
Kia Soul EV
- VETL
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Re: Kia Soul EV
Afinal, células deitadas umas em cima das outras.
Apesar das ranhuras, acho que o BE-COOL não iria gostar muito deste pack...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Kia Soul EV
Eheh, realmente não gosto, mas o facto de as células serem NMC e serem activamente arrefecidas por ar atenua esse facto.VETL Escreveu:
Afinal, células deitadas umas em cima das outras.
Apesar das ranhuras, acho que o BE-COOL não iria gostar muito deste pack...
- alexmol
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Re: Kia Soul EV
Agora é que eu percebi a razão do nome BE COOL 

- VETL
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Re: Kia Soul EV
alexmol Escreveu:Agora é que eu percebi a razão do nome BE COOL


Bem apanhada...

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Re: Kia Soul EV
Que quererão dizer com isto BECOOL:
"Otro ejemplo de variación en las baterías de litio serían las baterías de polímero de litio. Este tipo de baterías es utilizado por KIA en su Soul EV y por Bolloré en su Bluecar. Estas baterías disponen de una mayor potencia de salida y algo más de densidad energética, pero a cambio pierden algo de vida útil respecto a las de litio convencionales."
O contexto é este:
http://forococheselectricos.com/2015/07 ... imica.html
"Otro ejemplo de variación en las baterías de litio serían las baterías de polímero de litio. Este tipo de baterías es utilizado por KIA en su Soul EV y por Bolloré en su Bluecar. Estas baterías disponen de una mayor potencia de salida y algo más de densidad energética, pero a cambio pierden algo de vida útil respecto a las de litio convencionales."
O contexto é este:
http://forococheselectricos.com/2015/07 ... imica.html
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- Malm
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Re: Kia Soul EV
Degradação mais rápida? Talvez por isso a refrigeração não ter sido esquecida. Nada como deixar o tempo passar para ver o que realmente valem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
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Re: Kia Soul EV
As do I-MiEV, nos EUA, têm garantia de 8 anos e 160.000 km. E recordo que a maioria dos I-MiEV que circulam por lá não têm qualquer sistema de refrigeração das baterias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
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Re: Kia Soul EV
Em geral as Lipo permitem menos ciclos que as de LiCoO2 mas mais potência. Em geral... Das células específicas usadas no Soul EV só o tempo dirá.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Kia Soul EV
Actualmente diferenciar células de lítio em Li-ion (íons de lítio) ou LiPO (polímero de lítio) não faz sentido.
Esta é a melhor e mais simples explicação que encontrei para vos dar sobre a confusão entre Li-ion e LiPO:
Comercialmente quando se queriam vender células leves, com elevada densidade energética e capacidade de descarga, principalmente para a comunidade do aeromodelismo e também das bicicletas eléctricas, dizia-se que eram células LiPO.
http://www.candlepowerforums.com/vb/sho ... ost4471076
Chamavam-se células LiPO a células deste tipo:

Eram células muito mais leves por causa do fino revestimento e da química usada, normalmente LiCoO2, que tem uma elevada densidade energética e permite elevadas descargas, até 100C, mas não é muito segura, existe o risco de arder se a tensão de carga recomenda for ultrapassada...
Para diferenciar das prismáticas:

As prismáticas eram mais pesadas devido ao denso revestimento de plástico e a química normalmente LiFePO4 ser menos densa energicamente, mas mais seguras não havendo risco de arderem.
Também existem as cilíndricas, normalmente com o formato 18650:

O que interessa verdadeiramente é o interior, ou seja, a química das células. No caso do Kia Soul EV são NMC.
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... hemistries
Actualmente LiPO é apenas um jargão comercial usado para células de revestimento fino como as da SK innovation usadas no Kia Soul EV:

Estas da Samsung SDI também são células NMC, mas o revestimento é de metal, que torna a célula mais pesada.

Esta é a melhor e mais simples explicação que encontrei para vos dar sobre a confusão entre Li-ion e LiPO:
LIPO is merely a polymer bag to contain the internal battery plates and separators, and is not truly a battery definition at all, however it has become a manufacturer slang term.
Comercialmente quando se queriam vender células leves, com elevada densidade energética e capacidade de descarga, principalmente para a comunidade do aeromodelismo e também das bicicletas eléctricas, dizia-se que eram células LiPO.
http://www.candlepowerforums.com/vb/sho ... ost4471076
Chamavam-se células LiPO a células deste tipo:

Eram células muito mais leves por causa do fino revestimento e da química usada, normalmente LiCoO2, que tem uma elevada densidade energética e permite elevadas descargas, até 100C, mas não é muito segura, existe o risco de arder se a tensão de carga recomenda for ultrapassada...
Para diferenciar das prismáticas:

As prismáticas eram mais pesadas devido ao denso revestimento de plástico e a química normalmente LiFePO4 ser menos densa energicamente, mas mais seguras não havendo risco de arderem.
Também existem as cilíndricas, normalmente com o formato 18650:

O que interessa verdadeiramente é o interior, ou seja, a química das células. No caso do Kia Soul EV são NMC.
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... hemistries
Actualmente LiPO é apenas um jargão comercial usado para células de revestimento fino como as da SK innovation usadas no Kia Soul EV:

Estas da Samsung SDI também são células NMC, mas o revestimento é de metal, que torna a célula mais pesada.
