Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 17 set 2014, 15:57

Já me passas-te... :(

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1295
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mafgod » 17 set 2014, 16:12

@sm,
e como está de autonomia real com a carga a 100% (ou a 80%)?

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 17 set 2014, 18:19

Já não é o que era, claro (a degradação é real, sim).
Contudo, confesso que o carro me parece mais pessimista do que eu próprio (nunca mais deu autonomias estimadas de 170, 180 e até mais de 200 KMs, como em novo deu).
Quando dava aquelas estimativas fabulosas, nunca as cumpria...
As autonomias estimadas, agora, são sempre mais certeiras pois não passam dos 120, 130 Kms.

Mas considero-as suficientes, até para as excepções (ida ao Alentejo).
Cá está, para lá ir, não posso passar dos 80 KM/H... ainda há 2 semanas lá fui. Para cá, posso vir à vontade nos 90 KM/h (se não houver vento de oeste - :roll: ).

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 17 set 2014, 18:21

Reforço aqui o mito da inutilidade deste tipo de carros, o carro continua a ser (e muito) útil, mesmo com a degradação actual!
Pena é que o suporte (infrastruturas) a esta mobilidade seja ainda muito deficiente, quer dizer, agora é quase nulo.

Continuo a poupar 250 Euros por mês (mais ou menos)... já o temos desde Outubro de 2011, façam as contas.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1295
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mafgod » 18 set 2014, 10:01

Essiemme Escreveu:Já não é o que era, claro (a degradação é real, sim).
Contudo, confesso que o carro me parece mais pessimista do que eu próprio (nunca mais deu autonomias estimadas de 170, 180 e até mais de 200 KMs, como em novo deu).
Quando dava aquelas estimativas fabulosas, nunca as cumpria...
As autonomias estimadas, agora, são sempre mais certeiras pois não passam dos 120, 130 Kms.

Mas considero-as suficientes, até para as excepções (ida ao Alentejo).
Cá está, para lá ir, não posso passar dos 80 KM/H... ainda há 2 semanas lá fui. Para cá, posso vir à vontade nos 90 KM/h (se não houver vento de oeste - :roll: ).

sm
:geek:
E a respeito de autonomias reais?
Ou seja, carregado a 80% ou a 100%, quantos Kms consegues fazer?
(claro que depende do terreno e do pé :-), mas, mantendo o mesmos estilo de condução e trajeto, qual a diferença para, por exemplo o ano passado? Comparar com novo é errado :-) obviamente)

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 18 set 2014, 10:20

Só com um ano de diferença, é difícil dizer...

O curioso é que, no que diz respeito à ida ao alentejo, o efeito prático é muito idêntico, isto é, chego lá da mesma maneira de quando em novo, não acham isto curioso também ?
Agora, quanto às estimativas diárias de autonomia, ditadas pelo sistema do carro, sim - baixou muitíssimo.
Chego a pensar que é feita uma gestão inteligente da capacidade da bateria, ao longo da sua vida, isto é, primeiro sub-utiliza-se e vai-se espremendo ao longo dos milhares de Kms, será ??? :?

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 18 set 2014, 10:26

Parabéns pela marca! Certamente o primeiro a chegar aos 100k em Portugal, ainda este ano.

Sobre a autonomia, eu acho que a aparente manutenção da autonomia tem a ver com o condutor e não com o carro. Não há capacidade escondida no Leaf. Além disso, é sabido que os pneus em fim de vida têm menos atrito que quando novos. Isto também pode explicar alguma (pouca) manutenção da autonomia. Quero ver agora com os pneus novos se notas alguma diferença.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 19 set 2014, 02:51

Depende muito do consumo que fazia antes, mas dos 35mil klms anuais para cima, não é complicado poupar isso, especialmente se carregar em mobi.e regularmente. Mesmo fazendo médias baixas a gasóleo, e colocar gasóleo mais em conta, dão poupanças só de gasóleo na ordem dos 1500€ anuais, isto para 20mil anuais e partindo do princípio que carrega maioritariamente no público. Falta contabilizar revisão anual e o material necessário para a mesma, se deixou de pagar parque de estacionamento, e o iuc. No meu caso dará uma poupança anual de 2000€

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Apr » 19 set 2014, 09:48

Parece razoável:

94000Km em 35 meses dá 2685 Km/Mes
um diesel a gastar em média 6l/100Km a 1,4€/l dá um gasto de 8,4€/100Km

8,4 / 100 x 2685 = 241€/Mes de encargo em gasoleo


Durante estes anos um VE com carregamentos gratuitos, com manutenção mínima, com condução muito mais cuidadosa, sem impostos, etc... parece-me que a poupança real pode ainda ser maior que a que o Essiemme indica. Ou então tenho as contas todas furadas.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 19 set 2014, 10:14

Pois... só faltou dizer é que o "mano" do Leaf, que era o que andava todos os dias, tem 3000 cm3... :D

O Patrol GR, este ano, só saiu da garagem 3 ou 4 vezes...
Está guardado para o meu filho, que já só lhe faltam 6 anos para tirar a carta (passam num instante!).

PS: acho que o mjr tem razão. Hoje trouxe-o para Sintra e pareceu-me ter consumido um pouco mais de energia... :?

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”