
coast to coast ( Tesla Model S )
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
O que acho exagerado é o "culto da personalidade" do Musk.
Tudo bem que apostou nos VE, mas há muita gente para além dele que foi essencial para colocar os veículos a funcionar.
A Tesla foi fundada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning que já tinham um protótipo funcional do Roadster, depois chega o Elon Musk com o capital.
Tenham calma senão qualquer dia isto dá num culto como o de um outro senhor que roubou uma ideia que viu numa visita à Xerox (computadores com interface gráfico e rato) e depois veio fazer querer que foi seu este avanço que revolucionou o uso dos computadores.
Tudo bem que apostou nos VE, mas há muita gente para além dele que foi essencial para colocar os veículos a funcionar.
A Tesla foi fundada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning que já tinham um protótipo funcional do Roadster, depois chega o Elon Musk com o capital.
Tenham calma senão qualquer dia isto dá num culto como o de um outro senhor que roubou uma ideia que viu numa visita à Xerox (computadores com interface gráfico e rato) e depois veio fazer querer que foi seu este avanço que revolucionou o uso dos computadores.
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
+1rdias Escreveu:Não chegou só com o capital... Ele é sem dúvida o grande obreiro da Tesla e da Space X .... claro que já sao milhares de pessoas a trabalhar nas duas empresas e todas têm mérito.... mas ele foi quem inspirou / revolucionou e apresentou resultados.....
Do Musk não aprofundei muito, mas da Xerox/Apple já conhecia, de qq forma vejo o Musk com boas intenções de enriquecer a humanidade, enquanto o Jobs e o culto da Apple é mais orientado aos lucros e enriquecimento da empresa à custa da humanidade...
Mas é sempre bom ver aqui este nível de conhecimento e enquadramento tecnológico do pessoal aqui do nosso circulo

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
Não duvido que se fosse só pelo lucro ele teria colocado o dinheiro noutro lado.
Quem não souber mais e ler alguns comentários até pensa que foi um homem que criou aquilo tudo.
Não vejo por exemplo nenhum culto do Carlos Goshn por ter sido o primeiro a ter investido em grande em VE's a preços minimamente acessíveis. Quando ele começou com o projeto dos VE's também toda a gente dizia que ele se ia queimar (queimou foi de certa forma os clientes ao fazer crer no lançamento que as baterias teriam 70% da capacidade inicial ao fim de 10 anos).
Então quando li sobre a ameaça judicial que fizeram a um cliente que estava a investigar o funcionamento do sistema informático do seu próprio veículo, fiquei sem dúvidas quanto ao filantropismo da Tesla. Nessa altura a primeira coisa que me veio à cabeça foi o caso que a Apple perdeu em tribunal ao tentar impedir os clientes de fazer jailbrake nos iPhones.
A Nissan não ameaçou ninguém por andar a vasculhar no CAN bus e criar coisas como o LeafSpy.
Acho que percebem onde quero chegar.
Para mim quem merece uma admiração especial são pessoas como o Linus Torvalds e o Richard Stalman que criaram e disponibilizaram livremente o seu trabalho a toda a humanidade a pensar exclusivamente no bem comum sem preocupações com dinheiro quando podiam estar com uma vida bem mais desafogada.
Quem não souber mais e ler alguns comentários até pensa que foi um homem que criou aquilo tudo.
Não vejo por exemplo nenhum culto do Carlos Goshn por ter sido o primeiro a ter investido em grande em VE's a preços minimamente acessíveis. Quando ele começou com o projeto dos VE's também toda a gente dizia que ele se ia queimar (queimou foi de certa forma os clientes ao fazer crer no lançamento que as baterias teriam 70% da capacidade inicial ao fim de 10 anos).
Então quando li sobre a ameaça judicial que fizeram a um cliente que estava a investigar o funcionamento do sistema informático do seu próprio veículo, fiquei sem dúvidas quanto ao filantropismo da Tesla. Nessa altura a primeira coisa que me veio à cabeça foi o caso que a Apple perdeu em tribunal ao tentar impedir os clientes de fazer jailbrake nos iPhones.
A Nissan não ameaçou ninguém por andar a vasculhar no CAN bus e criar coisas como o LeafSpy.
Acho que percebem onde quero chegar.
Para mim quem merece uma admiração especial são pessoas como o Linus Torvalds e o Richard Stalman que criaram e disponibilizaram livremente o seu trabalho a toda a humanidade a pensar exclusivamente no bem comum sem preocupações com dinheiro quando podiam estar com uma vida bem mais desafogada.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
Se ameaçar com um processo de espionagem industrial um cliente que estava a investigar a rede de comunicações do seu próprio carro é fazer o correto, ok...
Estamos conversados...
Estamos conversados...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
Se o homem se magoar é por sua responsabilidade.
Em que difere isto em termos de riscos com os fulanos que alteravam motores nos CI, sistemas de travagem, etc?
Eu sei bem porque meteram o travão ao homem quando ele chegou aí...
É que a diferença de performance do P85 para o P85+ por exemplo é só software, assim como o bloqueio ao carregamento DC com chademo ou supercharger.
Se aparecerem terceiros a desbloquear a potência para nível dos P85+ e a ativar o carregamento DC que custa 2000€, vai muito lucro ao ar.
Foi disso que a Tesla teve medo quando ameaçou o cliente.
Se isto é não pensar no lucro...
A Tesla está fazer um bom trabalho mas daí a quase santifica-los é esticar a corda.
Eu por exemplo comprei um osciloscópio de 50 MHz que na realidade era o modelo de 100 MHz bloqueado a 50 MHz por software.
O modelo de 100Mhz custava 72% mais que o de 50 e na realidade era o mesmo hardware bloqueado por software. Depois foi só desbloquear.
A Volkswagen fez o mesmo com uns motores CI em que a diferença do de 100cv para o 120cv era apenas que o de 100cv era o mesmo motor que o de 120cv mas na estava limitado por software a 100 cv.
Depois apareceram aí terceiros a desbloquear a potência escondida (neste caso não eram reprogramações para abusar do material, que também há por aí muitas).
No caso do Leaf não há nenhuma performance escondida por software.
Em que difere isto em termos de riscos com os fulanos que alteravam motores nos CI, sistemas de travagem, etc?
Eu sei bem porque meteram o travão ao homem quando ele chegou aí...
É que a diferença de performance do P85 para o P85+ por exemplo é só software, assim como o bloqueio ao carregamento DC com chademo ou supercharger.
Se aparecerem terceiros a desbloquear a potência para nível dos P85+ e a ativar o carregamento DC que custa 2000€, vai muito lucro ao ar.
Foi disso que a Tesla teve medo quando ameaçou o cliente.
Se isto é não pensar no lucro...
A Tesla está fazer um bom trabalho mas daí a quase santifica-los é esticar a corda.
Eu por exemplo comprei um osciloscópio de 50 MHz que na realidade era o modelo de 100 MHz bloqueado a 50 MHz por software.
O modelo de 100Mhz custava 72% mais que o de 50 e na realidade era o mesmo hardware bloqueado por software. Depois foi só desbloquear.
A Volkswagen fez o mesmo com uns motores CI em que a diferença do de 100cv para o 120cv era apenas que o de 100cv era o mesmo motor que o de 120cv mas na estava limitado por software a 100 cv.
Depois apareceram aí terceiros a desbloquear a potência escondida (neste caso não eram reprogramações para abusar do material, que também há por aí muitas).
No caso do Leaf não há nenhuma performance escondida por software.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
Na minha opinião a diferença entre Elon Musk e Carlos Goshn é que... Goshn é um simples gestor pago por accionistas, Elon é um maluco que investiu uma fortuna enorme naquilo em que acreditava. Em 2008 bateu no fundo... esteve quase falido.
Elon com a venda do PayPal podia simplesmente gozar ferias para o resto da vida, como faria a esmagadora maioria das pessoas...
Mas naturalmente não quero desvalorizar o trabalho de Goshn, que é do melhor que há na industria automóvel.
Elon com a venda do PayPal podia simplesmente gozar ferias para o resto da vida, como faria a esmagadora maioria das pessoas...
Mas naturalmente não quero desvalorizar o trabalho de Goshn, que é do melhor que há na industria automóvel.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
O Goshn é um excelente gestor para a industria automóvel do século XX. O Elon para já é o único do século XXI.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3091
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
Gosto

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
Com o dinheiro necessário para habitar Marte consegue-se fazer da Terra um planeta que será muito melhor para viver que Marte alguma vez será.rdias Escreveu: Eu só tenho pena que marte é mais forte do que a Terra ....
Dava para passar tudo na terra e energias limpas e a processos de reciclagem e reutilização.
Só vale a pena a raça humana investir em criar naves interestelares para quando o sol daqui a uns milhões de anos se expandir com o fim do hidrogénio e engolir a Terra e Marte também no possamos mudar para outro planeta.
E não vai ser a brincar com foguetes de combustão que vamos lá chegar...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3498
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: coast to coast ( Tesla Model S )
O resto da humanidade nisso tem que aprender com a nossa (portuguesa) taxa de natalidade... Problema resolvido.rdias Escreveu:Temos de começar por algum lado.... Mesmo assim com o crescimento exponencial de humanos , esta nossa casa já começa a ficar pequena ....
