
Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
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Re: Diário de bordo - lmlr
Pode ter sido simplesmente do arco!
MP 5400w+AC10000w
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Re: Diário de bordo - lmlr
Qual arco?
E as fichas ainda são usáveis?
E as fichas ainda são usáveis?
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Re: Diário de bordo - lmlr
Menos de 15A, o iOn carrega no máximo a uns 14A ou 14,5A.
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Re: Diário de bordo - lmlr
Nas instalações domésticas (dentro das paredes) coloca-se fio de 2.5mm2 para as tomadas de 16A, mas depois as extensões e fichas triplas de 16A comuns no comércio vêm com fios de 1.5mm2 que com 16A mesmo de inverno deixam o cabo com a borracha muito maleável devido ao calor.
Talvez na parte dos contactos da tomada da extensão também poupem da mesma maneira.
Os danos foram na extensão e no EVSE, certo?
A tomada do centro comercial ficou OK, assim como o macho da extensão? Isso é importante porque se começam a derreter tomadas por lá eles podem deixar de permitir o carregamento.
Aconselho fazer uma extensão com uma tomada shucko das que tenham os contactos com molas mais fortes e com maior área. E claro que a do EVSE terá que ser mudada pois essa área a negro apresenta um resistência muito elevada.
Para não haver mais chatice com o EVSE podem colocar uma tomada CEE como o EVSE de 16A dos Leaf, mas depois é necessário andar com adaptadores.
Um aquecedor de 2400W já fez o mesmo a um temporizador de tomada onde estava ligado.
Talvez na parte dos contactos da tomada da extensão também poupem da mesma maneira.
Os danos foram na extensão e no EVSE, certo?
A tomada do centro comercial ficou OK, assim como o macho da extensão? Isso é importante porque se começam a derreter tomadas por lá eles podem deixar de permitir o carregamento.
Aconselho fazer uma extensão com uma tomada shucko das que tenham os contactos com molas mais fortes e com maior área. E claro que a do EVSE terá que ser mudada pois essa área a negro apresenta um resistência muito elevada.
Para não haver mais chatice com o EVSE podem colocar uma tomada CEE como o EVSE de 16A dos Leaf, mas depois é necessário andar com adaptadores.
Um aquecedor de 2400W já fez o mesmo a um temporizador de tomada onde estava ligado.
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Re: Diário de bordo - lmlr
A tomada ficou a 100%, o Malm até me matava.
O adaptador CEE para schuko também ficou bem.
A extensão do lado do macho não sofreu nada, mas do lado fêmea sofreu, porque derreteu algo vermelho, penso que uma protecção que depois se vê na tomada schuko do EVSE.
A tomada schuko do EVSE sofreu os danos que se vêem na foto.
Isto foi para aí em 45 minutos, agora se eu me demoro mais, nem imagino o que poderia acontecer.
O adaptador CEE para schuko também ficou bem.
A extensão do lado do macho não sofreu nada, mas do lado fêmea sofreu, porque derreteu algo vermelho, penso que uma protecção que depois se vê na tomada schuko do EVSE.
A tomada schuko do EVSE sofreu os danos que se vêem na foto.
Isto foi para aí em 45 minutos, agora se eu me demoro mais, nem imagino o que poderia acontecer.
- Malm
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Re: Diário de bordo - lmlr
Não ganhei para o susto
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - lmlr
Veredito: defeito na tomada shucko fêmea da extensão.
- mjr
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Re: Diário de bordo - lmlr
Concordo com o veredicto. O típico problema das molas fracas / oxidadas. Em extensões é ainda mais problemático pois normalmente andam aos elementos e entram humidades e sais que corroem os contactos. Uma das razões pelas quais as CEE são muito mais seguras é o facto de terem a tampa com mola que isola os contactos dos elementos.
Há agora umas extensões que têm coberturas nos buracos que ao se introduzir a ficha se abrem. Não sei se será o caso, mas essas devem ter mais durabilidade dos contactos.
Há agora umas extensões que têm coberturas nos buracos que ao se introduzir a ficha se abrem. Não sei se será o caso, mas essas devem ter mais durabilidade dos contactos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - lmlr
Exactamente MJR, o vermelho que se vê na ficha schuko do EVSE é proveniente da protecção dos contactos da ficha fêmea da extensão. Também usei esta combinação de extensão e EVSE (e adaptador CEE - schuko) várias vezes, e durante carregamentos mais prolongados, sem qualquer problema. Num carregamento de cerca de 45 minutos acontecer isto, é estranho.mjr Escreveu:Concordo com o veredicto. O típico problema das molas fracas / oxidadas. Em extensões é ainda mais problemático pois normalmente andam aos elementos e entram humidades e sais que corroem os contactos. Uma das razões pelas quais as CEE são muito mais seguras é o facto de terem a tampa com mola que isola os contactos dos elementos.
Há agora umas extensões que têm coberturas nos buracos que ao se introduzir a ficha se abrem. Não sei se será o caso, mas essas devem ter mais durabilidade dos contactos.
Recomendam alguma marca de ficha para colocar no EVSE? Já agora na extensão também.
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Re: Diário de bordo - lmlr
Passei no Leroy e vi umas fichas Legrand, a macho custa cerca de 5€ (EVSE), e a fêmea cerca de 6€. Esta marca é boa ou recomendam outra?
Confirmei a secção do cabo da minha extensão, e é de 1,5. Será que não me vai acontecer o mesmo?
Confirmei a secção do cabo da minha extensão, e é de 1,5. Será que não me vai acontecer o mesmo?