado febre :D

Durante a noite é capaz de descer 2 ou 3 graus mas vai continuar acima dos 30 o que não lhe dá saúde nenhuma.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Malm » 17 jul 2015, 09:16

Exatamente, não lhe da saúde nenhuma mesmo. Felizmente que as noites aqui por Tábua são bem mais frescas. Se ficar à sombra, depois, durante o dia, aguenta-se abaixo dos 25º C. E estas baterias são mesmo minhas, pelo que eu tenho bem mais interesse em preservá-las que tu.

De ontem para hoje não ficou a carregar, ficou então desde as 21:00 de ontem na rua. De manhã era este o panorama.

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Nas noites que o ponho à carga fica mais complicado, que um carregamento lento eleva a temperatura uns 5 a 6ºC.

Tem muito bom aspeto, tudo equilibradinho nesta zona de SoC, embora me pareça que hoje acordou enganado no SoC, porque estas voltagens, parece-me a mim, são para um SoC um pouco mais alto. Se tivesse alguma célula em vias de deixar de funcionar, aqui seria bem visível.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Orlando » 17 jul 2015, 09:22

Disto é que tenho inveja: celulas equilibradas!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Malm » 17 jul 2015, 09:41

Claro que existe um pormenor que permite que a imagem tenha este fantástico aspeto. O Canion só mostra variações de, no mínimo, 0,005V, ou seja, umas células podem estar a 4,001 V, outras a 3,997 V, e por aí fora. Não será significativo, mas que assim fica bem mais bonito, lá isso fica.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 19 jul 2015, 12:38

Ontem alguns sensores do pack atingiram os 35ºC!
A ventilação enquanto carrega consegue apenas que a temperatura não suba, não a faz descer.

Ontem também me aconteceu uma coisa inédita (para mim), o controlador/motor/carregador (fica tudo no mesmo bloco) deve ter atingido uma temperatura alta o que fez com que a ventoinha do radiador do circuito de arrefecimento do mesmo entrasse em funcionamento por uns minutos.

O curioso é que isto aconteceu ao sair com o carro de casa, não depois de condução agressiva em pára-arranca que normalmente é a situação mais desfavorável para aquecimento do motor/controlador.

A explicação que tenho é que deve ter sido mas é o carregador que aqueceu todo o bloco.
Quando ligado à tomada o arrefecimento do carregador é feito por uma pequena ventoinha, mas com o carro ligado entra em serviço o arrefecimento liquido.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Malm » 19 jul 2015, 12:48

Quantos sensores de temperatura tem?
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