Entendido!Orlando Escreveu:É mesmo isso MJRmjr Escreveu:Acho que o Orlando quis dizer que de modo a maximizar a probabilidade de conseguir um posto disponivel temos de ter tanto o cabo como o EVSE. Já me aconteceu a ficha Mennekes estar ocupada e ter de usar o EVSE portátil.

Diário de Bordo cromero
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cromero
Sim, é.cromero Escreveu: No caso de a Mennekes estar ocupada, para carregar na entrada CE é preciso o EVSE/tijolo?
Não é redundante.cromero Escreveu:Da primeira vez que carreguei no NS, usei o tijolo que veio com o LEAF, com um adaptador Schuko/CE, e carregou. Mas, neste último caso, o EVSE/tijolo do Leaf não é redundante, uma vez que o posto já é EVSE?
Só as mennekes que estão nos postos de carregamento têm EVSE. Todas as outras não - são normais como em nossas casas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo cromero
Entendido, finalmente! Obrigado, VETL
Re: Diário de Bordo cromero
Erro meu....peço desculpa, ando a trabalhar muito...RJSC Escreveu:Vai muito a tempo, ainda está em fase de projeto e consolidação de "encomendas".Flyer Escreveu: RJSC ainda há possibilidade de me fazer um evse? Queria com ficha mennekes e possibilidade de regular a corrente para 10A ou 16A.
Com mennekes? Mas o Fluence ainda é J1772...
Pretende utilizar o cabo mennekes dos postos públicos? é que uma tomada Mennekes para ficar na caixa do EVSE é mais cara que uma ficha para cabo, para laém da possibilidade de lhe roubarem o EVSE a não ser que coloque uma tomada com um motor para bloqueio como nos postos públicos mas então aí terá que levar um teclado numérico para inserir um código para libertar a tomada e não aguentaria com chuva no EVSE, pelo menos com teclados que não custem de meia centena de euros para cima.

O evse que pretendo é, numa ponta a j1772 e na outra uma ficha doméstica normal tipo schuko. O "tijolo" fornecido pela Renault só dá 10A e faz-me falta 16A.
Se não houver grande diferença de preço até gostaria mais de qualquer coisa que podesse controlar entre os 10 e os 32a, numa perspectiva de futuro.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
Re: Diário de Bordo cromero
Também já percebi. No entanto acho tosco de origem vir apenas um evse de 10A, o que custava vir um de 16 ou 32A nos modelos novos, com regulação? Assim só mesmo com a solução universal do RJSC, que dá todas as amperagens tanto com shucko, CE e mennekes, mais o cadeado à prova de água e ficamos descansados, porque podemos carregar em todo o lado a todas as velocidades que o carro aceita. Fica muito caro isto? Não vos parece a melhor solução?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cromero
Ficaria um bom bocado mais caro.Fil Escreveu:Também já percebi. No entanto acho tosco de origem vir apenas um evse de 10A, o que custava vir um de 16 ou 32A nos modelos novos, com regulação? Assim só mesmo com a solução universal do RJSC, que dá todas as amperagens tanto com shucko, CE e mennekes, mais o cadeado à prova de água e ficamos descansados, porque podemos carregar em todo o lado a todas as velocidades que o carro aceita. Fica muito caro isto? Não vos parece a melhor solução?
O mais caro são mesmo as fichas e tomadas específicas para VE's. Apenas uma tomada Mennkes de 32A com motor para trancar são mais de 150€

As mennkes não têm buraco para cadeado, só dão para trancar com um motor dentro da tomada e tem que levar um controlo remoto ou um teclado para soltar.
O mais económico é um cabo mennkes para os postos públicos e um EVSE com cabo fixo. Quando se tiver um carro com j1772 anda-se com j1772, se se mudar de carro para Mennkes, com 90€ compra-se uma ficha mennekes para trocar a ponta do cabo.
Claro que para emprestar a outros VE's com ficha diferente se torna complicado. Universal mesmo só um EVSE com uma saída em tomada mennekes como nos postos públicos: ficaria um mini posto de carga com saída mennekes e entrada CEE com adaptadores para todos os tipos de tomadas.
Re: Diário de Bordo cromero
Qual é o valor da parte que pode ser roubada?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo cromero
Eu em casa ou em Mobie-e, tanto carrego a 10ah com o tijolo, como a 16a, pois tenho tomada e ficha mennekes....o melhor dos 2 mundos
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo cromero
É a maior parte do valor. É a caixa com toda a eletrónica, e a tomada mennkes.Fil Escreveu:Qual é o valor da parte que pode ser roubada?
Ainda vou pensar em colocar um comando do tipo abertura de portão de garagem para desbloquear a ficha, ou então encostando um iman num sítio não identificado...
MAs nos próximos 5 dias vou estar muito ocupado.
Re: Diário de Bordo cromero
Eu prefiro pagar mais um pouco e ficar descansado, do que um dia chegar ao carro e não estar lá o cabo, sai bem mais caro. Veja lá a sua vida, não se atrase por nossa causa, nós esperamos;)