novo membro
Re: novo membro
Algures li que os Leaf pré 2014 tinham um modo de carregamento até 80% de SOC, mas que os mais recentes apenas têm o modo de SOC total. É verdade que carregar apenas até ~80% de SOC prolonga a vida das baterias? E até que % mínima se deve deixar descarregar para aumentar igualmente esse tempo de vida?mafgod Escreveu: Se estás a ponderar adquirir um:
- verifica se diariamente e por trajecto fazes no máximo 80Km e que o podes carregar no incio e fim do trajeto (se puderes durante tanto melhor)
- vê se podes usar um trajeto mais linear sem grandes desníveis (por vezes mais vale mais uns Kms do que uma subida íngreme e depois uma descida)
- faz bem as contase assume que após 100.000Km ou 5 anos terás de comprar um pack novo de baterias (algures na casa dos 6.000€) ... se fizeres 100.000Km nesses 5 anos creio que está mais que compensado
Sem 2 barras qual a autonomia real aproximada do Leaf?
- 
				dgalv
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 858
 - Registado: 19 out 2013, 18:51
 - Data de fabrico: 16 jan 2019
 - Localização: Évora
 
Re: novo membro
Eu perdi 1 barra, representa-me menos 0.5kw em relação ao que carregava anteriormente até 95% SOCfjma Escreveu:Algures li que os Leaf pré 2014 tinham um modo de carregamento até 80% de SOC, mas que os mais recentes apenas têm o modo de SOC total. É verdade que carregar apenas até ~80% de SOC prolonga a vida das baterias? E até que % mínima se deve deixar descarregar para aumentar igualmente esse tempo de vida?mafgod Escreveu: Se estás a ponderar adquirir um:
- verifica se diariamente e por trajecto fazes no máximo 80Km e que o podes carregar no incio e fim do trajeto (se puderes durante tanto melhor)
- vê se podes usar um trajeto mais linear sem grandes desníveis (por vezes mais vale mais uns Kms do que uma subida íngreme e depois uma descida)
- faz bem as contase assume que após 100.000Km ou 5 anos terás de comprar um pack novo de baterias (algures na casa dos 6.000€) ... se fizeres 100.000Km nesses 5 anos creio que está mais que compensado
Sem 2 barras qual a autonomia real aproximada do Leaf?
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
						- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: novo membro
O meu consumo anda por volta dos 17kW.h/100km (pé pesado...  
 ). Isto da tomada, claro.
Com duas barras a menos de capacidade a autonomia anda entre 73% a 79% de uma bateria nova.
			
									
									Com duas barras a menos de capacidade a autonomia anda entre 73% a 79% de uma bateria nova.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: novo membro
Menos 0,5Kwh? Isso é que era bom.dgalv Escreveu:...Eu perdi 1 barra, representa-me menos 0.5kw em relação ao que carregava anteriormente até 95% SOC
Ora vamos lá fazer melhor as contas...
Qualquer modelo do Leaf dá para parametrizar carregamentos totais ou apenas a 80%
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: novo membro
Não sabia. Ou seja, podemos, em qualquer modelo do Leaf (não necessita ter Carwings) parametrizar até que % de SOC carregar. Correcto?VETL Escreveu: Qualquer modelo do Leaf dá para parametrizar carregamentos totais ou apenas a 80%
E a questão de ser ajudar a não degradar a bateria?
- 
				Essiemme
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 1599
 - Registado: 08 jan 2011, 11:46
 - Data de fabrico: 01 jan 2011
 - Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
 - Localização: Porto Alto, Portugal
 
Re: novo membro
0.5 KW/h também acho pouco para uma barra perdida...
Seja como for, o meu já perdeu 2 barras há bastante tempo e já só acumula (no SpyLeaf) 16.7KWh.
A autonomia real, com condução em estrada nacional em planície, andará pelos 100 Kms...
 
Contudo, continuo a fazer 70Kms por dia, em autoestrada, incluíndo a subida da CREL para o Túnel de Montemor, com uma carga de 100%.
4 pessoas dentro, com as malas dos miúdos (cujos livros pesam bastante, como imaginam) e com a minha bicicleta dobrável (em ferro, não é alumínio...).
É um peso considerável, muito embora só viajem os 4 passageiros no primeiro terço do trajecto... os outros 2, sou só eu e a bicla.
Por enquanto dá, pois atesto do lado de lá para, à tarde, voltar para casa e repetir tudo (na sequência inversa.)
 
sm
 
			
									
									Seja como for, o meu já perdeu 2 barras há bastante tempo e já só acumula (no SpyLeaf) 16.7KWh.
A autonomia real, com condução em estrada nacional em planície, andará pelos 100 Kms...
Contudo, continuo a fazer 70Kms por dia, em autoestrada, incluíndo a subida da CREL para o Túnel de Montemor, com uma carga de 100%.
4 pessoas dentro, com as malas dos miúdos (cujos livros pesam bastante, como imaginam) e com a minha bicicleta dobrável (em ferro, não é alumínio...).
É um peso considerável, muito embora só viajem os 4 passageiros no primeiro terço do trajecto... os outros 2, sou só eu e a bicla.
Por enquanto dá, pois atesto do lado de lá para, à tarde, voltar para casa e repetir tudo (na sequência inversa.)
sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
						+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
- 
				dgalv
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 858
 - Registado: 19 out 2013, 18:51
 - Data de fabrico: 16 jan 2019
 - Localização: Évora
 
Re: novo membro
Quando trouxe o carro carregava 19.2kw a 95% SOC. Agora carrega 18.7kw a 95% SOC.VETL Escreveu:Menos 0,5Kwh? Isso é que era bom.dgalv Escreveu:...Eu perdi 1 barra, representa-me menos 0.5kw em relação ao que carregava anteriormente até 95% SOC
Ora vamos lá fazer melhor as contas...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
						- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: novo membro
Mas novo carrega 22,5 kW.h a 95% de SOC.
			
									
									Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- 
				victormcpinto
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 958
 - Registado: 05 jun 2011, 14:46
 - Data de fabrico: 01 jul 2011
 - Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
 
Re: novo membro
O meu agora é:
80% 14,3 - 100% 16,8 / 17,2 kw
Quando não quero cargas a 80 ou 100%, uso o tempo de carga. Há outro processo?
			
									
									80% 14,3 - 100% 16,8 / 17,2 kw
Quando não quero cargas a 80 ou 100%, uso o tempo de carga. Há outro processo?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr  - 8 barras