Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cromero
Proprietário Leaf
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 27 ago 2014, 09:04

O modo Eco é inútil?

Falta passar uma informação sobre a minha aventura da ligação Porto/Ponte de Lima e volta, com os tais 213,4 kms com uma só carga. Eu já desconfiava que era assim, mas desta vez confirmou-se sem margem para dúvidas, pelo menos no meu LEAF: já no final da viagem, com mais de 180 kms percorridos, lembrei-me de activar o modo Eco para saber se a autonomia reportada subia, e o resultado foi o que já desconfiava: manteve-se exactamente na mesma, nem mais um km! Tem portanto razão o VETL quando disse (acho que foi o VETL) que a função Eco é mais psicológica do que real. Eu não gosto de conduzir com Eco, e depois de saber isto ainda gosto menos...

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 27 ago 2014, 09:54

Sim, isso do ECO é verdade.
Mas quando se trata de percursos acidentados, o uso do modo ECO é aconselhável pois ele ativa uma regenerativa mais forte, proporcionando maior poupança...
Confesso que em muitas travagens/desacelerações, mudo para ECO apenas para ativar mais potência na regen...
E o modo B junto com o ECO dos de 2013 que já tive oportunidade de experimentar, deixou-me de "água na boca" pois permite conduzir nalguns percursos sem utilizar o pedal de travão.
Agora nos meus percursos habituais, é sempre em D...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

cromero
Proprietário Leaf

Mensagem por cromero » 27 ago 2014, 10:35

VETL Escreveu:Sim, isso do ECO é verdade.
Mas quando se trata de percursos acidentados, o uso do modo ECO é aconselhável pois ele ativa uma regenerativa mais forte, proporcionando maior poupança...
Confesso que em muitas travagens/desacelerações, mudo para ECO apenas para ativar mais potência na regen...
E o modo B junto com o ECO dos de 2013 que já tive oportunidade de experimentar, deixou-me de "água na boca" pois permite conduzir nalguns percursos sem utilizar o pedal de travão.
Agora nos meus percursos habituais, é sempre em D...
Eco com b... Vou experimentar

ogadiv
Proprietário Leaf
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Mensagem por ogadiv » 27 ago 2014, 20:15

joaocfgoncalves Escreveu:
cromero Escreveu:Hoje carreguei pela primeira fez o meu Leaf num posto público (Norteshopping). É uma boa sensação...
Ontem foi a vez do meu i3, assim que acabou o cinema tinha a carga 100%, que bem que sabe...
Não querendo dizer que foi este o caso, alerto para o facto de usarmos os postos mobi.e em caso de necessidade, já que se morarmos perto, estar a usar o posto sem necessidade poderá atrapalhar outros "camaradas elétricos" que possam necessitar de uma carga mais urgente.
Já me aconteceu ir ao Norteshopping, e não utilizar o mobi.e, já que não tinha necessidade de carga para chegar ao destino, porque pensei: "isto era o que eu gostava que outros fizessem por mim, caso eu chegasse e não tivesse ponto para carregar".

Volto a dizer que não quer dizer que foi isto que aconteceu, mas nos postos mais procurados como é o caso do Norteshopping, era bom termos consciência disso.

cromero
Proprietário Leaf

Mensagem por cromero » 27 ago 2014, 20:37

Como disse, foi a primeira vez. Carregou 1,6 kWh em 20 minutos. Já fiz 5000 kms com cargas apenas em minha casa. O Ogadiv tem razão na chamada de atenção, mas não me parece que se me aplique. Outro aspecto: gostaria muito que a pressão de utilização dos postos públicos fosse alta. Infelizmente, nos que eu conheço melhor, não é isso que se passa. E são vários os postos vandalizados ou ocupados sistematicamente por CI's, entre outras razões por falta de uso. Portanto, ocupemos em força os postos existentes, pressionemos a infra-estrutura e esperemos que isso de reflicta em mais e melhores postos. Tenho dito

Flyer
Proprietário Tesla
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Mensagem por Flyer » 27 ago 2014, 21:05

RJSC Escreveu:A votação era para um EVSE (tijolo para ligar em tomadas normais).

O cabo mennekes fiz um de 16A para mim por 150€ mas foi só em material... A ficha mennekes foi a um preço especial de uma compra em grupo no fórum Nova Energia em conjunto com os motociclistas elétricos.
Para cabos Mennekes à ordem terei que ver o preço ainda.
E também só consigo fazer cabos monofásicos, pois para mennekes trifásico é preciso um cabo com 6 condutores em vez de 4 e nos armazéns de material elétrico por cá só encontro cabos até 5 condutores.
RJSC ainda há possibilidade de me fazer um evse? Queria com ficha mennekes e possibilidade de regular a corrente para 10A ou 16A.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr » 27 ago 2014, 21:07

Aproveitem esse sentimento civico e registem-se na BD de utilizadores, pode dar jeito ;)

Aqui em coimbra os postos estão sempre vazios, já vi mais CI's nesses lugares que VE's :lol:

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 27 ago 2014, 21:31

Eu concordaria com o ogadiv se os postos estivessem sempre cheios. A maior parte das vezes que vou ao NS o posto está vazio, embora raramente já tenha acontecido estar cheio. Neste momento a melhor publicidade que há é por os carros a carregar, e eu disso não abdico.

Há neste fórum uma lista de matrículas e contactos móveis para as situações de emergência em que alguém precise de usar um posto ocupado por outro VE a carregar. Quem se quiser inscrever é só mandar MP com a matrícula e o contacto móvel.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ogadiv
Proprietário Leaf
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Mensagem por ogadiv » 27 ago 2014, 22:57

é o que eu faço, forço sempre para carregar num posto mobi.e, nos sítios onde existe outras opções escolho sempre mobi.e, referia-me apenas a locais onde sabemos que existe mais procura. Já agora qual o endereço do registo de matrículas, falta-me registar o leaf.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 27 ago 2014, 23:07

O tópico com os contactos é este:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=55&t=3493
Mas acho que é necessário mandar MP ao mjr com os dados para poder ter acesso à informação.

Há também esta plataforma muito útil, interessante "et qui ça" mais sigilosa/reservada/confidencial do fórum NovaEnergia, pois só temos acesso a um contacto através da matrícula:
http://www.novaenergia.net/forum/sos.php
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”