Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3498
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por RJSC » 28 ago 2014, 01:10

Flyer Escreveu: RJSC ainda há possibilidade de me fazer um evse? Queria com ficha mennekes e possibilidade de regular a corrente para 10A ou 16A.
Vai muito a tempo, ainda está em fase de projeto e consolidação de "encomendas".
Com mennekes? Mas o Fluence ainda é J1772...
Pretende utilizar o cabo mennekes dos postos públicos? é que uma tomada Mennekes para ficar na caixa do EVSE é mais cara que uma ficha para cabo, para laém da possibilidade de lhe roubarem o EVSE a não ser que coloque uma tomada com um motor para bloqueio como nos postos públicos mas então aí terá que levar um teclado numérico para inserir um código para libertar a tomada e não aguentaria com chuva no EVSE, pelo menos com teclados que não custem de meia centena de euros para cima.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Fil » 28 ago 2014, 01:38

Eu também pretendia algo do género, mas que o mennekes aguentasse o máximo possível, para dar para o tesla, é possivel? Sai muito caro? E se o mennekes tivesse apenas 32A? Não dá para ficar bloqueado como o evse de origem? Só dá da forma que referiu RJSC? Como funcionam os mennekes que as marcas vendem?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3498
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por RJSC » 28 ago 2014, 02:04

Fil Escreveu:Eu também pretendia algo do género, mas que o mennekes aguentasse o máximo possível, para dar para o tesla, é possivel? Sai muito caro? E se o mennekes tivesse apenas 32A? Não dá para ficar bloqueado como o evse de origem? Só dá da forma que referiu RJSC? Como funcionam os mennekes que as marcas vendem?
Os que as marcas vendem tem uma tomada mennkes na ponta do cabo e o cabo fixo no "tijolo", como o seguinte:
Imagem
O carro é que bloqueia a ficha na porta de carregamento.

Um EVSE "universal" com tomada mennekes seria assim:
Imagem

Teria que se utilizar o cabo dos postos públicos mas o problema é que a ficha pode ficar bloqueada no carro mas na caixa e na tomada azul não fica, o que dá para roubar o EVSE deixando o cabo Mennekes agarrado ao carro.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Fil » 28 ago 2014, 03:28


RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3498
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por RJSC » 28 ago 2014, 07:07

Fil Escreveu:E este por exemplo não bloqueia?
https://evconnectors.com/index.php?rout ... uct_id=123
Vai aqui alguma confusão. isso é um cabo mennekes e não um EVSE. É apenas um cabo direto em que o EVSE está do lado do posto.
Um EVSE liga o carro em qialquer tomada normal e gera o sinal que informa.o carro da corrente que está autorizado a consumir.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Orlando » 28 ago 2014, 10:01

Para carregar em Mobi-e temos que ter sempre 2 cabos: o EVSE original, chamdo de Tijolo, e um Mennekes.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 28 ago 2014, 10:18

Orlando Escreveu:Para carregar em Mobi-e temos que ter sempre 2 cabos: o EVSE original, chamdo de Tijolo, e um Mennekes.
Não percebo. Então não basta um cabo, sem EVSE, para carregar nos postos da rede mobi.e? Ainda ontem carreguei no NorteShopping com um cabo Mennekes, sem problema. Nos postos da rede mobi.e, se percebi o que tenho lido, o EVSE está no ponto de carga e não é preciso mais do que um cabo com as fichas adequadas: de um lado, para o Leaf, a J1772, e do outro, para ligar ao posto mobi.e, ou uma ficha mennekes, ou uma CE. É assim, ou estou enganado?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por mjr » 28 ago 2014, 10:26

Acho que o Orlando quis dizer que de modo a maximizar a probabilidade de conseguir um posto disponivel temos de ter tanto o cabo como o EVSE. Já me aconteceu a ficha Mennekes estar ocupada e ter de usar o EVSE portátil.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 28 ago 2014, 10:30

mjr Escreveu:Acho que o Orlando quis dizer que de modo a maximizar a probabilidade de conseguir um posto disponivel temos de ter tanto o cabo como o EVSE. Já me aconteceu a ficha Mennekes estar ocupada e ter de usar o EVSE portátil.
No caso de a Mennekes estar ocupada, para carregar na entrada CE é preciso o EVSE/tijolo? Da primeira vez que carreguei no NS, usei o tijolo que veio com o LEAF, com um adaptador Schuko/CE, e carregou. Mas, neste último caso, o EVSE/tijolo do Leaf não é redundante, uma vez que o posto já é EVSE?

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por Orlando » 28 ago 2014, 10:44

mjr Escreveu:Acho que o Orlando quis dizer que de modo a maximizar a probabilidade de conseguir um posto disponivel temos de ter tanto o cabo como o EVSE. Já me aconteceu a ficha Mennekes estar ocupada e ter de usar o EVSE portátil.
É mesmo isso MJR
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”