Mensagem
por cromero » 02 jan 2015, 13:28
Uma pequena aventura, com um sobressalto e um fim feliz
Ontem fiz a ligação Porto/Louredo/Porto no meu Leaf.
Louredo fica em Paredes, e uma das poucas coisas que recomenda a terrinha é o Restaurante Cozinha da Terra, de Teresa Ruão, uma casa senhorial transformada num espaço onde se pratica a boa e saborosa cozinha tradicional portuguesa, desde o capão de Freamunde assado com todos os seus pertences e gorduras substanciais, até ao cabrito com batata assada e esparregado autêntico de nabiças (e não aquela coisa feita de espinafres…), passando pelo bacalhau no pão e pelo polvo assado de se desfazer na boca, tudo regado com bom tinto dos Lavradores de Feitoria e complementado com doces celestiais carregados de açúcar e ovos.
Onde é que eu ia? Ah!, a viagem de Leaf do Porto a Louredo e volta. São cerca de 45 kms, que podem ser feitos por estrada nacional, mas resolvi arriscar ir pela A41 e A42, em direcção a Paços de Ferreira, para chegar a horas ao almoço de Ano Novo. Leaf carregado, com quatro adultos a bordo. Não podia ir demasiado devagar, para não perder a mesa, e resolvi andar depressinha, entre os 90 e os 110 kms/hora. O problema é que o percurso era francamente desfavorável para um carro eléctrico: auto-estrada em cerca de 30 kms, com subidas pronunciadas, algumas mesmo bem acentuadas. Saí com carga completa e com autonomia reportada de 132 kms, e a 10 kms do destino, quando saí da A42 e meti por estradas municipais a caminho de Louredo, o Leaf tinha gasto 43% da bateria e indicava uma autonomia de… 60 Kms. O futuro não se afigurava risonho, e entre duas garfadas de cabrito e um copo de espumante Vértice, a barriguinha apertou-se um bocado a imaginar-me a fazer figuras tristes com os meus três companheiros definitivamente desconfiados das virtudes da mobilidade eléctrica. A coisa melhorou um pouco com os últimos dez quilómetros por estradas municipais e com algumas descidas. Cheguei à Cozinha da Terra com 55% de carga e autonomia reportada de 70 kms. O regresso foi apaziguador: as subidas acentuadas transformaram-se em descidas venturosas e, mesmo com uma média fantástica de 90 kms/hora no regresso, cheguei a casa com 25% de carga e uma autonomia de quase 40 kms, depois de percorridos cerca de 90 kms, 60 dos quais em auto-estrada. O ano de 2015 começa bem para o meu Leaf… Bom ano!