Tens que colocar a tua dobrável a funcionar e começar a fazer algum exercício físico...RJSC Escreveu:A minha fica ao Sol o dia todo com 30/31°C e atinge 29°C.mjr Escreveu:Tendo em conta que têm estado 30C durante o dia, 26-28C no pack ao Sol não é nada mau!
De noite carrega umas 6h a 10A e fica com 20°C de manhã.
Pormenor menosprezado por aqui: São 2 carros brancos...
Possível forma de arrefecer a bateria
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Baixar de 29C para 20C de manha é bem bom. Tem arrefecido muito de noite em Aveiro?
Por aqui o meu deita-se com 25-26C e acorda com 21-22C, ficando ao relento.
			
									
									Por aqui o meu deita-se com 25-26C e acorda com 21-22C, ficando ao relento.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Aqui em Aveiro, para isso acontecer tinha que ter um carregamento a 16A.mjr Escreveu:Baixar de 29C para 20C de manha é bem bom. Tem arrefecido muito de noite em Aveiro?
Por aqui o meu deita-se com 25-26C e acorda com 21-22C, ficando ao relento.
Fica fresco e ventoso de noite por aqui o que permite baixar bastante a temp.ª do pack.
Mas na zona do RJSC não é tão favorável como na minha (pelo menos ao nível do vento que se faz sentir).
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
E o meu nem sequer fica a carregar. Carrego durante o dia normalmente, de graça.
O Porto de noite no Verão retém bastante o calor.
			
									
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Eu até gosto de as ver arrefecer bastante durante a noite.
No entanto, temo que a amplitude térmica da variação diária não seja favorável...
É que variações superiores a 10ºC por dia também devem fazer das suas, não?
			
									
									No entanto, temo que a amplitude térmica da variação diária não seja favorável...
É que variações superiores a 10ºC por dia também devem fazer das suas, não?
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Certamente que sim. A expansão e contração térmica também é um fator de degradação. E difícil é de quantificar em relação a manter a bateria um pouco mais quente vs uma maior amplitude térmica.
Eu só vejo amplitudes de 10C quando faço cargas rápidas ou AE. No dia a dia o arrefecimento noturno não é suficiente para fazer baixar 10C.
Ontem até deixei o carro na garagem pois temos tido noites tropicais aqui pelo Porto (mínima acima de 20C). A garagem ainda está abaixo de 20C.
			
									
									Eu só vejo amplitudes de 10C quando faço cargas rápidas ou AE. No dia a dia o arrefecimento noturno não é suficiente para fazer baixar 10C.
Ontem até deixei o carro na garagem pois temos tido noites tropicais aqui pelo Porto (mínima acima de 20C). A garagem ainda está abaixo de 20C.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Ontem pus à carga com 29.° às 22h....às 6h30 estavam a 25.°....depois de 70km às 8h estavam a 23.°.....
Acho que a solução é mesmo sair mais cedo para o trabalho.
			
									
									Acho que a solução é mesmo sair mais cedo para o trabalho.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Onde eu moro durante a noite tem estado muito quente, sem arrefecimento forçado e com carga a 10A o carro acorda com a mesma temperatura que vai se deitar, isto usando garagem... cá não a noites ventosas e frescas ultimamente... 
Eu com arrefecimento forçado arrefeço o mesmo ou menos que o VETL / RJSC, e eu a pensar que conseguia bons valores
Ainda hoje acordou com 22ºC... Passa o dia todo a torrar ao sol... logo nem quero imaginar a temperatura a que o pack vai estar!
			
									
									Eu com arrefecimento forçado arrefeço o mesmo ou menos que o VETL / RJSC, e eu a pensar que conseguia bons valores
Ainda hoje acordou com 22ºC... Passa o dia todo a torrar ao sol... logo nem quero imaginar a temperatura a que o pack vai estar!
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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				RJSC
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O que me tem safado é que têm feito 17°C de noite e fica estacionado sobre cimento "branco" que não absorve tanto calor como o alcatrão.
Ontem não houve vento de noite e saí com 22.9 de máxima e 21.8/de mínima.
			
									
									
						Ontem não houve vento de noite e saí com 22.9 de máxima e 21.8/de mínima.
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				jasmim
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Desta vez foi a minha vez pôr mãos à obra.
Comprei uma chapa destas no "Brico Dépot" de Gaia, muito prática para cortar e dobrar

Este tubo de escoamento de máquina de lavar roupa

O resultou estético




Pus à carga a 10A durante 2 horas
Temperatura ambiente 21 graus, temperatura dos sensores; 23,1; 23,3; 22,6; 23,1
Ao fim de 2 horas de carregamento, temperatura dos sensores; 23,5; 24,0; 22,9; 23,0
Portanto não obtiver os resultados desejados. Apesar de haver um bom fluxo de ar fresco à entrada das baterias, provavelmente o diâmetro do tubo não seja o melhor. Pensei neste sistema por ser pouco volumoso e mais prático de aplicar.
Única satisfação: a coisa até tem pinta
			
									
									Comprei uma chapa destas no "Brico Dépot" de Gaia, muito prática para cortar e dobrar

Este tubo de escoamento de máquina de lavar roupa

O resultou estético




Pus à carga a 10A durante 2 horas
Temperatura ambiente 21 graus, temperatura dos sensores; 23,1; 23,3; 22,6; 23,1
Ao fim de 2 horas de carregamento, temperatura dos sensores; 23,5; 24,0; 22,9; 23,0
Portanto não obtiver os resultados desejados. Apesar de haver um bom fluxo de ar fresco à entrada das baterias, provavelmente o diâmetro do tubo não seja o melhor. Pensei neste sistema por ser pouco volumoso e mais prático de aplicar.
Única satisfação: a coisa até tem pinta
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Bmw i3
Bmw c-evo
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