

Diário de bordo - sm
Re: Diário de bordo - sm
Já me passas-te... 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1295
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Diário de bordo - sm
@sm,
e como está de autonomia real com a carga a 100% (ou a 80%)?
e como está de autonomia real com a carga a 100% (ou a 80%)?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Já não é o que era, claro (a degradação é real, sim).
Contudo, confesso que o carro me parece mais pessimista do que eu próprio (nunca mais deu autonomias estimadas de 170, 180 e até mais de 200 KMs, como em novo deu).
Quando dava aquelas estimativas fabulosas, nunca as cumpria...
As autonomias estimadas, agora, são sempre mais certeiras pois não passam dos 120, 130 Kms.
Mas considero-as suficientes, até para as excepções (ida ao Alentejo).
Cá está, para lá ir, não posso passar dos 80 KM/H... ainda há 2 semanas lá fui. Para cá, posso vir à vontade nos 90 KM/h (se não houver vento de oeste -
).
sm

Contudo, confesso que o carro me parece mais pessimista do que eu próprio (nunca mais deu autonomias estimadas de 170, 180 e até mais de 200 KMs, como em novo deu).
Quando dava aquelas estimativas fabulosas, nunca as cumpria...
As autonomias estimadas, agora, são sempre mais certeiras pois não passam dos 120, 130 Kms.
Mas considero-as suficientes, até para as excepções (ida ao Alentejo).
Cá está, para lá ir, não posso passar dos 80 KM/H... ainda há 2 semanas lá fui. Para cá, posso vir à vontade nos 90 KM/h (se não houver vento de oeste -

sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Reforço aqui o mito da inutilidade deste tipo de carros, o carro continua a ser (e muito) útil, mesmo com a degradação actual!
Pena é que o suporte (infrastruturas) a esta mobilidade seja ainda muito deficiente, quer dizer, agora é quase nulo.
Continuo a poupar 250 Euros por mês (mais ou menos)... já o temos desde Outubro de 2011, façam as contas.
sm

Pena é que o suporte (infrastruturas) a esta mobilidade seja ainda muito deficiente, quer dizer, agora é quase nulo.
Continuo a poupar 250 Euros por mês (mais ou menos)... já o temos desde Outubro de 2011, façam as contas.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1295
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Diário de bordo - sm
E a respeito de autonomias reais?Essiemme Escreveu:Já não é o que era, claro (a degradação é real, sim).
Contudo, confesso que o carro me parece mais pessimista do que eu próprio (nunca mais deu autonomias estimadas de 170, 180 e até mais de 200 KMs, como em novo deu).
Quando dava aquelas estimativas fabulosas, nunca as cumpria...
As autonomias estimadas, agora, são sempre mais certeiras pois não passam dos 120, 130 Kms.
Mas considero-as suficientes, até para as excepções (ida ao Alentejo).
Cá está, para lá ir, não posso passar dos 80 KM/H... ainda há 2 semanas lá fui. Para cá, posso vir à vontade nos 90 KM/h (se não houver vento de oeste -).
sm
Ou seja, carregado a 80% ou a 100%, quantos Kms consegues fazer?
(claro que depende do terreno e do pé


-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Só com um ano de diferença, é difícil dizer...
O curioso é que, no que diz respeito à ida ao alentejo, o efeito prático é muito idêntico, isto é, chego lá da mesma maneira de quando em novo, não acham isto curioso também ?
Agora, quanto às estimativas diárias de autonomia, ditadas pelo sistema do carro, sim - baixou muitíssimo.
Chego a pensar que é feita uma gestão inteligente da capacidade da bateria, ao longo da sua vida, isto é, primeiro sub-utiliza-se e vai-se espremendo ao longo dos milhares de Kms, será ???
sm

O curioso é que, no que diz respeito à ida ao alentejo, o efeito prático é muito idêntico, isto é, chego lá da mesma maneira de quando em novo, não acham isto curioso também ?
Agora, quanto às estimativas diárias de autonomia, ditadas pelo sistema do carro, sim - baixou muitíssimo.
Chego a pensar que é feita uma gestão inteligente da capacidade da bateria, ao longo da sua vida, isto é, primeiro sub-utiliza-se e vai-se espremendo ao longo dos milhares de Kms, será ???

sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - sm
Parabéns pela marca! Certamente o primeiro a chegar aos 100k em Portugal, ainda este ano.
Sobre a autonomia, eu acho que a aparente manutenção da autonomia tem a ver com o condutor e não com o carro. Não há capacidade escondida no Leaf. Além disso, é sabido que os pneus em fim de vida têm menos atrito que quando novos. Isto também pode explicar alguma (pouca) manutenção da autonomia. Quero ver agora com os pneus novos se notas alguma diferença.
Sobre a autonomia, eu acho que a aparente manutenção da autonomia tem a ver com o condutor e não com o carro. Não há capacidade escondida no Leaf. Além disso, é sabido que os pneus em fim de vida têm menos atrito que quando novos. Isto também pode explicar alguma (pouca) manutenção da autonomia. Quero ver agora com os pneus novos se notas alguma diferença.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de bordo - sm
Depende muito do consumo que fazia antes, mas dos 35mil klms anuais para cima, não é complicado poupar isso, especialmente se carregar em mobi.e regularmente. Mesmo fazendo médias baixas a gasóleo, e colocar gasóleo mais em conta, dão poupanças só de gasóleo na ordem dos 1500€ anuais, isto para 20mil anuais e partindo do princípio que carrega maioritariamente no público. Falta contabilizar revisão anual e o material necessário para a mesma, se deixou de pagar parque de estacionamento, e o iuc. No meu caso dará uma poupança anual de 2000€
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - sm
Parece razoável:
94000Km em 35 meses dá 2685 Km/Mes
um diesel a gastar em média 6l/100Km a 1,4€/l dá um gasto de 8,4€/100Km
8,4 / 100 x 2685 = 241€/Mes de encargo em gasoleo
Durante estes anos um VE com carregamentos gratuitos, com manutenção mínima, com condução muito mais cuidadosa, sem impostos, etc... parece-me que a poupança real pode ainda ser maior que a que o Essiemme indica. Ou então tenho as contas todas furadas.
94000Km em 35 meses dá 2685 Km/Mes
um diesel a gastar em média 6l/100Km a 1,4€/l dá um gasto de 8,4€/100Km
8,4 / 100 x 2685 = 241€/Mes de encargo em gasoleo
Durante estes anos um VE com carregamentos gratuitos, com manutenção mínima, com condução muito mais cuidadosa, sem impostos, etc... parece-me que a poupança real pode ainda ser maior que a que o Essiemme indica. Ou então tenho as contas todas furadas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário de bordo - sm
Pois... só faltou dizer é que o "mano" do Leaf, que era o que andava todos os dias, tem 3000 cm3...
O Patrol GR, este ano, só saiu da garagem 3 ou 4 vezes...
Está guardado para o meu filho, que já só lhe faltam 6 anos para tirar a carta (passam num instante!).
PS: acho que o mjr tem razão. Hoje trouxe-o para Sintra e pareceu-me ter consumido um pouco mais de energia...
sm


O Patrol GR, este ano, só saiu da garagem 3 ou 4 vezes...
Está guardado para o meu filho, que já só lhe faltam 6 anos para tirar a carta (passam num instante!).
PS: acho que o mjr tem razão. Hoje trouxe-o para Sintra e pareceu-me ter consumido um pouco mais de energia...

sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
