 
Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
			
		
		
			- 
				
								mjr							
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por mjr » 13 jul 2015, 16:38
			
			
			
			
			Parabéns pelo bi-bicentenário  
 
 
No primeiro screenshot provavelmente ainda não tinha atualizado a temperatura no LS, pois ao chegar à Trofa estava com 24C, e acho muito difícil ele em andamento perder 2 graus do Porto para a Trofa, bem pelo contrário...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: 
http://www.uve.pt 
		 
				
		
		 
	 
	
				
			
		
		
			- 
				
																			 Fil
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4216
- Registado: 20 mai 2013, 19:19
- Data de fabrico: 01 jan 2018
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por Fil » 13 jul 2015, 23:20
			
			
			
			
			Excelente aventura, muito bom! Dá gosto ler, e que fome dá 

Muitos parabéns!
 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
																			 cromero
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por cromero » 14 jul 2015, 08:43
			
			
			
			
			ogadiv Escreveu:Parabéns por mais uma aventura ... é bom ver estes relatos, e 205 km... não é para todos.
Esse restaurante já merecia conceder um ponto de carga, já foi abordado, ou não tem condições?
Esta foto: 

 está certa? é que a temperatura está com 27 e nesse caso deveria aparecer 6 barras.
Qual a velocidade média de ida e volta, registou no carro?
 
Tem razão. Esse screenshot está errado, é o do dia seguinte, com o carro carregado a 100% depois da tartaruga. Quanto à velocidade média: fiz 90kms por estradas nacionais em 1h50 minutos, portanto dá cerca de 50kms/hora
 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
																			 cromero
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por cromero » 14 jul 2015, 12:23
			
			
			
			
			9,4 kw/100kms?...
Só mais uma informação sobre a jornada de domingo, Porto/Ponte de Lima/Porto, num total de 205 kms: Ontem, o carro passou a dar-me a informação de que no dia 12 de Julho a minha "eficiência eléctrica" foi de 9,4 kw por 100 kms, classificada como "muito boa". Ora isto parece-me errado, porque com 9,4 kw/100 kms eu faria mais do que 205 kms com uma carga. Ou estarei enganado?
			
									
									
						 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
								Apr							
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2486
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por Apr » 14 jul 2015, 14:30
			
			
			
			
			Não fizeste reset dos consumos no quadrante do carro? era interessante ver o que o carro reportava lá.
Só com contas do LeafSpy:
9,4 kWh/100km dá 19,27kWh para fazer os 205km. Tinhas antes da viagem 19,5kWh parece-me um valor coerente. (tentei demonstrar a partr dos 24kWh menos a degradação e menos as reservas mas não fui capaz... talvez o mjr consiga.... 

 )
 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
																			 cromero
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por cromero » 14 jul 2015, 16:48
			
			
			
			
			Apr Escreveu:Não fizeste reset dos consumos no quadrante do carro? era interessante ver o que o carro reportava lá.
Só com contas do LeafSpy:
9,4 kWh/100km dá 19,27kWh para fazer os 205km. Tinhas antes da viagem 19,5kWh parece-me um valor coerente. (tentei demonstrar a partr dos 24kWh menos a degradação e menos as reservas mas não fui capaz... talvez o mjr consiga.... 

 )
 
Acho que tens razão... Obrigado
 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
																			 cromero
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por cromero » 14 jul 2015, 16:50
			
			
			
			
			rdias Escreveu:Muito bom. Tudo o que é abaixo de 10 kWh/100 é muito bom.
Belo cabrito 

 Na zona de Sintra recomendo Toca do Júlio. E de certeza que o sr. Júlio arranja uma tomada . Especialidade.... O belo do cabrito 

 
Obrigado, rdias. Há uns tempos que não vou para os lados de Sintra. Mas quando frequentava mais a zona fui algumas vezes ao Curral dos Caprinos, a uns quilômetros de Sintra. Não sei como está agora...
 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
								mjr							
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por mjr » 15 jul 2015, 00:03
			
			
			
			
			Apr Escreveu:Não fizeste reset dos consumos no quadrante do carro? era interessante ver o que o carro reportava lá.
Só com contas do LeafSpy:
9,4 kWh/100km dá 19,27kWh para fazer os 205km. Tinhas antes da viagem 19,5kWh parece-me um valor coerente. (tentei demonstrar a partr dos 24kWh menos a degradação e menos as reservas mas não fui capaz... talvez o mjr consiga.... 

 )
 
O carro novo tem cerca de 22,5kWh úteis, o restante não esta acessível pois ele não carrega a 100% reais. 22,5 x 0,88= 19,8kWh úteis com a degradação. Bate praticamente certo. Na verdade os 19,8kWh úteis estão a ser claramente subestimados pois o carro não tem 12% de degradação, como indicou o teste da tomada. Desde o início que este Leaf subestima a capacidade. Vamos ver se também vai perder a primeira barra aos 85% de SOH.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: 
http://www.uve.pt 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
								Apr							
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2486
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por Apr » 16 jul 2015, 09:35
			
			
			
			
			Obrigado mjr, de facto está tudo no LS, mas não tinha aida associoado o SOH ao indice de degradação.
Para ficar completissimo falta:
Depois de carregado ~97% SOC
Tartaruga - 3,6% de SOC
100% - 3% - 3,6% = 93,4% de bateria útil que dá 22,4kWh, que é a capacidade útil que indicaste.
			
									
									
						 
		 
				
		
		 
	 
	
	
						
		
		
			- 
				
																			 danielbranco
- Mensagens: 159
- Registado: 17 jun 2015, 14:32
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
						
						
													
							
						
									
						Mensagem
					
								por danielbranco » 16 jul 2015, 09:38
			
			
			
			
			cromero Escreveu:rdias Escreveu:Muito bom. Tudo o que é abaixo de 10 kWh/100 é muito bom.
Belo cabrito 

 Na zona de Sintra recomendo Toca do Júlio. E de certeza que o sr. Júlio arranja uma tomada . Especialidade.... O belo do cabrito 

 
Obrigado, rdias. Há uns tempos que não vou para os lados de Sintra. Mas quando frequentava mais a zona fui algumas vezes ao Curral dos Caprinos, a uns quilômetros de Sintra. Não sei como está agora...
 
Está de saúde e recomenda-se, os donos (meus amigos) é que ainda não se dedicaram à mobilidade eléctrica. Eles tem uma casa de apoio por trás do estacionamento, com jeitinho se calhar tornava se um ponto de referência.