Diário de Bordo cromero

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cromero
Proprietário Leaf
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo cromero

Mensagem por cromero » 04 jul 2014, 00:44

Sim, muito calma

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 04 jul 2014, 01:34

Eu não vos disse, eu não vos disse, quanto mais mal tratado mais ele aumenta a capacidade. A curto prazo. A longo prazo é um desastre. Eu trago a minha toda encolhida, e espero ainda encolhe-la mais. Mas sei que se quiser, em pouco tempo, ponho-a outra vez em forma.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 04 jul 2014, 03:06

Malm Escreveu:Eu não vos disse, eu não vos disse, quanto mais mal tratado mais ele aumenta a capacidade. A curto prazo. A longo prazo é um desastre. Eu trago a minha toda encolhida, e espero ainda encolhe-la mais. Mas sei que se quiser, em pouco tempo, ponho-a outra vez em forma.
Malm, não sei o que se passa, primeiro vens com inversões de polaridade, agora com ela toda encolhida :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 04 jul 2014, 07:52

Este fórum já está a precisar de um glossário de terminologia específica.

"Encolhida" - bateria que reporta menor capacidade do que aquela que realmente tem, devido a uma utilização pouco agressiva, ao frio, à não utilização de cargas rápidas e/ou a não fazer descargas mais amplas.

"Entranhas" - dados obtidos através da porta Can-Bus, nomeadamente voltagem das células e temperaturas da bateria.

"Exercitar" - procedimento que permite aumentar a capacidade reportada pela bateria, através de uma utilização agressiva, ao calor e/ou à utilização de cargas rápidas.

"Malmonástico" - relativo a Malm. É um termo utilizado para descrever um comportamento semelhante ao dessa personagem peculiar que participa neste fórum. Pode significar lentidão (por exemplo, velocidades malmonásticas significa velocidades ridiculamente baixas).

Completem e melhorem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cromero
Proprietário Leaf

Mensagem por cromero » 04 jul 2014, 09:05

Malm Escreveu:Este fórum já está a precisar de um glossário de terminologia específica.

"Encolhida" - bateria que reporta menor capacidade do que aquela que realmente tem, devido a uma utilização pouco agressiva, ao frio, à não utilização de cargas rápidas e/ou a não fazer descargas mais amplas.

"Entranhas" - dados obtidos através da porta Can-Bus, nomeadamente voltagem das células e temperaturas da bateria.

"Exercitar" - procedimento que permite aumentar a capacidade reportada pela bateria, através de uma utilização agressiva, ao calor e/ou à utilização de cargas rápidas.

"Malmonástico" - relativo a Malm. É um termo utilizado para descrever um comportamento semelhante ao dessa personagem peculiar que participa neste fórum. Pode significar lentidão (por exemplo, velocidades malmonásticas significa velocidades ridiculamente baixas).

Completem e melhorem.
Muito bem! :)

vgomes
Proprietário Leaf
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Mensagem por vgomes » 04 jul 2014, 10:08

cromero Escreveu:
RJSC Escreveu:Se o ar exterior estiver mais frio que as baterias, andar ajuda a arrefecer, por causa da deslocação de ar.
Pensei nisso. Mas usar o carro, solicitando a bateria, não é suposto aquecer o pack? Ou depende muito do modo como se conduz?

Ontem andei 60kms, pus o carro em garagem subterrânea com +-24 de temperatura ambiente.
Passadas 7 horas pus a carregar dentro da garagem.
Qd cheguei estava com 95% de capacidade e 5 barras de temperatura.
Andei 10 kms a ritmo lento e com 19º-20º e as barras de temperatura desceram para as 5.
passados 30 mins andou mais 50 kms e manteve-se com as 5 barras.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 04 jul 2014, 10:17

Suponho que no fim da carga da carga tenha ficado com 6 barras de temperatura ;)

Tens de arranjar um ELM327 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cromero
Proprietário Leaf

Mensagem por cromero » 04 jul 2014, 10:17

Ontem andei 60kms, pus o carro em garagem subterrânea com +-24 de temperatura ambiente.
Passadas 7 horas pus a carregar dentro da garagem.
Qd cheguei estava com 95% de capacidade e 5 barras de temperatura.
Andei 10 kms a ritmo lento e com 19º-20º e as barras de temperatura desceram para as 5.
passados 30 mins andou mais 50 kms e manteve-se com as 5 barras.[/quote]

"Quando cheguei estava com 95% de capacidade e 5 barras de temperatura". Com 5 barras de temperatura, ou com seis e depois desceu para as cinco? Há qualquer coisa errada no teu relato

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 04 jul 2014, 10:18

Malm Escreveu:Este fórum já está a precisar de um glossário de terminologia específica.

Completem e melhorem.
"Roubo" - Quantia monetária muito acima daquilo que os proprietários de Leafs desejariam pagar pelas revisões em concessionários Nissan e muito abaixo daquela que eles mesmos cobrariam pela mesma revisão se fossem um concessionário.

:lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 04 jul 2014, 10:19

mjr Escreveu:...Tens de arranjar um ELM327 8-)
Sem dúvida...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”